Target Corp, uma importante rede varejista americana, anunciou nesta terça-feira que baniu ou eliminou a venda de salmão cultivado (Chile, Europa e América do Norte) de suas centenas de mega-supermercados nos USA. De agora em diante vai vender tão somente salmão selvagem capturado no Alasca.
A mudança se aplica tanto a produtos frescos, congelados como defumados que eram vendidos em suas lojas em todo o país e inclui as marcas próprias do Target como Archer Farms e Market Pantry.
Os produtos sushi vendidos nas lojas serão também mudados para salmão capturado até o final do ano. Por enquanto, Target vai continuar distribuindo outras espécies cultivadas, incluindo tilápia e camarão. Mas é esperado que isto não fique somente com o salmão.
Ambientalistas criticam a criação de salmão, dizendo que esta atividade polui a água e danifica o habitats natural. Afirmam também que o salmão de viveiro são propensos às doenças – as quais são combatidas através de antibióticos, mas que podem afetar os peixes selvagens.
Ao tomar esta decisão, Target consultou o Monterey Bay Aquarium, em Monterey, na Califórnia, para decidir que a melhor opção e decidiu mudar para salmão capturado no Alasca, o qual é certificado como sustentável pelo Marine Stewardship Council.
Esta decisão do Target deve servir de aviso para os aquacultores no sentido de usarem práticas sustentáveis nos seus cultivos. Tilápia vai ser uma das próximas espécies a passar por este tipo de requerimento.
Recentemente como mostramos no MyBeloJardim, o World Wildlife Fund publicou as Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável de Tilápia (International Standards For Responsible Tilapia Aquaculture – WWF-TAD).