O Amor ao Brasil – Colaboração: Rosiel Moura da Silva (adaptado)
Na cidade Catarinense de Joinville, Brasil houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: ‘Dai pão a quem tem fome’.
Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos de idade.
E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os brasileiros verde-amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de patriotismo.
Leiam o que escreveu essa jovem sobre o Amor ao Brasil. É uma demonstração pura de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é este sentimento cívico.
O Amor ao Brasil e o Patriotismo de uma Jovem
“Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:
– O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas
lágrimas amazônicas:
– Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo…
Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores.
Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado.
Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.
Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado.
Pensei… Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes?
Pensei mais… Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido.”
É desse tipo de pessoas que nosso Brasil precisa para ser reestabelecidos os laços de união em prol de nossa natureza,
o que sera de nosso país se o povo brasileiro não acordar e perceber o mal que estão causando a nossa pátria?
Parabéns garota!estou muito feliz em saber que és uma jovem menina pensando com tanta grandeza!acredito na juventude pois são dos mais jovens o futuro de nosso planeta!
Uau esse poema quase me fez chorar
Eu amo meu Brasil de todo o coração e odeio quem ousa de falar mal dele
Pois é Chadia,
como voce diz admiravel o valor desta criança, Deus que abençoe ela para que possa contribuir e muito para grandeza de nossa Patria.
Oswaldiene
Uma pagina como esta, comove a qualquer um, vemos sentimento naquilo que ela transmite, que bom se podesse envolver os nossos politicos, e relamente eles se inspirassem nos versos desta criança para melhoria do Brasil.
Andre
E lindo ver uma criança, nos dar uma lição de patriotismo como esta, por isso VIVA O BRASIL.
Grande divulgadora do saber Marcia
E realmente impressionante como as pessoas, apesar de tanta propaganda em destruir os nossos valores patrios, ainda encontrem perolas no meio dos porcos.
Impresionante este texto, neste mês de setembro trabalhei em aulas com meus alunos tentando fazer justamente este resgate de amor a pátria que tanto tem se perdido no tempo, e usei justamente o Hino Nacional, é preciso que busquemos resgatar estes valores usando como recursos os símbolos maiores da nossa Pátria amada BRASIL! como educadora me sinto muito feliz ao ver uma adolecente de apenas 14 anos ter esta mentalidade. Abraços!
Este texto realmente é impresionante AMI Rosiel Moura, como educadora me orgulho que ajam crianças preocupadas com a nossa querida Pátria e mãe gentil, trabalhei durante o mês de setembro com aulas que resgatavam um pouco deste patriotismo que tanto nos faz falta e justamente usando a letra do nosso Hino Nacional, é impresionante como o amor e cuidado a ´patria vem perdendo valor em nossa sociedade, resgatemos estes valores tomando como exemplo esta menina que foi tão feliz em seu texto! Abraços!
Realmente um texto muito comovente,ela expressa com clareza os seus sentimentos em relação a pátria e o despreso de muitos pelo nosso Brasil.. Parabéns jovem pela seu patriotismo e parabéns AMI Rosiel pela colaboração maravilhosa para o My Belo Jardim, onde tenho certeza que todos que leram puzeram a mão no seu peito e viram que o que fazem ainda é pouco pelo nosso país!!
É impressionante a capacidade de expressão escrita que essa menina alcançou, pois com sua criatividade pôde misturar um símbolo nacional ao contexto de seu magnífico texto.Atrevo-me até em dizer que a grandeza da Pátria é devolvida por pessoas como você que estão aí, produzindo e trabalhando para que o desenvolvimento seja uma conquista de todos para todos.Parabéns, são pessoas como você que fazem a riqueza desse país.
Meu Deus,admirável a forma que essa menina usou as palavras, uma sicronia impecável com a realidade existente do nosso país. Falou muito forte ao meu coração e me fez refletir mais em atitudes com raízes para minha cidade, para meu estado,para o meu país.
Parabém AMI Rosiel pela excelente colaboração em nos trazer tão profundo texto e mais admirável ainda, por ter sido feito por alguém tão jovem e que espero que nos proximos textos,quando estiver mais madura, ela encontre o mapa verdejante,sem lágrimas e não silencioso e mudo, mas sim, como uma criança em seu crescimento,cheio de vida!!!