Lixo Urbano: Consórcio da British Airways Vai Produzir Querosene de Aviação do Nosso Lixo de Cada Dia

Lixo Urbano – A British Airways vai investir $500 milhões de dólares em um Consórcio para construir uma refinaria renovável para produção de Bio-Querosene a partir do Nosso Lixo de Cada dia, ou melhor do Lixo Londrino de Cada Dia.

O consorcio entre British Airways e várias empresas em Londres foi criado recentemente com o objetivo de produzir combustível de aviação, biodiesel e bio-nafta a partir de lixo urbano ou resíduos sólidos urbanos coletados na cidade de Londres.

Lixo Urbano - Lixo Urbano Londrino Vai Produzir Bio-Querosene (Crédito: London City)
Lixo Urbano – Lixo Urbano Londrino Vai Produzir Bio-Querosene (Crédito: London City)

O projeto desenvolverá uma usina ou refinaria renovável de biocombustíveis na capital Londrina que irá converter parte do lixo urbano ou municipal de Londres em biocombustíveis de aviação para utilização em voos da British Airways que operam a partir do Aeroporto London City.

A refinaria renovável usará cerca de 500.000 toneladas de resíduos urbanos ou lixo urbano, cada ano, convertendo-os em cerca de 16 milhões litros de combustível de aviação, usando processos Fischer-Tropsch que nosso grupo de cientistas conhece e domina tão bem.

A usina também inclue uma estação de energia de biomassa de 40MW, com a eletricidade, sendo usada para a abastecer a planta, bem como para fornecer eletricidade para a rede pública. Bio-nafta também vai ser produzido como um subproduto.

Os biocombustíveis deverão ter uma redução de 90% nas emissões de carbono em relação ao regular Jet a-1.

A British Airways comprometeu-se a comprar o combustível de jato produzido pelas nova fábrica de biocombustível na UK como parte da iniciativa GreenSky Londres. O combustível será comprado a preços competitivos de mercado.

Lixo Urbano – Tecnologia de Gaseificação de Resíduos Sólidos Urbanos

Construção da refinaria renovável está sendo liderada por uma empresa que domina a tecnologia de gaseificação de resíduos sólidos urbanos como parte do consórcio da British Airways.

A empresa fornecerá o processo de gaseificação ou plasmalisis de alta temperatura que converte dejetos em syngas ou gás de síntese como parte do processo integrado de gaseificação de biomassa para gerar biocombustíveis – Nosso conhecido Processo-Solução Biomassa-Gás-Líquido

Outros membros do consórcio são empresas fornecedoras dos reatores Fisher-Tropsch e catalisadores que convertem o gás de síntese purificado em hidrocarbonetos líquidos; e empresas especializadas na execução de projetos de biocombustível e suporte de serviços de engenharia.

A refinaria renovável é programada para entrar em operação no começo de 2015. Não resta dúvida que a tecnologia de transformação de lixo em biocombustíveis que temos defendido e promovido tem agora um mega impulsionador a nível mundial.

Daqui por diante, o que era casos insolados de sucesso, passa a ser uma opção mundial para manejo de resíduos urbanos com sustentabilidade tanto econômica como ambiental. Quando será cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Porto, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Belo Jardim e daí por diante vão seguir o exemplo……

Para se ter uma idéia do volume de lixo urbano ou municipal disponível, somente a cidade de São Paulo produz cerca de 4,3 milhões e o Rio de Janeiro 1,2 milhões de toneladas de lixo urbano anualmente. Já pensou quantos litros de biocombustíveis poderiam ser produzidos anualmente com estas imensas quantidades de lixo paulistano e carioca…..

Lixo Municipal – Proceso-Diagrama Animação de uma das Tecnologias-Sistemas para Produção de Syngas e Eletricidade a Partir do Lixo Municipal ou Sólido Municipal Urbano (MSW – Municipal Solid Waste)

Séries Sustentabilidade Ambiental – Por: Dr. Aécio D’Silva, CEO, Moura Technologies e Dr. John Kyndt.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *