Levitação Quântica – Entendendo a Física Atrás do Fenômeno
Levitação Quântica – No experimento Israelense foi usado um wafer de cristal de safira que foi coberto com uma fina camada (~ 1 um – mícron – de espessura) de material cerâmico chamado de óxido de ítrio bário cobre – YBCO – (YBa2Cu3O7-x).
A camada de cerâmica não tem propriedades magnéticas ou elétricas interessantes à temperatura ambiente.
No entanto, quando é resfriada abaixo de -185 º C (-301 º F), o material se torna um supercondutor.
Ele conduz eletricidade sem resistência, sem perda de energia. Zero perda.
Supercondutividade e campo magnético não gostam um do outro. Quando juntos, criam um campo eletromagnético que vai como repelir o supercondutor para o interior, um fenômeno conhecido como efeito Meissner.
No caso do experimento de levitação quântico do grupo de supercondutividade da Universidade de Tel Aviv em Israel, mostrado no vídeo deste post, como o supercondutor tem uma camada extremamente fina, o campo magnético penetra no supercondutor.
No entanto, ele faz isso em quantidades discretas (que em física quântica, se diz em intensidade ou doses quânticas) chamadas de fluxos tubulares.
Dentro de cada fluxo tubular magnético a supercondutividade é destruída localmente. O supercondutor vai tentar manter os tubos magnéticos fixada em áreas fracas.
Qualquer movimento espacial do supercondutor fará com que os tubos de fluxo se movam. Isto evita que o supercondutor continuo “preso” no ar.
Levitação Quântica – O que Dizem os Opositores
Os opositores desta tecnologia de levitação quântica de supercondutores dizem que a mesma não faz sentido nenhum e nunca vai ter aplicação prática. Arguem que a quantidade de energia necessária para manter o supercondutor nesta temperatura tão baixa excede em muito a quantidade de “trabalho” que se pode obter.
Afirmam que é como os que vivem buscando o tal de movimento perpétuo e que talvez daqui a alguns milhares de anos, um dispositivo que poderia aproveitar o espaço frio e os campos magnéticos dos grandes corpos planetários poderia produzir uma “nave espacial” de algum tipo.
Os que não acreditam acrescentam que nosso planeta terra é muito quente, esse tipo de coisa nunca vai funcionar e que esta é uma tecnologia completamente inútil.
William Gladstone x Michael Farraday
Será que os incrédulos de levitação quântica não estão tendo a mesma atitude e mentalidade de William Gladstone quando lhe foi apresentada a descoberta da energia elétrica por Michael Farraday.
Gladstone perguntou a Farraday:
“Qual é o ponto de sua energia elétrica? Esta é uma tecnologia completamente inútil. Não serve para nada”.
Imagine se todos tivessem seguido a opinião de Gladstone que escuridão estaríamos até hoje. Sem a invenção da energia elétrica, a civilização moderna como a conhecemos não existiria. Que diga Thomas Edson…
Links Relacionados:
- Nanotecnologia: Celular Flexível do Futuro
- Nanotecnologia: Células Solares de Nanofios Reduzem o Custo de Fotovoltaica
- Nanotecnologia: Nova Forma de Armazenar Energia Solar Usando a Via Química
- Fabricação de Órgãos Humanos: Realizado Primeiro Transplante de uma Traquéia Sintética
- Criadas Células Solares de Pontos Quânticos Que Podem Ser Aplicadas como um Spray
- Criando Baterias Eternas
- Criados Nanomateriais que Mudam de Consistência ao Toque de um Botão
- Solar Giants on the Rise in the Southwest US
É fantastico vê que algo dessa natureza estar sendo testado é o inicio, aliás se dúvidar é o começo do que estar escrito nas escrituras é claro, pode ter certeza que isso vai se concretizar esperemos…