No dia 24 de Setembro passado o Rei Juan Carlos e Rainha Sofia da Espanha inauguraram a PS20 uma nova torre CTSP pertencente a empresa Abengoa Solar. Com uma capacidade de geração de 20 mega-watts, esta nova CTSP torre solar irá produzir energia elétrica suficiente para abastecer 10.000 casas.
Durante um período inicial de produção e testes operacionais, a PS20 superou a produção de energia prevista, re-validando o grande potencial da tecnologia de torre CTSP para áreas de alta radiação solar, como nos desertos americanos e similares.
PS20 é composto de um campo de energia solar contendo 1.255 espelhos heliostats. Cada heliostat, tem uma superfície de 1.291 metros quadrados os quais refletem a radiação solar direto para o receptor de calor, localizado no topo de uma torre de 531 metros de altura. O calor concentrado produz vapor, que é move turbinas e geradores de eletricidade.
A operação da PS20 irá evitar a emissão de cerca de 12.000 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera que seria produzido se combustível fóssil fosse usado para prduzir esta quantidade de energia.
No total a Plataforma Solucar vai gerar cerca de 300 mega-watts a partir de uma variedade de fontes de energia solar: 50 MW a partir de tecnologia de torre; 250 MW a partir de calhas parabólicas e 1,2 MW produzidos pela tecnologia fotovoltaica
Localizado em Sanlúcar la Mayor, Espanha, a plataforma terá 300 MW de capacidade instalada, quando for concluída ate 2013. Neste ponto é esperado produzir energia suficiente para abastecer 153.000 casas, e vai evitar a emissão de 185.000 toneladas de dióxido de carbono por ano.
Toda a plataforma vai ocupar uma área de 800 hectares e criará 300 postos de trabalho permanentes para um investimento total de 1,2 bilhões de Euros.
Além da Plataforma Solucar, Abengoa Solar está construindo ou planejando usinas comerciais de energia solar na Espanha, Argélia, Marrocos e os Estados Unidos.
Mais informações sobre Energia Solar:
Obra grandiosa.
Entretanto ainda vejo na descentralização da geração a melhor saída. Em cada casa uma unidade gradora. Este é o futuro.