Young scientists

Jovens Cientistas: A Importância de Promover a Paixão pelo Conhecimento e pela Exploração Científica entre Jovens Estudantes Talentosos em Nossa Comunidade

Ações para Inspirar e Apoiar a Próxima Geração de Cientistas e Inovadores em suas Comunidades

Prof. Aécio D’Silva, Ph.D
AquaUniversity

Jovens Cientistas – Ciência é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo natural e social. A ciência é também a fonte de inovação e progresso que pode melhorar as nossas vidas e a sociedade. A ciência precisa de jovens cientistas que sejam apaixonados, curiosos e criativos e que possam contribuir para o avanço da ciência e para a solução dos desafios globais. Nesta postagem de Inteligência Colaborativa do MyBeloJardim, discutiremos porquê e como devemos promover a paixão pelo conhecimento e pela exploração científica entre jovens estudantes talentosos em nossa comunidade.

Professora Dulce Ramos
Professora Dulce Ramos

Quando eu palestro, escrevo ou ensino sobre promover paixão pela ciência e conhecimento, a figura emblemática da Professora Dulce Ramos de Queiroz vem à minha mente com imensa gratidão à esta mestra inesquecivel. Foi ela o anjo motivador guiada por Deus que me introduziu à vida científica. Foi Dulce de Queiroz com seu dom didático brilhante, que um certo dia no Ginásio Professor Donino em Belo Jardim nos anos 60, me chamou à sua mesa e disse olhando fundo para meus olhos que eu poderia ser tudo o que eu quisesse na vida, se eu mudasse minha maneira de pensar e aprender e acreditasse em mim mesmo. Isso aconteceu depois de eu falhar miseravelmente nas minhas notas como estudante. A partir dessa conversa, ciência e conhecimento nunca mais saíram da minha vida.

Deste momento em diante, comecei a ler tudo que aparecesse à minha frente e entender que ciência não é apenas uma disciplina ou uma carreira, mas também uma forma de pensar e aprender. A ciência pode estimular o desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens estudantes, melhorando as suas competências, conhecimentos, atitudes e valores. A ciência também pode proporcionar oportunidades e desafios aos jovens estudantes, expondo-os a fenómenos, problemas e soluções diversos e complexos. A ciência também pode inspirar os jovens estudantes com modelos e mentores, ligando-os à comunidade científica e à cultura científica.

alcançar o impossível

Como fomentar a paixão pelo conhecimento e pela exploração científica de jovens cientistas entre estudantes talentosos em nossas comunidades

Fornecer educação científica envolvente e relevante

Uma das formas de fomentar a paixão pelo conhecimento e pela exploração científica entre jovens estudantes talentosos da nossa comunidade é proporcionar uma educação científica envolvente e relevante. A educação científica é o processo de ensino e aprendizagem de ciências, dentro e fora da sala de aula. A educação científica pode fomentar a paixão pela ciência ao:

  • Tornar a ciência divertida e interessante. A educação científica pode tornar a ciência divertida e interessante através da utilização de vários métodos e ferramentas, tais como experiências, jogos, simulações e histórias, que podem captar a atenção e a imaginação dos jovens estudantes e motivá-los a explorar e descobrir.
  • Tornar a ciência significativa e aplicável. A educação científica pode tornar a ciência significativa e aplicável através da utilização de vários contextos e exemplos, como a vida quotidiana, eventos atuais e cenários futuros, que podem relacionar a ciência com as necessidades e interesses dos jovens estudantes e mostrar-lhes a relevância e o impacto da ciência.
  • Tornar a ciência empolgante e desafiadora. A educação científica deve tornar a ciência empolgante e desafiadora através da utilização de várias perspetivas e abordagens, tais como incluir exemplos vitoriosas de pessoas que transformaram o mundo por descobertas revolucionárias e inovadoras, que podem refletir e acontecer com qualquer um que decida mudar sua maneira de pensar e apreender.

Criar um ambiente científico favorável e estimulante

Outra forma de fomentar a paixão pelo conhecimento e pela exploração científica entre jovens estudantes talentosos da nossa comunidade é proporcionar um ambiente científico estimulante e de apoio. O ambiente científico é o ambiente físico e social onde a ciência acontece, tanto dentro como fora da escola. O ambiente científico pode promover a paixão pela ciência ao:

  • Fornecer acesso e recursos . O ambiente científico pode proporcionar acesso e recursos, oferecendo diversas instalações e materiais, tais como laboratórios convencionais e de ciências vivas (como os sistemas micro-aquabioponics), bibliotecas e equipamentos, que podem permitir e melhorar a prática e a aprendizagem da ciência e reduzir as barreiras e os custos da ciência. [1]
  • Fornecer orientação e feedback. O ambiente científico pode fornecer orientação e feedback, oferecendo várias pessoas e plataformas, tais como professores, pares e comunidades online, que podem apoiar e orientar o desenvolvimento e o desempenho da ciência, e fornecer feedback e reconhecimento construtivos e positivos.
  • Oferecer oportunidades e desafios. O ambiente científico pode proporcionar oportunidades e desafios ao oferecer diversas atividades e eventos, como clubes, competições e feiras, que podem expor e envolver jovens estudantes no processo científico e na cultura científica e proporcionar-lhes incentivos e recompensas.

Promover experiências científicas inspiradoras e fortalecedoras

Uma terceira forma de fomentar a paixão pelo conhecimento e pela exploração científica entre jovens estudantes talentosos da nossa comunidade é proporcionar experiências científicas inspiradoras e fortalecedoras. As experiências científicas são as interações e os resultados que os jovens estudantes têm com a ciência, tanto dentro como fora da escola. As experiências científicas podem fomentar a paixão pela ciência ao:

  • Proporcionando curiosidade e admiração. As experiências científicas podem proporcionar curiosidade e admiração, apresentando várias questões e fenómenos, tais como mistérios, puzzles e surpresas, que podem despertar o interesse e a investigação de jovens estudantes e desafiá-los a procurar e encontrar respostas e explicações.
  • Proporcionar criatividade e inovação. As experiências científicas podem proporcionar criatividade e inovação, apresentando vários problemas e soluções, tais como questões, dilemas e invenções, que podem estimular a imaginação e a engenhosidade dos jovens estudantes e desafiá-los a criar e melhorar produtos e processos.
  • Proporcionando impacto e valor. As experiências científicas podem proporcionar impacto e valor, apresentando várias implicações e aplicações, tais como benefícios, riscos e ética, que podem influenciar a atitude e o comportamento dos jovens estudantes e desafiá-los a usar e partilhar os seus conhecimentos e competências científicas para o bem de si próprios. e outros.

Young scientists

Jovens Cientistas – Como podem os pais e professores incentivar as crianças a seguirem carreiras científicas?

Pais e professores (como fez a Prof. Dulce Ramos Queiroz) podem incentivar as crianças a seguir carreiras científicas, estimulando a sua paixão, curiosidade e criatividade pela aprendizagem e exploração científica. Podem implantar academias de ciências locais que agregam os que querem seguir a vida cientifica.  Algumas das maneiras pelas quais eles podem fazer isso são:

  • Proporcionar uma educação científica envolvente e relevante que torne a ciência divertida, interessante, significativa e aplicável para as crianças, e que cubra vários tópicos, disciplinas e perspectivas da ciência.
  • Proporcionar um ambiente científico estimulante e de apoio que proporcione acesso, recursos, orientação, feedback, oportunidades e desafios para as crianças praticarem e aprenderem ciências, tanto dentro como fora da escola e de casa.
  • Proporcionar experiências científicas inspiradoras e fortalecedoras que proporcionem curiosidade, admiração, criatividade, inovação, impacto e valor às crianças, e que as exponham a diversas questões, fenómenos, problemas, soluções, implicações e aplicações da ciência.
  • Fornecer modelos e mentores que mostrem às crianças a diversidade e a possibilidade de carreiras científicas e que as inspirem e apoiem na prossecução dos seus interesses e objectivos na ciência. Isto pode ser feito apresentando as crianças a indivíduos da comunidade cujo trabalho esteja relacionado com ciência ou tecnologia ou participando em programas que combinam as crianças com mentores ou estágios em áreas científicas. [2, 3]
  • Fornecer reconhecimento e incentivo que reconheçam e celebrem as conquistas e esforços das crianças na ciência, e que as motivem e desafiem a continuar e melhorar a sua aprendizagem e exploração científica. Isto pode ser feito fornecendo feedback construtivo e positivo, incentivos e recompensas para o trabalho científico das crianças, ou apresentando e partilhando o seu trabalho científico com outras pessoas.

Ao fazerem estas coisas, pais e professores podem ajudar as crianças a desenvolver as competências, conhecimentos, atitudes e valores que são essenciais para as carreiras científicas, e também ajudá-las a descobrir e apreciar a beleza e a utilidade da ciência para si e para os outros. [4, 5, 6]

Em resumo, a ciência é um empreendimento humano poderoso e valioso que pode enriquecer nossas vidas e a sociedade. A ciência precisa de jovens cientistas que sejam apaixonados, curiosos e criativos e que possam contribuir para o avanço da ciência e para a solução dos desafios globais. Para promover a paixão pelo conhecimento e pela exploração científica entre os jovens estudantes talentosos da nossa comunidade, devemos proporcionar uma educação científica envolvente e relevante, um ambiente científico favorável e estimulante e experiências científicas inspiradoras e fortalecedoras. Ao fazê-lo, podemos inspirar e apoiar a próxima geração de cientistas e inovadores. O que você como pai, professor ou líderes eleitos estão fazendo para despertar nos jovens o desejo e paixão pelo conhecimento e pela exploração científica? Por favor compartilhe sua experiencia abaixo falando de suas experiencias e deixando seus comentários.

Referências:

[1] Aecio D’Silva. (2021). GESTÃO-LIDERANÇA ICET WAY – INTELIGÊNCIA COLABORATIVA & EXCELÊNCIA TOTAL: Arte De Tomar Decisões Precisas Corretamente Na Primeira Vez com Eficiência, Sustentabilidade e Inovação. Moura Enterprises Publishing House. Amazon Books.

[2] National Research Council. (2012). A framework for K-12 science education: Practices, crosscutting concepts, and core ideas. Washington, DC: The National Academies Press.

[3] Osborne, J., & Dillon, J. (2008). Science education in Europe: Critical reflections. London: The Nuffield Foundation.

[4] Bybee, R. W. (2010). Advancing STEM education: A 2023 vision. Technology and Engineering Teacher, 70(1), 30-35.

[5] Dweck, C. S. (2006). Mindset: The new psychology of success. New York: Random House.

[6] National Science Board. (2010). Preparing the next generation of STEM innovators: Identifying and developing our nation’s human capital. Arlington, VA: National Science Foundation.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *