Nutracêuticos – Alga É a Resposta

Nutracêuticos – Coloboração: Dr. John Kyndt – Head do Programa de Energia Renovável do Advanced Energy Independence Lab – Moura Tecnologies e Dr. Aecio D’Silva .

Nutracêuticos em Constante Ascensão
Nutracêuticos em Constante Ascensão

Como dissemos em posts anteriores e em nosso recente e-book (Algae Color The Future Green, 2012) nutracêuticos formam um enorme mercado com um imenso potencial de crescimento.

A indústria de nutracêuticos, em geral, vai acompanhar os consumidores a proporção que mais e mais pessoas se tornam conscientes em ter e manter uma boa saúde acompanhada de vida saudável.

O crescimento do mercado é esperado continuar tanto durante a atual recessão global como também nos mercados emergentes. Os mercados emergentes para os nutracêuticos estão principalmente na Ásia, América Latina e Oriente Médio.

Uma realidade é cada vez mais clara para todos: é inegável que é mais barato incorporar alimentos saudáveis ou suplementos em sua dieta do que ter astronômicas contas médicas para pagar no futuro.

Por outro lado, a indústria da beleza é um fator de crescimento importante para os nutracêuticos. As pessoas de ambos os sexos continuam procurando maneiras de manter a pele saudável e corpo sarados através dos produtos que compram e exercícios que praticam.

Todo esse crescimento exponencial não está passando despercebido tornando o mercado de nutracêuticos altamente competitivo e comandado por preços, segurança, embalagens chamativas e marcas conhecidas, entre outros fatores.

Espera-se que o próximo nível de diferenciação dos produtos Nutracêuticos virá cada vez mais através de forte presença de tecnologia de ponta e pesquisa científica.

O desenvolvimento de pesquisa em profundidade será caracterizada por produtos que:

  • Mostram eficácia, resultados e valor (não apenas alegações soltas de uma mistura de vitaminas).
  • Proporcionam segurança (estudam a origem e presença de contaminantes potenciais).
  • Seguem rigorosas normas regulamentares.

Outro fator imnportante que já falamoss antes, é a “Big Pharma Industry” está mudando seus recursos para outras áreas longe de P&D (Pesquisa E Desenvolvimento). Isto cria oportunidades para que as empresas menores tenham condição de penetrar no mercado com produtos solidamente estudados e pesquisados.

Similarmente no mercado nutracêutico, o cenário mais bem sucedido parece ser onde básica P&D e prova de conceito são realizadas por pequenas empresas estreantes, enquanto grandes empresas já estabelecidas poderiam oferecer a expertise e orçamento para conduzir os produtos promissores à fase de testes clínicos caros e, eventualmente, lançarem no mercado.

Formar parcerias certas e na hora certa parecem ser a chave do sucesso para pequenas empresas iniciantes no campo das ciências da vida.

Nutracêuticos – Algas São a Resposta para Produção Escalável

A proporção que o cultivo de algas se expande não há dúvida de que a importância das algas na produção de nutracêuticos vai aumentar exponencialmente.

A maioria dos modelos econômicos apresentados até esta data para produção de biocombustível de algas incluem o uso de nutracêuticos em sua projeção para tornar suas operações economicamente viáveis

Os produtos mais proeminentes atualmente extraídos a partir de algas são carotenoides (por exemplo, a astaxantina) e ácidos graxos poliinsaturados (PUFA), no entanto existe uma crescente potencial em uma grande variedade de produtos derivados de algas.

Atualmente, PUFAs omega3 são principalmente produzidas a partir de óleo de peixe, no entanto, se você quer saber onde os peixes acham esses ácidos graxos?

Os PUFAs omega3 contidos no óleos dos peixes são realmente derivados de algas (introduzidos através da cadeia alimentar com os zooplânctons consumindo microalgas que sintetizam omega3 PUFA).

As algas são conhecidas por produzir w-3 PUFA, tais como EPA (ácido eicosapentaenoico, C20: 5, n3) e DHA (ácido docosaexaenoico, C22: 6, n3) em concentrações elevadas, por exemplo as algas Schizochytrium (DHA), Crypthecodinium (DHA) e Phaeodactylum (EPA).

Os compostos bioquímicos que são tipicamente enriquecidas nos nutracêuticos normalmente consistem em:

  • Vitaminas
  •  Os aminoácidos (essenciais e não essenciais)
  • Licopenos
  • Isoflavonas (por exemplo, esteróis, probióticos)
  • PUFAs
  • Fibras

As algas podem ser selecionadas, adaptadas, induzidas ou manipuladas para produzir maiores quantidades dessas substancias.

Adicione isto ao fato que crescentes preocupações sobre a acumulação de poluentes em peixes, especialmente toxinas como PCBs e metais pesados, bem como a continuação da depredação dos recursos pesqueiros, a fim de atender às demandas de um mercado em expansão, estão chamando a atenção para outras opções e recursos.

Nosso grupo de cientistas desenvolveram e têm tecnologias capazes de cultivar microalgas puras em alta densidade e com alta qualidade em diferentes configurações em ambientes controlados,

Esta é uma alternativa saudável e mais segura para o rápido crescimento da produção de Nutracêuticos tão demandados para suprirem o mercado insaciável de estilos de vida mais saudáveis e aparência bonitas e sarradas.

Alga é a resposta e vai cada vez mais desempenhar uma função estratégica no mercado bilionário mundial de Nutracêuticos. Tecnologia de ponta é a palavra chave para entrar neste mercado.

Fonte: Nutraceuticals – Algae Are the Answer

Algae Color the Future Green no Amazon.com

Links Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *