AquaBioPonics

AquaBioPonics Sem Fronteiras– Manzo Recebe o Título de Melhor Escola Primária Green dos EUA

AquaBioPonics Sem Fronteiras– Manzo Elementar School em Tucson Arizona, EUA que Aplica Tecnologia AquaBioPonics, Recebe o Titulo de Melhor Escola Green (Verde e Sustentável) Primária de Todos os Estados Unidos em 2012

Como temos mostrado antes, AquaBioPonics (AquaBioPonia) é a Integração Sustentável Inteligente de  aquicultura, hidroponia, agricultura, biofertilizantes, insectos e bactérias benéficas, captação de água de chuva, energia solar, energia eólica, biocombustíveis, pequenos animais de criação terrestres, compostagem, microrganismos, vermicultura e hortas domésticass e que usa pelo menos dez vezes menos água do que os sistemas convencionais de produção de alimentos.

AquaBioPonics Sem Fronteiras nas Escolas- Tudo Começou com um Sonho, Visão e um Plano Sustentável Inteligente

Tilapia - Tilápia e Hortaliças Cultivadas dentro da Biblioteca com Tecnologia AquaBioPonics na Davis Elementary School - Tucson - Arizona - USA

Tilapia – Tilápia e Hortaliças Cultivadas dentro da Biblioteca com Tecnologia AquaBioPonics na Davis Elementary School – Tucson – Arizona – USA

Alguns anos atrás percebemos que se promovêssemos a utilização de sistemas AquaBioPonics sem limitações ou sem Fronteiras em sala de aulas, bibliotecas e laboratórios de ecologia, ciências em escolas como um instrumento de ensino multidisciplinar, formação profissional e produção de alimentos (peixe e vegetais) de alta qualidade dentro dos estabelecimentos educacionais isto poderia inovar e eficientizar em muito o desempenho do ensino das escolas em qualquer parte do mundo.

Além disto, com o desaparecimento do verde e o aumento da urbanização, vimos a escassez de sistemas vivo didáticos-profissionais que na prática e dentro das classes pudessem mostrar e serem usados pelos estudantes para aprender o ciclo da vida como um instrumento de vendo-aprendendo-fazendo e interagir direto com a natureza.

Sabíamos que com o uso de AquaBioPonics poderíamos colocar nas mãos dos professores e educadores um instrumento de ensino e formação profissional com alta capacidade de transmissão de praticamente qualquer conhecimento ou matéria curricular, como também colocar os estudantes frente a frente com aquicultura, agricultura, microrganismos benéficos e os ciclos responsáveis pela vida no nosso planeta.

Isto tudo ali direto na sala de aula sem precisar viagens prolongadas, despesas adicionais e equipamentos caros e sofisticados difíceis de ser obtidos nos curtos orçamentos das escolas

Fazendo isto não só dotaríamos as escolas de um instrumento didático-educacional super eficiente, mas, isto seria também um estratégia valiosíssima para alcançar os pais no sentido de terem sistemas Aquabioponics em suas casas e melhorem os hábitos alimentares da família como também terem uma renda adicional.

O que estamos fazendo é que as famílias sejam empoderadas tendo capacidade e habilidade de produzir alimentos dentro de suas casas, garagens, jardins, hortas e em qualquer escala que tenham condição de implementar.

Vimos também que água doce é um assunto cada vez mais sério neste mundo. Vivendo em um deserto, vendo as secas nos EUA, no Nordeste brasileiro, África, Ásia, condição das ilhas do Havaí e poluição aquática cada vez mais intensa, a disponibilidade de água é e será sempre um recurso cada vez mais disputado e fator super limitante a qualquer atividade aquícola-agrícola.

Colocando tudo isto junto inteligente sustentável nasceu o AquaBioPonics Sem Fronteiras nas escolas. Começamos treinando e capacitando professores, conselheiros, educadores, técnicos educacionais e estudantes de escolas em vários países para implementarem um programa de AquaBioPonics Sem Fronteiras que pudesse ser usado por qualquer os estabelecimento educacional.

Começamos no Havaí em escolas daquele estado-ihas com os primeiros projetos de AquaBioPonics Sem Fronteira. Desde então, ABP-SF têm sidos aperfeiçoados e disseminados em muitas escolas de alguns países.

AquaBioPonics Sem Fronteiras – Escola Primária Manzo em Tucson Arizona, EUA

Microssistemas AquaBioPonics - Estudante Colhendo Ervas em Sistema Integrado Peixes-Hortaliças

Microssistemas AquaBioPonics – Estudante Colhendo Ervas em Sistema Integrado Peixes-Hortaliças

Umas destas escolas nos Estados Unidos é Manzo Elementar School. Esta escola ganhou um sistema aquaponico top da linha, mas não tinha nenhum conhecimento sobre o mesmo, como operar ou fazer funcionar os sistemas.

Deste modo, como fizemos com outra escolas (como a Davis Elementar Magnetic School no Arizona, Kamehameha High School, Pukalani,  Havaí e em outros educandários), em Manzo treinamos, capacitamos, assistimos e acompanhamos os professores e introduzimos a tecnologia AquaBioPonics Sem Froteiras como parte do seu currúculo educacional.

O entusiamo dos líderes do projeto, Cônsul Moses Thompson e do Diretor da Escola, Principal Alvarez foi decisiva para decidirmos ajudá-los. Eles adotaram fielmente tudo que transmitimos e transferimos.  E os resultados estão à vista.

Esta escola é hoje um modelo e uma referência de ensino integrado e acaba de ser selecionada e premiada pela Revista dos Arquitetos dos Estados Unidos como a Escola de ensino Elementar mais Green (Verde) de toda a nação americana.

Isto mostra como o programa de Sustentabilidade Alimentar da escola Primário Manzo em Tucson Arizona participando do AquaBioPoncs Sem Fronteiras está transformando vidas e comunidades através da promoção sustentável inteligente integrada de preservação ambiental, produção orgânica de alimentos e uso correte de instalações de ensino e aprendizagem.

Manzo integra em suas atividades várias atividades AquaBioPonicas desde os coletares de água de chuva, criação de galinhas, vermicultura, hortas escolares, produção sustentável de peixes-vegetais, compostagem e jardinagem.

Na realidade, Manzo incorporou e integrou em todas suas iniciativas técnicas sustentáveis inteligentes para melhorar a aprendizagem e capacitar seus alunos (na sua grande maioria vindas de famílias economicamente desfavorecidas) para se tornarem no futuro defensores da sustentabilidade e ativos participantes de suas comunidades.

Além do trabalho na escola, os estudantes tem uma noção bem prática de administração de negócios aquícolas-agrícolas-avicultura pois a cada duas semanas fazem um mercado de produtos horto-granjeiros na escola cuja renda é revertida para a manutenção e ampliação do programa.

São exemplos como a Manzo de AquaBioPonics Sem Fronteiras que mostram como temos soluções e direções para mudar, transformar e inovar sustentavelmente e inteligentemente nosso ensino e técnicas educacionais.

Imagine se escolas municipais e estaduais do Brasil e outros países emergentes e em desenvolvimento adotassem sistemas AquaBioPonics Sem Fronteiras em seus programas para capacitar, potencializar e formar seus alunos em uma nova era de possibilidades e oportunidades sustentáveis inteligentes.

Mas isto precisa de visão sustentável inteligente e ação decisiva dos líderes municipais-estaduais e aí outros interesses entram em ação e………..

[superb cats=2]

Séries Aquicultura  Sustentável Inteligente – Por: Dr. Aécio D’Silva, CEO, Moura Technologies & AIE-L

Comments are closed.