Tilápia Gaseada – A discussão sobre o consumo de filé de Tilápia gaseado ou que recebeu o processo de gaseamento com CO – Monóxido de Carbono – tem criado debates e polêmicas em todo o mundo. A questão é: será que este filé de tilápia todo avermelhado que vem da China é seguro para ser consumido?
Bem, vamos conversar sobre isto. Monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro claro que é letal para os seres humanos em grandes concentrações. É um dos gases que é emitido nos tubos de escapes dos carros. Sendo assim, este é um forte motivo para você nunca ligar seu carro com a garagem fechada.
Monóxido de carbono tem uma outra propriedade interessante. Ele pode ser usado em carnes e filés de peixes para fazê-los parecer mais frescos: as moléculas do CO atrasam a descoloração da carne que indicaria, caso contrário, que ela está começando a apodrecer.
Há também um pequeno benefício em gaseamento – CO mata alguns potenciais parasitas. A nossa tão conhecida Tilápia, o peixe da multiplicação e saudável, reage muito bem ao tratamento com CO.
Os filés de Tilápia podem ser congelados, enviado mundo afora e então, quando descongelados, podem ser colocados em exposição e parecerem fresquinhos como nunca “, entendeu?
A quantidade de gás utilizado é minúscula, e não representa qualquer risco direto à saúde. Os problemas começam quando você olha para a exposição do setor de pescados à procura de tilápia fresca que realmente não é tão fresca.
Independentemente disso, o Brasil, os Estados Unidos, União Europeia e a China proíbem tratamento com CO nos alimentos. A China é outra história: proíbe a aplicação de CO para consumo interno, mas permite sem nenhuma restrição o gaseamento para peixes e carnes exportadas. Vejam que contradição sem tamanho!!!
Os americanos comem cerca de 230 milhões quilos de tilápia anualmente. As tilápias trazidas para os EUA são na maior parte da América Latina e da China. Quase tudo vem do cultivo.
Tilápia Gaseada – Os Peixes da América Latina não São Gaseados
Os peixes da América Latina não são gaseados. Os peixes vindos da China e de outros países asiáticos são. Como dissemos, o governo chinês permite gaseamento para exportação, mas não para o consumo local. Que gracinha!!!
Após ouvir esta você deve estar planejando, “da próxima vez que for às compras, eu vou escolher a tilápia produzida localmente ou importada da América Central ou do Sul”. O desafio é que na maioria dos casos, a origem do peixe não é rotulada.
No caso dos EUA a coisa fica ainda mais complicada. Como a quantidade de tilápia importada da China pelos americanos é dez vezes maior do que a importada da América Latina, é seguro assumir que os estadunidense vão comprar tilápia + CO.
No caso do Brasil, praticamente tudo que é congelado tanto de Pangasius como Tilápia vêm da Ásia sem sombra de dúvida.