Cultivando Pangasius hypopthalamus Onde É Permitido
Pangasius hypopthalamus (responsável por 98% da produção) é uma espécie fácil de cuidar, resistente e user-friendly. É o que os Aquicultores inovadores estão procurando. Logo, criar possibilidades de cultivar nas nossas condições locais, é algo que vem de imediato nas nossas mentes.
Além disto, como aconteceu recentemente com a Tilápia, devido a tremendo sucesso do Pangasius nos mercados internacionais, estão sendo criadas Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável também para o Pangasius pelo World Wildlife Fund (International Standards For Responsible Pangasius Aquaculture – WWF). Estas Normas estão previstas para ser publicadas no final de 2010.
Estas normas vão ajudar muito no estabelecimento de práticas saudáveis e corretas sobre os pontos de vistas de sanidade, social e ambiental. No Vietnâ existem instalações modernas e de alta qualidade, mas, existem também condições de cultivo que estão muito, mas muito a desejar.
Tem de ser um um peixe com a resistência e robustez do Pangasius para sobreviver e crescer nestas condições. Eles tiveram problemas sérios com uso indiscriminado de antibióticos, desinfetantes banidos e poluição.
Sendo assim o início de cultivo de Pangasius em outros países, pode ser feito com padrões elevados e normas de aquicultura responsável de aceitação mundial.
Vantagens e Desvantagens de Introduzir Pangasius na Aquicultura Local
Quero deixar bem claro que as informações que estou dando sobre Pangasius em todos estes aritgos não tem nenhuma intenção de promover ou sugerir a introdução do Pangasius sp onde não seja legal sua aquicultura.
Nosso propósito aqui no MyBelOJardim.com é informar inteligentemente a comunidade em geral e aos aquicultores para que possam explorar opções de fazer mais dinheiro e produzir alimento de alta qualidade ao melhor preço possível.
Até hoje não há registro de desova natural fora do seu nativo habitat no rio Mekong. Isto pode ser uma das características a ser considerada em posíveis programas de introdução de novas espécies como aconteceu nas Filipinas.
Nas Filipinas os estudos de impacto ambiental feitos pelo Departamento de Fisheries and Aquaculture mostraram que devido a característica de não reproduzir naturalmente fora do seu nativo habitat Pangasius não representava ameaça às espécies nativas e o bagre vietnamita foi introduzido com sucesso na aquicultura deste pais. As Filipinas importam mais de 20 milhões de dólares anualmente de Pangasius vindo do Vietnã.
Vantagens de Cultivo do Pangasius
- Uma opção segura para diversificar e começar uma nova indústria aquícola. Este peixe é uma grande alternativa para gerar empregos e renda para os agricultores-piscicultores. Além de tudo é um peixe exportável.
- É bastante procurado nos USA e Europa, conferindo-lhe uma demanda sempre crescente no mercado mundial.
- Onde seja legal cultivar pangasius, pode ser uma benção para aumentar a renda e a oferta de alimento de alta qualidade junto as populações,
- Pangasius é um peixe que pode respirar ar direto (respiração aérea) suportando baixos níveis de oxigênio dissolvido (DO) na água.
- Pode ser cultivado em viveiros, tanques de concreto, raceways, gaiolas, tanques-redes ou em sistemas de circulação fechada como os Aquabioponics.
- Quando filetado, torna-se o que é conhecido no comércio internacional como um “peixe branco genérico” que é usado agora por, restaurantes como um substituto para os peixes mais caros marinhos.
- É um tipo como surubim com a vantagem de atingir 1 quilo em seis meses de cultivo e tem uma textura comparada com a tilápia. E vai com todo tipo de molho.
- Quando se trata de cultivo intensivo (raceways e tanques-rede), ele não morre facilmente. Ele cresce bem rápido.
- Na verdade, você pode fazer maior volume de produção e colher mais em uma mesma área de cultivo comparada com outras espécies.
- A grande diferença no cultivo de Pangasius é a sua robustez com relação a tilápia e outros peixes usados na aquicultura.
- Robustez é a sua capacidade de viver com baixo nível de oxigênio dissolvido. Este peixe tem a capacidade de praticar respiração aérea.
- Este peixe pode ser cultivado em água salobra com certos parâmetros da água, mas é peixe cultivado principalmente em água doce não em água salgada.
- Não é uma espécie nativa ou exótica estabelecida como a Tilápia. O processo de introduzir uma nova espécie é complicado e lento, quando não totalmente inviável.
- Contudo Pangasius já existe no mercado de peixes ornamentais local. Quem sabe pode ser possível obter permissão para cultivar em sistemas de circulação fechada.
Desvantagens:
- Esta sendo vendido no mercado internacionais com um preço bem mais baixo que tilápia devido a pratica de preços abaixos dos custos de produção.
- O Vietnã no sentindo de conquistar mercado, possivelmente estar perdendo dinheiro na exportação do filé de Pangasius.
- Hoje no Brasil enquanto o filé de Tilapia é vendido em supermercados a R$:22.00 (U$12,8)/ kilo. O file congelado do bagre asiático cultivado importado do Vietnã é vendido a R$9,22 (U$5,3)/kg.
- Contudo, como aconteceu com a Tilápia, isto deve ser logo ser ajustado. Se for provado pratica de dumping, sanções vão acontecer rapidamente.
- Além disto, ter este peixe vivo ou fresco produzido a nível local, faz toda diferença mercadológica comparada com o importado a milhares de quilômetros com 6 meses ou mais de congelado
- Escassez e/ou alto preço dos alevinos. No início o preço do alevino tende ser elevado, Contudo, com o aumento dos laboratórios privados de reprodução induzida, a tendência é uma queda e estabilização dos precos das sementes.
- Não é nativo ou espécie exótica estabelecida como a Tilápia. Para ser cultivado tem de ser liberado oficialmente para cultivo. O processo de introdução de nova espécie é complicado, demorado quando não completamente imposível.
- Contudo, Pangasius já está presente localmente nos mercado de peixes ornamentais para aquários. Uma possivel opção é trabalhar junto aos orgãos governamentais para a obtenção de uma licença especial somente para sistemas de circulação fechada sem efluentes serem liberados em nenhuma coleção de agua local.
Mais informações sobre Pangasius: