Google – Sem você mesmo perceber é possível que a Google esteja se tornando uma extensão da sua mente. Pode ser? Um “big brother”, uma mão ou assistente onipresente digital que descobre o que você quer e fornece antes mesmo de você perceber o que precisa.
Bem, não entre em pânico, mas é o que estão alertando e sugerindo renomados especialistas do mundo digital, entre eles o escritor Stephen Shankland da CNET.
Segundo, Shankland pense você ligado na internet via a Wi-Fi do seu carro e acompanhando a distância Google diagnosticando a doença de sua filha, que nasceu precoce, com base onde ela está, seu estado de alerta, a temperatura de sua pele e você segue dirigindo seu carro para buscá-la na escola e trazê-la para casa ou enquanto você está no trabalho.
Ou em outra situação, Google traduz um aviso de emergência incompreensível enquanto você está dentro de um trem em um país estrangeiro. Que tal Google direcionar sua carteira de investimentos dizendo em que você deve investir ou colocar seu dinheiro?
Imagine você ligadão no som do app da Google quando automaticamente o celular chama a polícia devido a uma frase anteriormente estabelecida no seu app que indica que você está sendo assaltado.
Tudo isto pode ser maravilhoso, cômodo e facilitador, mas você não avalia como sorrateiramente toda sua vida está se adaptando para fazer Google uma extensão de sua mente transferindo o controle de sua vida. Esta é uma mudança profundamente assustadora.
Lembre bem, para ter uma vida controlada, acompanhada ou assistida pela Google, você tem de conceder os privilégios sem precedentes ao Googlebot e concordar com sua nova política de privacidade autorizando a empresa a acompanhar sua informação pessoal, seus movimentos e comportamentos.
Este é o modo como Google está trabalhando para integrar os todos seus dados sociais em seus serviços. Deste modo você terá que decidir o quanto você vai compartilhar com as contas de seus contatos do Google integrando tudo para que o sistema possa avaliar tudo que você precisa, necessita e controlar seus passos e movimentos a todos momentos conectado e associado a sua conta na Google.
Google – Será que Podemos Por Limites Nisto Tudo?
Os especialistas como Shankland estão alertando com uma grande bandeira vermelha. Eles estão mostrando que os novos recursos, apps e tudo mais que aparecem a todo momento, na realidade, estão fazendo pequenas alterações e aumentando o acesso aos seus dados de maneira imperceptível em um fluxo constante de pequenos avanços.
Veja o que um app pede para que você possa download e instalar o mesmo no seu celular e o que o app pede sorrateiramente para ter acesso toda as vezes que faz um upgrade!!
Tudo acontece homeopaticamente e na surdina até que um dia você acorda e percebe que a Google tem acesso totalmente e completamente a tudo e o resto de sua vida. O que você é, faz, tem, compra, com quem se relaciona, onde anda e a lista vai quase sem fim.
Você já recebeu uma mensagem dizendo que a Google precisa de acesso ao seu calendário? Parece útil. Seu telefone Android precisa ligar o microfone do aparelho para que o Google Maps app possa julgar pelo ruído do ambiente se você está na rua ou dentro? Bem, isso vai me ajudar a chegar no aeroporto mais rápido.
Pouco a pouco tudo isto vai fazendo sua vida mais fácil e tudo chega a você sem você mesmo perguntar. Ficamos como sem uma mão,perna ou olho quando não recebemos as mensagens, avisos, alertas e tudo mais dos nossos apps. Paulatinamente, a Google vai tornando-se na prática uma extensão de você ou de sua mente.
A primeira vista e individualmente, essas alterações podem ser inicialmente relativamente benignas, mas coletivamente, além do controle sobre você, elas são um mamute negócio zilionário com gente fazendo zilhões de $$$ com suas informações.
A Google, por outro lado, afirma que é um negócio e que precisa faturar e muito. Acrescenta que sua missão “é organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”. É a famosa inclusão digital de toda a população do mundo. Parece maravilhosa, charmosa e politicamente correta.
Contudo, o uso, controle e cerceamento de privacidade das pessoas que todas estas facilidades estão praticando e avançando cada vez é uma coisa assombradora. Na realidade a declaração de missão Google já é obsoleta, mesmo que seus executivos estejam demorando para admitir e corrigir isto.
A tecnologia está aí para aproximar, mudar e tornar o mundo melhor. Contudo, o que as pessoas estão perdendo de suas privacidades fazendo da Google uma extensão de suas mentes, terão implicações sem precedentes na perda de privacidade e liberdade de todos.
Como ter todas esta facilidades sem perda de privacidade é uma luta de todos que acreditam como Thomas Jéferson que “todos os seres humanos são criados iguais, e são dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão o direito a vida, a liberdade e a busca da felicidade”, precisam engajar-se e participar.
Não podemos dar tudo ou permitir tudo que a Google pede ou impõe sem termos opção de escolha. Isto é plenamente possível com normas e ações conjuntas mundiais de proteção das liberdades individuais nesta era digital.
Fonte: CNET, FoxNews, CNM, Blaze