Pe. Antonio Miglio, Ivone Lisboa da Silva e Diocese de Floresta-PE-Brasil: Referência Mundial em Desenvolvimento Integrado Sustentável

A Diocese de Floresta, frente à realidade de miséria e à falta de oportunidade de emprego em que se encontra a região, a partir da Palavra de Deus, que nos pede para atender às necessidades mais urgentes dos irmãos com gestos concretos, quis mostrar que é possível se livrar da miséria e da violência em que é mergulhado o território todo.

Rentabilidade, Emprego e Vida Digna Para Cada Associado
Associações e Associados em Jatobá - Rio São Francisco: Rentabilidade, Emprego e Vida Digna Para Cada Associado

No lugar de espalhar neste imenso território pequenos projetos que beneficiariam poucas famílias, a Diocese decidiu de aplicar os poucos recursos em atividades que poderiam modificar o perfil sócio econômico de toda a região.

Padre Antonio Miglio e Membros da Primeira Associacao Sendo Treinados Pelo Prof. Aecio D'Silva
Foi Assim que Tudo Começou: Padre Antonio Miglio e Membros da Primeira Associação Sendo Treinados Pelo Prof. Aecio D'Silva - A Semente do Desenvolvimento Integrado Sustentável Sendo Semeada

Em agosto de 2002 a Diocese de Floresta promoveu um projeto de piscicultura. A atividade, que ocupa rapazes e moças do município de Jatobá organizados em associação, está tendo resultados além das expectativas e tornou-se um ponto de referência para as associações que pretendem começar a piscicultura em Pernambuco e no Nordeste em geral.

Em 2005 mais três associações tiveram o apoio da Diocese de Floresta. Já passaram pela capacitação em associativismo e estão em plena produção. Isso foi possível em virtude da devolução do empréstimo da primeira associação, de algumas pequenas contribuições e de um empréstimo contraído pela diocese. Desde junho de 2006 mais uma associação no Sítio Mari – Jatobá está sendo acompanhada pela diocese de Floresta.

Associados Sendo Treinados em Associatismo e Cultivo de Peixes em Tanques Redes
Associados Sendo Treinados em Associatismo e Cultivo de Peixes em Tanques Redes

Em 2007 formamos também uma associação formada na sua maioria por mulheres.
A experiência que adquirimos nestes anos de trabalho social nos permitiu traçar alguns critérios que nos parecem indispensável para alcançar os resultados esperados:

• Educar para uma economia solidária e participativa.
• Formar associações com um número de associados que permita seguir cada fase da atividade da associação.
• Só os associados trabalharem nas associações e não contratar trabalhadores
• Dimensionar a capacidade de produção de cada associação de forma que os associados possam cuidar da atividade produtiva sem sobrecargas de trabalho.
• Garantir uma rentabilidade digna para cada associado, de no mínimo, dois salários mínimos por mês.
• Orientar as associações a definir em conjunto estratégias de produção e de venda, melhorando os resultados para todos.
• Os bens imóveis e móveis são de propriedade da associação e todos os associados participam da divisão dos lucros em partes iguais
• Valorizar a tecnologia e a qualidade da produção para que as associações possam enfrentar o mercado sem ajuda ou proteção alguma.
• A atividade seja ecologicamente sustentável e integrada com a comunidade local
• Direcionar estes projetos prevalentemente à:
                              1) População mais jovem, inclusive mulheres,
                              2) Moradores locais
                              3) Pessoas sem perspectiva de renda

Atualmente Ivone Lisboa da Silva e Pe. Antonio Miglio estão orientando seis associações de piscicultura em Jatobá. Cada associação é formada por doze associados, a atual produção é de 15.000 quilos de tilápia. A renda mensal de cada associado é de dois a quatro salários mínimos.

Produção é de 15.000 quilos de tilápia por Mes e Renda Mensal de Cada Associado é de Dois a Quatro Salários Mínimos.
Produção é de 15.000 quilos de tilápia por Mes e Renda Mensal de Cada Associado é de Dois a Quatro Salários Mínimos.

Tudo isso foi possível graças ao apoio financeiro da diocese de Floresta e da valiosa orientação técnica Dr. Aécio d´Silva Ph.D. em aqüicultura, que nos treinou, motivou e assistiu presencialmente nos primeiros meses e atualmente pela internet.

Padre Antonio Mugilo nao Somente Alimentando os Peixes mas Valorizando seres Humano Promovend Desenvolvimento Integrado Sustentável
Padre Antonio Mugilo Alimentando os Peixes Aplicando o que lhe Foi Ensinado e Principalmente Trazendo Dignidade, Significado de Vida e Valorização dos Seres Humanos Promovendo Desenvolvimento Integrado Sustentável

Cada associação cria as tilápias em 65 tanques rede de 14 m³ no município de Jatobá-PE nas águas da represa de Moxotó.

(Informação e Colaboração de Ivone Lisboa da Silva e Pe. Antonio Miglio ao MyBeloJardim.com)

3 comments

  1. estamos necessitando do contato do Padre Antonio Miglio, pois vamos realizar um evento no Paraná e gostariamos de trocar algumas experiências.

  2. Parabenizo o projeto que pude ver de perto, e digo-lhes que a satisfação dos ribeirinhos é imensa, onde pude comprovar que eles adoraram e abraçaram a ideia, pois suas fontes de renda se encontra nesta associação. Em especial o SÍTIO MARI…pessoas que não tinham perspectivas de vida, trabalho e que hoje se orgulham dos seus trabalhos… então meu profundo agradecimento ao Padre, Ivone… mentes brilhantes…

  3. Professor, sempre lhe admirei por sua inteligência, desbravamento, coragem, sucesso, pelos os estudos e posições que alcançou, o que pra me mim sempre foi um estímulo para poder lutar e ser vitorioso dentro dos meus planos e sonhos, refletindo em sua trajetória. Gostaria que solbesse disso, porque desde que lhe conhecí, vislumbrei-me com uma mente brilhante e visionária e tenha certeza que se subí alguns degraus desta escalada profissional, Tu fostes uma das pessoas responsáveis que Deus colocou em meu caminho, para me ensinar e acreditar em minha carreira. Deus te abençoe em tudo. Sou muito grato a ti meu querido amigo, irmão e professor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *