Nanotecnologia: Criando Baterias Eternas

Nunca mais Precisando Parar para Re-carregar seu Cell Fone?

Um simples toque do seu dedo pode ser o suficiente para carregar o seu dispositivo portátil, graças a uma descoberta feita na Universidade Nacional Australiana (ANU).

Uma equipe de cientistas desta universidade demonstraram pela primeira vez a capacidade de filmes finos piezoeléctricos para transformar a pressão mecânica em eletricidade em um trabalho que eles deram o título de “Caracterização nanoescala de Geração de Energia a partir de Filmes Finos Piezoelétricos”.

Os pesquisadores publicaram os resultados do uso de nanoindentação para caracterizar tensão in situ e a geração de corrente em filmes finos piezoelétricos.

Este trabalho apresenta a observação controlada de tensão (voltagem) piezoelétrica em nanoescala e real geração, permitindo a quantificação precisa e mapeamento de variações de força.

A equipe caracterizou tanto filmes finos contínuos e nanoilhas padrões com área de interação restrita. A influência do tamanho sobre os parâmetros de geração de energia é relatado, demonstrando que nanoilhas podem exibir mais efetiva geração do que os atuais filmes contínuos.

Esta constatação quantitativa sugere que mais pesquisas sobre o impacto da padronização em nanoescala de filmes finos piezoelétricos podem render uma plataforma de materiais melhorados para sistemas integrados de energia em microescala.

A descoberta foi feita por piezoeléctricos combinando, materiais capazes de transformar a pressão em eletricidade, com tecnologia de película fina, com base na produção de microchip usando esta descoberta.

O principal desafio seguinte será ampliar a energia eléctrica gerada pelos materiais piezelétricos para que possam ser integrados a baixo custo, estruturas compactas, acrescentaram os pesquisadores.

Isto é, este avanço nanotecnológico poderá permitir que dispositivos portáteis com telas de toque tais como tablets e telefones celulares  (i.e. Droids, Xooms, iPads e iPhones) possam ser recarregados cada vez que você pressionar a tela. ou que um marcapasso seja alimentado por sua própria pressão arterial.

Artigos Relacionados:

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *