Sol: Temperaturas de até 2 Milhões de Graus Celsius

Sol – Temos mostrado em posts anteriores e muitos têm acompanhado com vivo interesse as erupções ou tempestades magnéticas solares e os grandes desafios que elas podem apresentam para a vida na terra.

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares sconhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).

Sol – Imagens Estonteantes do Sol Feitas pelo Satélite SDO da Nasa

Estas são também imagens estonteantes do sol deste domingo  (7 de dezembro de 2011), tomadas quase ao mesmo tempo, são apresentadas e sequenciadas em vários comprimentos de onda e em várias temperaturas das camadas solares .

Além disso, foi sobreposta uma ilustração das linhas do campo magnético da Sol para se ter uma melhor visão. A sobreposição iniciou na fotosfera solar a uma temperatura de 6.000 graus Celsius onde pode ser vista diversas manchas solares sobre a”superfície” do sol.

A próxima transição é da região entre a cromosfera e a corona solar, imaginem, a cerca de 1 milhão de graus Celsius onde em extrema luz Ultravioleta, as regiões ativas aparecem mais leves.

Foi então faseado um composto de três diferentes comprimentos de onda mostrando temperaturas de até 2 milhões de graus Celsius.

Além disto tudo, foi mostrado uma estimativa do complexo das linhas de campo magnético (parcialmente visíveis nas primeiras imagem à UV) estendendo-se e ligando as regiões ativas antes de voltar para a imagem das manchas solares.

Quem diz que o Sol é chato, repetitivo e sem nada acontecendo por lá?

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *