Syngas – Geradores portáteis comercialmente disponíveis são em sua grande maioria projetados para funcionar com combustíveis fósseis. No entanto, nova tecnologia renovável está mudando esta realidade, permitindo que estes geradores sejam movidos e abastecidos com gás de síntese produzido no mesmo local onde estão operando, a partir de biomassa
Geradores portáteis a gás e diesel ajudam muitos aspectos da economia global de energia. Empresas de construção e as comunidades remotas dependem destes geradores para fornecer calor e energia em áreas onde não é possível conectar-se à rede elétrica.
Eles também são usados em eventos ao ar livre, concertos, em operações militares ou fornecer uma fonte essencial de energia em áreas de desastres
Nas regiões com eletricidade, os geradores portáreis ajudam a superar os problemas associados aos conhecidos apagões em redes de eletricidade ultrapassadas ou super carregad.
Contudo eles são conhecidos pelo seu poder poluidor e contaminando do ar níveis que vão bem além dos limites recomendados pelas normas de qualidade do ar. Cidades em muitas partes do mundo e da África, como Angola e Nigéria, sofrem com estes poluidores.
Isto porque, a grande maioria dos geradores portáteis ou fixos comercialmente disponíveis são projetados para funcionar com combustíveis fósseis. No entanto, nova tecnologia renovável está mudando esta realidade, permitindo que estes geradores sejam movidos e abastecidos com gás de síntese produzido, no mesmo local onde estão operando, a partir de biomassa.
Um projeto em andamento nos EUA com participações de laboratórios, universidades (Califórnia e Minnesota) e a empresa Cummins Power Generation resultou em uma solução que integra um sistema de gaseificação para abastecer o grupo gerador chamado PowerTrainer.
Todo o sistema funciona alojado em um único contêiner de 20 pés. O resultado é o PowerTainer, um sistema portátil que permite que um gerador a diesel opere usando mais de 90 por cento syngas ou gás de síntese vindo de pirólise de biomassa.
Syngas: Tecnologia do Grupo Gerador de Gás de Síntese a Base de Biomassa
O coração da PowerTainer é um sistema de gaseificação de biomassa cascata desenvolvido por laboratórios de energia americanos.
De acordo com cientistas do projeto, o inovador sistema é uma versão modificada de um reator de leito fixo, down-draft.
“Separamos a secagem da pirólise e conduzimos isto usando o calor do motor que é normalmente desperdiçado”, afirmam.
Outro importante ponto é o método de tratamento do alcatrão utilizado pelo PowerTrainer. O manejo deste resíduo produzido no processo é um elemento diferenciado que faz com que este sistema de gaseificação seja exclusivo.
Ao invés de lidar com remoção de piche no final, um aspecto da operação que pode complicar o sistema e também exige equipamentos volumosos, a tecnologia lida com alcatrão diretamente no próprio sistema de gaseificação.
Esta tecnologia consegue isto pela separação das fases dos diferentes processos dentro do reator. O processo de gaseificação vem com um sistema de automação altamente eficaz que funciona com as fases do reator especificando onde o alcatrão é e não é gerado.
O sistema de automação pode operar o reator com um alto grau de sofisticação e controle, dentro de certos parâmetros, onde ocorre a gaseificação. A automação é combinada com o trocador de calor que empurra uma grande quantidade de calor de volta para o sistema, fazendo com que a produção de alcatrão seja bastante minimizada.
Syngas Produzido em Função da Demanda do Grupo Gerador
O combustível gasoso ou syngas é produzido em função da demanda do grupo gerador. O gaseificador responde as variações de carga do motor automaticamente. O gás de síntese produzido pelo gaseificador não é muito denso em energia, o que torna estocagem ineficiente.
Contudo, syngas ou gás de síntese pode abastecer motores de ignição e motores diesel. Quando o gás de síntese é alimentado em um motor de ignição, pode substituir 100% do combustível fóssil que normalmente iria entrar nesse sistema.
Quando o gás de síntese é alimentado em um gerador a diesel, como o contido na PowerTainer, o gás deve ser misturado com uma pequena injeção de diesel combustível. Avaliações atuais mostram que é possível substituir mais de 90 por cento do diesel com gás de síntese reciclado.
O corrente modelo de PowerTainer foi otimizado para gaseificar sabugos de espigas de milho. Contudo restos de madeireiras, cavacos, lixo sólido municipal e outras biomassas podem ser usadas ou recicladas usando esta tecnologia renovável.
Este é só começo de geradores portáteis integrados usando syngas produzidos pela pirólises de biomassa. As possibilidades que se abrem são promissoras e num futuro próximos iremos ver, com certeza, avanços consideráveis nesta área.