Você já ouvir falar ou se deparrou em algum supermercado com o bagre Pangasius (Pangasius hypophthalmus)ou bagre vietnamita?
O bagre Pangasius hypopthalamus é bastante conhecido no mundo de aquariofilia, como iridescent shark ou sutchi catfish. Como peixe para alimento ele era um completo desconhecido até recentemente.
Pangasius é um bagre de água quente tropical que cresce a um máximo de 1,3 metros de comprimento atingindo 44 kg. É um “air-breathing fish” (respiração bi-modal na água e aérea ), o que lhe permite tolerar baixos níveis de oxigênio dissolvido.
Em regime semi-intensivo de cultura em viveiro de peixes e intensivo em raceways e tanques-redes, o peixe pode chegar a 1 kg de peso na despesca num período de 6 meses de cultivo, iniciando com alevinos estocados de 20 gramas.
O rápido crescimento e a elevada taxa de sobrevivência oferece oportunidade para piscicultores atingirem uma renda e produção muito maiores por unidade de área (volume – M3) em comparação aos tradicionais peixes cultivados.
Pangasius é cultivado em grande escala no Vietnam onde 50% das exportações de pescado deste país é vem desta espécie. Além do Vietnã, também é amplamente cultivado em vários países da Ásia, incluindo Tailândia, Nepal, Paquistão, Índia, Bangladesh, Laos, Myanmar, Indonésia e Camboja e nas Filipinas.
Pangasius sp chamado popularmente como Tra (Pangasius hypopthalamus), Peixe Basa (Pangasius bocourti), , Bagre Vietnamita (Vietnamese Catfish) ou simplesmente pangasius. Noventa e oito por cento da produção é de Pangasius Tra (Pangasius hypopthalamus).
Nova Estrela na Aquicultura Mundial
Pangasius é uma nova estrela na aquicultura mundial e cada vez mais conquista importantes mercados internacionais de pescado. Fenômeno como este não acontecia desde que a Tilápia surgiu, conquistou e hoje é o quinto pescado mais consumido entre os americanos.
Este bagre de carne branca, sem espinhos intermusculares, crescimento rápido, carne saborosa e textura suave está chegando com toda força nos mercados americanos e europeus de seafood.
Isto está causando verdadeiro pânico entre os produtores de catfish ictalurus no vale do rio Mississipi. Estes aquicultores estão fazendo tudo para que o Pangasius não invada como um furacão o mercado estadunidense.
No intuito de parar o avanço do Pangasius, os aquicultores do vale do Mississipi estão exigindo regras mais duras de segurança contra este peixe vindo do Vietnã . Ironicamente, para que isto aconteça, eles têm que revogarem a legislação que eles próprios propuseram em 2002 junto ao Congresso Americano.
Sete anos passados, os aquacultores de catfish dos USA conseguiram com êxito que o congresso americano passasse legislação proibindo que o peixe vietnamita fosse chamado, classificado ou comercializado como catfish.
Agora eles querem reverter tudo isto. A razão é a seguinte: para que seja possível qualquer ação protetora de mercado, o Departamento de Agricultura dos USA tem de defazer a legislação estabelecida em 2002 e classificar novamente o Pangasius sp como um bagre (catfish).
Todo este corre-corre é porque não adiantou nada impedir que o peixe vietnamita fosse chamado de catifish. O Pangasius por suas qualidades e preço continua penetrando no mercado americano e hoje é uma real ameaça a toda indústria do catfish americano que movimenta anualmente quase meio bilhão de dólares.
Não há dúvida que esta espécie pode causar um estrago profundo nos aquicultores americanos. Mas ai e que está a vantagem do sistema capitalista de livre mercado. Nos USA (não sei até quando) em regras gerais ainda vence quem oferece o melhor, pelo melhor preço.
Bem, a partir deste artigo vamos colocar periodicamente informações sobre Pangasius para você ficar por dentro inteligentemente do que está acontecendo com esta nova estrela da aquacultura mundial.
Mais infomações sobre Pangasius:
- O que tem o Pangasius de tão Especial?
- Pangasius Aquicultura