Plasma – o quarto estado da matéria. O ponto inicial que temos de entender é que os estados físicos da matéria são quatro e não três, como normalmente aprendemos nas escolas. Além dos estados sólido, liquido e gasosos, temos o estado plasma ou gás a alta temperatura. Era o que os gregos chamavam de água, solo, ar e fogo.
Para explicar sem rodeios, o plasma é um gás ionizado, um gás que recebe energia suficiente para liberar elétrons livres dos átomos ou moléculas permitindo que ambas as espécies, os íons e elétrons, possam coexistir. Ou um gás que foi altamente energizado ao ponto que alguns dos seus elétrons ficam livres, mas viajam com seus núcleos.
O interessante nisso é que, tanto quanto sabemos, plasma é o estado mais comum da matéria no universo. O universo é formado de quase 99.9 % de Plasma. Plasma é comum até mesmo aqui na terra. A melhor representação de estado de Plasma na terra é a energia liberada nos raios gerados nas tempestades e trovoadas.
O maior pedaço de plasma que conhecemos muito bem é o amigo e querido de todos nós, o sol. O imenso calor gerado no sol tira elétrons formando moléculas de hidrogênio e hélio que compõem o sol. Essencialmente, o sol, como a maioria das estrelas, é uma enorme bola de plasma.
Gases podem tornar-se plasmas de várias maneira. Porém todas incluem a ação de energizar um gás com uma fonte de energia. Uma faísca em um gás irá criar um plasma. Um gás quente passando por uma grande faísca vai virar o fluxo de gás em um plasma que pode ser útil. Como vemos nas tochas de plasma que são utilizadas nas indústrias para cortar metais e na gaseificação de lixo.
Mas o que é mesmo Gaseificação Tecnologia ou Plasma-lises? Isto vamos ver no próximo artigo.
Artigos Relacionados:
- Plasma Gaseificação Tecnologia: Transformando Lixo em Green-Bio-Combustíveis – Parte I
- O que é Plasma Gaseificação Tecnologia? Parte III