Evolução ou Inteligente Design: O Desafio ao Darwinismo Feito por uma Única Enzima Extremamente Complexa

Evolução – Queremos apresentá-lo(a) a carbamoil fosfato sintetase (CPS), uma enzima extremamente complexa. Esta enzima utiliza bicarbonato, glutamina, ATP, a água e para fazer carbamoil-fosfato através de uma reação multiestágios em três separados locais ativos envolvendo vários passos intermediários instáveis.

Evolução ou Inteligente Design - Enzyme carbamoil fosfato sintetase (CPS) - (Fonte: evolutionnews.org)
Evolução ou Inteligente Design – Enzyme carbamoil fosfato sintetase (CPS) – (Fonte: evolutionnews.org)

Veja mais detalhes no artigo abaixo parcialmente traduzido do Site: evolutionnews.org do artigo de Ann Gauge.

CPS é composta de duas cadeias de proteínas com um comprimento total com mais de 1400 resíduos de aminoácidos. Sabemos agora a partir de extensos dados bioquímicos que uma CPS totalmente acoplada requer a hidrólise de uma glutamina e duas moléculas de MgATP para cada molécula de fosfato carbamoil formado.

Os três locais ativos da enzima mantem a estequiometria global da reação, sem desperdício de hidrólise de glutamina e / ou MgATP.

Para realizar algumas das reações de forma super eficiente, a enzima utiliza túneis internos moleculares para sequestrar e fazer rápida transferência dos reagentes entre sites ativos, e  conformacionais alterações alostéricos para sincronizar a sua atividade.

Evolução ou Inteligente Design – CPS Realiza Algo Super Complexo E Altamente Notável

Mesmo que não entenda tudo que foi descrito, porém uma coisa esta na cara: o que esta enzima realiza é algo super complexo e altamente notável, uma vez que os locais de primeiros e últimos sites ativos são separados por cerca de100 Â. Lembre que 1 (um) Â (angstrom) é igual a 0,00000000001 m ou seja um décimo de bilionésimo)de um metro.

O ainda mais notável é o fato de que esta enzima leva a cabo uma série de reações envolvendo passos intermediários instáveis com uma meia-vida de segundo para milésimos de segundos.

Como é que um processo evolutivo neodarwinista pode evoluir ou produzir uma enzima como esta? Mesmo se as enzimas que realizam as várias reações parciais pudessem ter evoluídas separadamente, a coordenação e combinação dos domínios em uma enorme enzima é um feito de engenharia especializada além de qualquer coisa que podemos pensar ou fazer.

A probabilidade é praticamente infinita disto acontecer no tempo geológico estimado desde que supostamente a vida surgiu na terra.

São perguntas como estas que muitos estão fazendo na comunidade científica  indagando a si mesmos se a Teoria de Inteligent Design ou Design Inteligente não é muito mais cientificamente possível em imensos casos como este do que a discutida teoria neodarwinista de evolução?

Fonte:  http://www.evolutionnews.org/2012/05/the_challenge_t059191.html

Links relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *