Aprenda a usar a técnica de respiração meditativa 478-Salmo 23 para sair da depré, melhorar sua saúde mental, levantar seu austral e bem-estar geral(*)
Prof. Aécio D’Silva, Ph.D
AquaUniversity
Você está se sentindo com medo, estressado, deprimido, com ânsia ou desejo forte por açucar, preocupado ou ansioso? Você acha difícil relaxar e descansar após um dia cansativo? Sua pressão está alta? Está decepcionado, desiludido, raivoso, irado, com ódio? Está com insônia, dificuldade de dormir? Vai dar uma aula, conferência, palestra? Está enfrentando turbulências em sua jornada? Está com ataque de pánico? Se sim, a técnica de respiração meditativa 478-Salmo 23 pode ser exatamente o que você precisa para acalmar sua mente e relaxar seu corpo.
Técnica de Respiração 478-Salmo 23 – Todos nós enfrentamos estresse, depressão e/ou ansiedade de vez em quando. Seja por causa do trabalho, da família ou de problemas pessoais, o estresse pode afetar nossa saúde mental e física. Felizmente, existem muitas técnicas e práticas que podem nos ajudar a gerenciar o estresse e melhorar nosso bem-estar geral. Duas dessas técnicas são a técnica de respiração 478 e 478-Salmo 23, que tenho aplicado por muitos anos e mostrado eficaz na redução do estresse, pressão, da ansiedade, etc….
O que são as técnicas de respiração 478 e 478-Salmo 23?
A técnica de respiração 478 é um método simples e fácil de usar que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. A técnica envolve inspirar profundamente contando de 1 a 4, segurar a respiração e contar de 1 a 7 e, em seguida, expirar contando de 1 a 8. Esse ciclo é repetido por vários vezes até que a mente e o corpo se sintam calmos e relaxados. A 478-Salmo 23 você verá mais explicada mais adiante neste post.
Como Funciona?
As técnicas de respiração478 e 478-Salmo 23 funcionam ativando a resposta de relaxamento do corpo. Quando estamos estressados ou ansiosos, nosso corpo libera o hormônio do estresse, cortisol, e entra em modo de luta ou fuga, o que pode causar uma série de sintomas físicos, incluindo aumento da frequência cardíaca, respiração superficial, pânico e tensão muscular. Ao tomar respirações lentas e profundas com a técnica 478 e/ou Salmo 23, podemos contrariar esses efeitos e ativar a resposta de relaxamento do corpo. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, diminuir a pressão arterial e melhorar o bem-estar geral.
Como fazer a técnica de respiração 478?
Para fazer a técnica de respiração 478, encontre um lugar tranquilo e confortável onde você possa se sentar ou se deitar. Feche os olhos e inspire profundamente pelo nariz, contando até quatro enquanto inspira. Segure a respiração contando de 1 a 7 e, em seguida, expire lentamente pela boca como estivesse apagando uma vela, contando de 1 a 8. Repita esse ciclo por vários ciclos (vezes), concentrando-se na sua respiração e permitindo que sua mente e corpo relaxem.
A Técnica de Respiração Meditativa 478 -Salmo 23
Como Funciona e Como Fazer?
Fiz um aprimoramento na 478, que chamo de Triplo R (respirar-refletir-restaurar) ou 478-Salmo 23. As duas técnicas podem ser aplicadas intercaladas, em qualquer momento e trabalham da mesma maneira na redução do estresse. A 478-Salmo 23 funciona da seguinte maneira. A diferença é que ao invés de contar os números, você repite mentalmente metade de cada versículo do Salmos 23 em cada ciclo. Por exemplo, o primeiro versículo do Salmo 23 é: O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Faço do seguinte modo:
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “O Senhor é o Meu Pastor” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “O Senhor é o Meu Pastor” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “O Senhor é o Meu Pastor” bem lentamente.
Faça isto mesmo com a segunda parte do versículo: “E Nada me Faltará” e, daí por diante, com todos os versículos restantes.
Repita esse ciclo com o Salmo 23 quantos vezes precisar, concentrando-se na respiração e permitindo que sua mente e corpo relaxem. Algumas vezes, faço o mesmo com os Salmos 91 e 121. Isto é, inspirando, segurando a respiração e expirando para cada metade dos versículos destes Salmos.
Quando e com que frequência deve-se fazer as técnicas de respiração meditativa 478-Salmo 23?
As técnicas de respiração meditativa 478- Salmo 23 podem ser feitas a qualquer momento e em qualquer lugar, sempre que você se sentir estressado ou ansioso. Pode ser especialmente útil antes de dormir, pois pode ajudar a acalmar a mente e promover um sono melhor. Você pode fazer a técnica por tão pouco ou tanto tempo quanto desejar, mas é recomendável começar com apenas alguns ciclos e aumentar gradualmente a duração à medida que você se torna mais confortável com a técnica.
Tenho usado estas técnicas por muitos anos e tem sido um ferramenta valiosa e eficiente na redução e controle de estresse, medo, situações de conflitos e tudo mais que mexe com nossos nervos e mente. Como na minha família temos pressão arterial alta, uso sempre que sinto os sintomas de pressão alta. E funciona muitos bem. Contudo, continuo tomando os medicamentos recomendados pelos médicos!
Concluindo, se você está procurando uma maneira simples e eficaz de reduzir o estresse, preocupação, pressão, e a ansiedade, as técnicas de respiração478 e 478-Salmo 23 podem ser exatamente o que você precisa. Ao tomar respirações lentas e profundas e ativar a resposta de relaxamento do corpo, você pode acalmar sua mente e acalmar seu corpo. Então, da próxima vez que você se sentir estressado ou ansioso, tente a técnica de respiração meditativa 478-Salmo 23 e veja como ela pode ajudar a melhorar sua saúde mental e bem-estar.
Construa e Ajude Alguém Neste Dia que o Senhor Criou
Algumas semanas passadas ouvi a news que um membro de uma dupla de cantores sertanejos, teve de abandonar um show em Goiás porque ele teve uma crise de ansiedade no palco. Se ele tivesse aplicado por uns minutos a técnica de respiração meditativa 478-Salmo 23, ele teria controlado esta crise e continuado seu show tranquilamente. Se você conhece esta dupla ou alguém que tem crise de ansiedades, pânico, ou medo, e/ou depressão, por favor compartilhe imediatamente para ele ou ela o link deste post. Você fará um bem imenso a outro ser humano necessitado desta técnica maravilhosa!
Não perca tempo, pratique agora mesmo a técnica de respiração-reflexão-restauração meditativa 478-Salmo 23
Pratique agora a meditativa 478-Salmo 23 e veja os efeitos na sua mente e corpo. Faça o seguintes ciclos para cada meio verso do Salmo 23.
“O Senhor é o Meu Pastor”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “O Senhor é o Meu Pastor” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “O Senhor é o Meu Pastor” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “O Senhor é o Meu Pastor” bem lentamente.
“E Nada me Faltará”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “E Nada me Faltará” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “E Nada me Faltará” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “E Nada me Faltará” bem lentamente.
“Ele me faz Repousar em pastos verdejantes”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Ele me faz Repousar em pastos verdejantes” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Ele me faz Repousar em pastos verdejantes” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Ele me faz Repousar em pastos verdejantes” bem lentamente.
“Guia-me mansamente a águas tranquilas.”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Guia-me mansamente a águas tranquilas” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Guia-me mansamente a águas tranquilas” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Guia-me mansamente a águas tranquilas” bem lentamente.
“Refrigera a minha alma”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Refrigera a minha alma” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Refrigera a minha alma” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Refrigera a minha alma” bem lentamente.
“Guia-me pelas veredas da justiça”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Guia-me pelas veredas da justiça” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Guia-me pelas veredas da justiça” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Guia-me pelas veredas da justiça” bem lentamente.
“Por amor ao seu nome”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Por amor ao seu nome” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Por amor ao seu nome” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Por amor ao seu nome” bem lentamente.
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,” bem lentamente.
“Porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” bem lentamente.
“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos;”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos;” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos;” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos;” bem lentamente.
“Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” bem lentamente.
“Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida,”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida,” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida,” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida,” bem lentamente.
“E habitarei na casa do Senhor para sempre.”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “E habitarei na casa do Senhor para sempre.” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “E habitarei na casa do Senhor para sempre” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “E habitarei na casa do Senhor para sempre” bem lentamente.
E aí repito o primeiro versículo:
“Porque O Senhor é o Meu Pastor”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “O Senhor é o Meu Pastor” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “Porque O Senhor é o Meu Pastor” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “Porque O Senhor é o Meu Pastor” bem lentamente.
“E Nada me Faltará”
- Ciclo 1 -Eu inspiro profundamente pelo nariz, mentalmente dizendo “E Nada me Faltará” enquanto inspiro.
- Ciclo 2 – E, em seguida, seguro a respiração e repito “E Nada me Faltará” bem lentamente.
- Ciclo 3 – Finalmente, expiro lentamente pela boca como apagando uma vela e repito “E Nada me Faltará” bem lentamente.
Técnica de Respiração 478-Salmo 23 PERSISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA, E PERSISTÊNCIA
Um fator muito importante na aplicação desta técnica de respiração-reflexão-restauração, Triplo R ou 478-Salmo 23 é a persistência. No começo você vai querer desistir, ter preguiça de exercitar e outras desculpas. Contudo, não desista. É a persistência e persistência que trará os resultados de reduzir o estresse, preocupação, pressão, e a ansiedade e melhorar sua saúde mental e bem-estar. Lembro o caso de uma senhora que tinha um crítico desafio para dormir e disse-me que no primeiro dia teve de fazer muitas vezes para conseguir dormir. No Segunda di9a foi um pouco menos, até chegar o ponto dela nem terminar o Salmo 23 e já estava dormindo. Felicidade e todo sucesso nas práticas da 478-Salmo 23. Por favor, deixe seus comentários abaixo o que aconteceu com você!