Em menos de uma década, Tilápia passou de uma obscura espécie a um do mais cultivados peixes no planeta e uma das mais importante aquaculture indústria no mundo inteiro. Seu excelente sabor, textura e facil absorção de praticamente qualquer tempero e condimento associada com uma quase ausência de gosto de peixe, tornou o file de Tilápia altamente demandado em mercados nunca pensados.
É o caso da extraordinária aceitação da Tilápia no Mercado Americano. Em menos de 10 anos, o consumo de Tilápia cresceu mais 1000 porcento, sendo atualmente o quinto mais consumido peixe nos USA. Estimativas indicam que em 2009 o a produção mundial de Tilápia poderá chegar a três milhões de toneladas, um valor estimado de 4 bilhões de dolares.
A nível mundial, cerca de 95 países produzem Tilápia em suas mais diferentes formas. Países da América Latina, Oriente Médio, Ásia e África produziram juntos mais de 2.0 milhões de toneladas em 2007. Estimativas indicam que em 2009 a producao mundial de Tilápia pode chegar a 3 milhoes de toneladas, a um estimado valor de de 4 bilhões de dólares.
O Brasil e paises tropicais precisam explorar melhor estas oportunidades e desenvolver um programa agressivo de fomento de Tilápia em todos os níveis. O exemplo de sucesso e hoje referência mundial do Polo de Piscicultura nas regiões de Petrolândia, Jatobá, Itacuruba, Belém do Sao Francisco no estado de Pernambuco e Paulo Afonso na Bahia mostram o inorme potencial que existe no Vale do Rio São Francisco e em outras regiões.
Se acrescentarmos a isto os sistemas de recirculação-fechado como os Aquabioponics com uso super eficiente de água e espaco, veremos que podemos ir muito mais longe no aumento de oferta de alimentos de alto qualidade nutricional através do cultivo do peixe da multiplicação.
Parabéns pelo tão informativo artigo. Sou um entusiasta e vibrador de tilápia deste que conheci o trabalho e ouvi algumas palestras do Prof. Aecio em Paulo Afonso.
O projeto de tilápia que ele trouxe para Paulo Afonso aqui na Bahia foi uma das melhores coisas que acontecerem na nossa cidade. Depois que ele deixou o projeto quase que destruiram este grande projeto, mas graças a Deus está de pé agora com a Netuno.
Agora que os projetos das associações de tanques-rede do Padre Antonio em Jatoba e Itacuraba são exemplos para o mundo a coisa está avançando muito. No entanto, na nossa cidade graças as brigas dos grupos políticos, Paulo afonso está ficando cada vez mais para trás.
Será que nossos maravilhosos políticos poderiam parar de só pensar em si, de só levar sem deixar nada, e pensar um pouco no povo que os elegeu?
Ola, muito boa a matéria, vamos reproduzir no nosso site, sé tiver mais com relação a esse tema e outros que seja da região mande. Um forte abraço.