Sustentabilidade Inteligente – O trabalho de aquicultura inteligente sustentável do Padre Antônio Miglio, Ivone Lisboa e Associados no Vale do São Francisco, Nordeste do Brasil completa dez anos produzindo mensalmente mais de 130 toneladas de tilápia e gerando individualmente 2-4 salários mínimos para centenas de associados.
Um exemplo de como o Brasil pode ser uma potencia mundial aquícola a curto prazo trazendo esperança, vida digna e decência para os aquicultores Brasileiros
Em muitos dos nossos artigos, temos mostrado e provado que o Brasil tem tudo para ser uma potencia mundial aquícola a curto prazo e não continuar importando anualmente US $1,23 bilhões de dólares de pescados como vem fazendo nestes últimos anos.
Temos exemplos e modelos de sucesso que mostram para o mundo quanto a nossa capacidade inventiva e empreendedora pode chegar e avançar. Um destes exemplos clássicos de sucesso aquícola brasileiro é o Programa de aquicultura inteligente sustentável do Padre Antônio Miglio, Ivone Lisboa e Associados no Vale do São Francisco nas cidades Pernambucanas de Jatobá, Itacuruba e Belém do São Francisco.
Este é um programa associativista aquícola que mudou o panorama sócio-economico de dezenas de centenas de vidas antes sem opções e esperança. Há 10 anos passados juntos com o Padre Antônio Miglio e Ivone Lisboa, iniciamos treinando e assistindo associações de aquicultores e aquicultoras no Vale do São Francisco.
Hoje centenas de associados e associadas têm vida digna, produzem mais de 130 toneladas de tilapia mensalmente e, sem depender de governo, mas deles próprios, fazem uma renda todo mês de 2 a 4 salários mínimos (R$1300,00 a 2700,00 reais ou US $750,00 a 1300,00 dólares). Vejam que um salário médio inicial no Brasil de um enfermeiro graduado é de R$1100,00 reais.
Toda a produção é vendida na forma de peixe-inteiro direta nas associações para pequenos compradores-revendedores de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas e futuramente Ceará. Alguns deles levam o peixe inteiro para eviscerarem em suas cidades e distribuir em feiras, supermercados e peixarias. Não existe nenhuma processadora que atualmente processem as tilápias cultivadas nos tanques-rede.
Aquicultura Sustentável Inteligente e Inclusão Social – Primeira Associação de Cultivo de Tilápia no Brasil e Provavelmente no Mundo somente de Mulheres
Após dez anos do nosso primeiro encontro, o incrível trabalho de Sustentabilidade Inteligente desenvolvido pelo Pe. Antônio e Ivone junto aos associados e associadas das associações de Piscicultores de Tanques-rede nos lagos de Moxotó e Itaparica no Rio São Francisco é uma realidade mundial.
Hoje existem em pleno funcionamento e operação nove associações “cujos associados conseguem viver bem da atividade e sustentar as próprias famílias. Mais de cem associados que conseguiram, através da piscicultura, resgatar a própria dignidade. Nas associações convivem brancos, índios e negros, todos com os mesmos direitos, deveres, responsabilidades e rendimentos.”
Num trabalho único e pioneiro em todo o Brasil, nas Américas e provavelmente em todo mundo de aquicultura sustentável inteligente e inclusão social, em 2011 foi estabelecida a primeira associação de cultivo de tilápia em tanques-rede composta totalmente e exclusivamente de mulheres selecionadas, treinadas e organizadas de membros das comunidades locais.
O trabalho é feito entre todas e elas mesmas estocam os alevinos, constroem as passarelas, vigiam de noite, alimentam os peixes, carregam os sacos de ração e despecam os tanques-rede. Segundo o Padre e Ivone, “o entusiasmo delas é contagiante”.
Sustentabilidade Inteligente – O Génesis de Tudo e o Tempo que Voa
Como o tempo passa voando. Lembramos bem quando em 2002 recebemos um aviso da portaria do laboratório de produção de alevinos que construímos em Paulo Afonso na Bahia que duas pessoas queriam falar conosco. Pedimos que as encaminhassem para o laboratório.
Chegaram e se apresentaram: eram o Padre Antônio Miglio e a Contadora Ivone Lisboa. Foram diretos e objetivos no assunto: “ Sabemos que o Senhor domina a tecnologia de criar peixes e gosta de ajudar outras pessoas a terem uma vida decente e digna”.
“Queríamos que o Senhor nos ajudasse a implantar um programa de geração de trabalho, emprego e renda para jovens de todas as idades da nossa Paroquia em Jatobá no lado Pernambucano do Rio Francisco. As única opções que elas e eles têm hoje é a migração ou marginalidade”, afirmaram os dois ilustres visitantes.
Bem, sem titubear e respondendo “vamos iniciar agora mesmo”, começamos o treinamento inicial, dos muitos que daríamos ao ar livre, debaixo de árvores, no meio dos tanques-rede, nas sedes das associações e via internet ao Padre Antônio, Ivone e membros das associações nestes dez anos de trabalho árduo, determinado e vitorioso de sustentabilidade inteligente.
O que começou naquela tarde de 2002 no laboratório de produção de alevinos em Paulo Afonso, Bahia e tornou-se um modelo de que hoje chamamos de sustentabilidade inteligente em piscicultura associativista que tenho mostrado para muitas audiências em várias partes do mundo em centenas de conferencias que temos feito nestes anos.
Atualmente, toda orientação-assistência técnica são ministradas super eficientemente pelo Padre Antônio e Ivone baseadas nos treinamentos recebidos tanto no início do projeto como pela internet dados pelo Prof. Aécio D’Silva. A parte organizacional e operativa é dada pelo Pae. Antônio e Ivone.
Não existe nenhuma ajuda financeira de qualquer órgão governamental. O trabalho é feito com o sólido apoio da Diocese de Floresta com recursos próprios e dos reinvestimentos dos projetos.
Muitas entidades de renome mundial reconhecem e homenageiam o trabalho pioneiro de sustentabilidade inteligente associativista desenvolvido nas Associações do Padre Antônio e Ivone Lisboa tornando-os reconhecidos internacionalmente.
Sustentabilidade Inteligente – Mas como Estão as Associações Hoje e o que Atingiram Nestes 10 Anos?
Bem, recentemente recebemos um e-mail do estimado Padre Antônio, que com sua permissão tenho honra de transcrever neste artigo:
Estimado Dr. Aécio D’Silva
“me perdoe não ter respondido antes, sei que o trabalho e os muitos compromissos não são desculpa. Mesmo assim garanto que a nossa amizade continua firme. Nas nossas conversas, Ivone e eu, sempre lembramos do senhor.
Já passaram mais de dez anos desde que começamos juntos este trabalho e os resultados se mostraram acima das expectativas. Hoje temos nove associações cujos associados conseguem viver bem da atividade e sustentar as próprias famílias. Mais de cem associados que conseguiram, através da piscicultura, resgatar a própria dignidade. Nas associações convivem brancos, índios e negros, todos com os mesmos direitos, deveres, responsabilidades e rendimentos.
Em junho 2011 começamos uma associação composta exclusivamente de mulheres, elas mesmas constroem as passarelas, vigiam de noite e carregam os sacos de ração. O entusiasmo delas é contagiante.
Tudo isso não poderia estar acontecendo sem a ajuda do nosso bom Deus, que Ele seja louvado!”
Padre Antonio Miglio
Sustentabilidade Inteligente – O Brasil Aquícola que Tanto Acreditamos, Ajudamos e Defendemos Dando Certo
Ai está o Brasil aquícola que tanto acreditamos, ajudamos e defendemos dando certo na sustentabilidade inteligente aquícola mesmo que tenhamos de acender a luz e desligar o carro. Dez anos depois e os frutos de um trabalho inteligente, assistido, programado, determinado e com muita fé em Deus mostra os seus frutos para o mundo.
Se o modelo de aquicultura sustentável inteligente implementado nas Associações do Padre Antônio e Ivone Costa fosse fomentado, apoiado e multiplicado intensamente, somente os lagos das Hidrelétricas da Chesf no Rio São Francisco poderiam produzir com folga tudo que o Brasil produz de peixe atualmente.
Modelos de sucesso e de inclusão social como o das Associações do Padre Antônio e Ivone Costa deveriam ser disseminados e fomentados não somente no Rio São Francisco, mas em todo o Brasil e outros países.
Este sim seria um passo importante para que a nação com a Oitava economia do Mundo saia desta situação humilhante de importador aos $bilhões de pescados em que se encontra atualmente e assuma a posição de potencia aquícola mundial.
Séries Sustentabilidade Inteligente – Por: Dr. Aécio D’Silva, CEO, Moura Technologies & AIE-L
Links relacionados:
Estimados Pe Antonio, Ivone e Dr. Aécio
Me enche de orgulho saber que brasileiros estão engajados em tão nobre trabalho.
Sou responsável pelo projeto entitulado “Introdução da Aquicultura como atividade econômica alternativa para pequenos produtores rurais e pescadores artesanais do Rio Grande e municípios vizinhos”. Aqui criamos uma cooperativa (COOPISCO) que é administrada pelos produtores de peixes.
Posso testemunhar a recuperação da dignidade dessas pessoas e me enche de satisfação saber do sucesso que vocês alcançaram com esse trabalho, também voltado a pessoas necessitadas.
PARABÉNS!
Que Deus continue derramando suas Bênçãos sobre vocês e sobre todas as pessoas com quem trabalham!
Ah! se o Ministério da Pesca e Aquicultura se inspirasse nesse trabalho para pôr em prática ações semelhantes em todas as partes do País. No nordeste, com tilápia, no norte, com tambaqui, matrinxã ou até mesmo pirarucu, e assim por diante!
PARABÉNS PADRE ANTÔNIO, CONTADORA IVONE, ASSOCIADOS E PROF. AECIO D’SILVA POR UM TRABALHO IMPRESSIONANTE DE AQUICULTURA INTELIGENTE SUSTENTÁVEL REALMENTE MODELO PARA O MUNDO.
CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE ESTE ARTIGO DIZ E PERGUNTO ONDE ESTÃO OS DO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA QUE DEVIAM APOIAR E PROMOVER UM PROJETO COMO ESTE EM TODOS OS OS RESERVATÓRIOS DESTA NAÇÃO? COMO PODEMOS ESTAR IMPORTANDO BILHÕES DE DÓLARES EM PESCADOS TODO ANO COM TUDO QUE PODEMOS PRODUZIR COMO MOSTRA ESTE TRABALHO FANTÁSTICO E MARCANTE NO NOSSO VELHO CHICO?
PARABÉNS MAIS UMA VEZ E BOLA PRA FRENTE. PODEMOS DIZER QUE O PADRE ANTÔNIO É O SÍMBOLO DA AQUICULTURA SUSTENTÁVEL DO BRASIL!!!
ENG. MANUEL RIBEIRO
************************************************************
Prezado Manuel Ribeiro
Muito obrigado pelas palavras tão amaveis. Adoramos a nomeação do novo SÍMBOLO da Aquicultura Sustentável Brasileira. O Pe. Antônio, Ivone, Associados e Associadas são realmente gigantes da inclusão social no Vale do São Francisco.
Admin MyBJ
Prezado Editor.
Esse trabalho tem localização em qual estado e município. Tem apoio financeiro e técnico de quem. Para tamanha produção, existe algum processamento, esse peixe é comercializado inteiro ou eviscerado. Qaul destino das visceras, e qual mercado.
grato, Edson Falcão
***************************************************
Por favor visite nosso site novamente.
Equipe Técnica do MyBJ
PARABÉNS, TRABALHO SUSTENTÁVEL SOCIALMENTE.