Pneus Sem Ar – Já pensou em acabar de vez com aquela preocupação de ter o pneu da frente furado fazendo uma curva na estrada dirigindo a 120 km/hr? Bem, parece que estamos bem perto disto.
A novidade é que depois de sermos saturados com tantos “ i ” no setor de celulares, tablets e muito mais, agora é a vez dos pneus entrarem nesta de frente, digo, de suspensão e aderência nas estradas. Temos agora os Pneus Sem Ar i-flex que apresentam uma nova era e dimensão no mundo dos pneumáticos. Segue abaixo o que a empresa está propagando sobre seu novo conceito.
A empresa fabricante de pneus Hankook apresentou um novo design de pneus sem ar chamado i-Flex, que faz sua estreia esta semana em forma de conceito no 2013 Frankfurt Auto Show.
O i-Flex pneu é formado pelo pneu e a roda como um todo e é semelhante aos conceitos anteriores da Bridgestone, bem como da Polaris.
Além de ser prova de furo, o pneu i-Flex tem muitos outros benefícios segundo a empresa. É consideravelmente mais leve do que as atuais combinações de pneu e roda convencionais e também pode fornecer um nível de absorção de choque maior através da estrutura de malha única. Segundo Hankook, só estes dois atributos contribuem para o consumo de combustível reduzido e melhores níveis de NVH.
Pneus Sem Ar – Os Benefícios Não Param Por Aí
No entanto, os benefícios não param por aí segundo a empresa. O peso leve significa menos massa na suspensão, auxiliando a direção, e 95 por cento de materiais do pneu são recicláveis. O i-Flex é feito de poliuretano sintético, com o pneu fabricado em conjunto com sua roda como uma única unidade. A versão do conceito em exposição em Frankfurt vai medir apenas 155/590 R14 exibida em um Volkswagen up! sub-compacto.
A empresa não mencionou planos de produção, mas é só uma questão de tempo até que pneus sem ar (airless) comecem a substituir seus primos pneumáticos.
Outra coisa, a empresa está trabalhando em uma tecnologia ainda mais avançada do pneu. Trabalhando com pesquisadores da University of Cincinnati, a empresa desenvolveu um conceito do pneu com eMembrane que é capaz de transformar seu perfil através de alterações de estrutura interna, em conformidade com as condições diferentes de direção , tais como em uma cidade movimentada ou em uma pista de corrida.
Por exemplo, quando dirigir em alta velocidade, centro de banda de rodagem do pneu se estende para gerar máximo atrito com o solo através da maior área de contato com o pavimento, auxiliando a aderência.
Inversamente, quando dirigir em baixa velocidade, a banda de rodagem é projetada para produzir uma área de contato mínimo de estrada e fricção do chão, no qual a eficiência de combustível do pneu é reforçada por reduzir a resistência ao rolamento. O conceito do pneu eMembrane pode ser visualizado no vídeo abaixo.
Fonte: http://www.foxnews.com/leisure/2013/09/09/hankook-rolls-out-airless-tire-concept/?intcmp=HPBucket&intcmp=features