Estuda Liga Poluição Atmosférica nos USA a Componentes Soprados Da Ásia

Poluição na China
Poluição na China

Segundo um novo estudo, publicado recentemente pelo jornal Nature, o ozônio ou poluição trazida ou soprada pelos ventos vindos da Ásia é o principal responsável pela elevação de um dos principais ingredientes da fumaça (smog) nos céus da Califórnia, Oregon, Washington e em outros países ocidentais.

Ozônio: Ao Mesmo tempo Mocinho e Bandido

Ozônio é uma molécula formada por três átomos de oxigênio (O3). Ozônio é instável e altamente reativo. O ozônio é encontrado naturalmente em pequenas concentrações na estratosfera, uma camada superior da atmosfera terrestre. O ozônio também pode ser encontrado na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera. O ozônio da troposfera é produzido pelo homem, como o resultado da poluição do ar.

O ozônio é benéfico quando está na estratosfera. A estratosfera é uma camada da atmosfera que começa a aproximadamente 15 km acima do nível do mar. A estratosfera contém naturalmente cerca de 10 partes por milhão de ozônio e esse ozônio é muito bom porque absorve a radiação UV e evita que essa radiação nos atinja.

O ozônio é maléfico quando fica no nível da troposfera. O ozônio é um gás muito reativo e endurece o tecido do pulmão. Ele também danifica plantas e prédios. Qualquer ozônio no nível do chão é um problema. Os produtos químicos liberados nos escapamentos dos carros e aqueles produzidos por algumas indústrias reagem com a luz, produzindo grandes quantidades de ozônio no nível do superfície terrestre. Nas cidades, o nível de ozônio pode elevar até um ponto em que se torna perigoso a nossa saúde. É por isso que você ouve muito sobre o perigo do ozônio.

Resultados do Estudo

As quantidades de ozônio são pequenas e, até agora, encontradas apenas na troposfera livre, em uma altura de dois a cinco quilômetros, mas o aumento poderia complicar os esforços dos USA para controlar a poluição do ar. Embora os níveis sejam pequenos, eles estão aumentando desde 1995.

Segundo um dos autores do estudo o que é importante agora é que existem dados concretos na América do Norte mostrando que a concentração de ozônio está aumentando.  Ainda não se sabe quanto está atingindo ou descendo para a superfície. Se a camada de ozônio de superfície está aumentando, juntamente com o ozônio troposférico livre, isto vai tornar muito difícil para os USA controlar uma poluição vindo de fora de suas fronteiras.

O estudo é a primeira comprovação de ligação (causas-consequências) direta entre  o aumento do ozônio atmosférico sobre os USA e a poluição produzida pelos países asiáticos.

A Agência de Proteção Ambiental dos USA estar trabalhando para reduzir o limite atual de ozônio na atmosfera em até 20 por cento, e tem trabalhado com a China para reduzir as suas emissões de substâncias químicas que se transformam em ozônio.

O ozônio é apenas um de muitos poluentes da Ásia, que atingem os Estados Unidos trazidos pelos ventos. Instrumentos regularmente detectam também mercúrio e fuligem de PCB vindos  da Ásia que podem causar câncer.

O estudo analisou milhares de amostras de ar coletadas entre 1995 e 2008 e constatou um aumento de 14 por cento na quantidade de ozônio em altitudes média na primavera. Quando os dados de 1984 foram levados em conta, a taxa de aumento foi semelhante, o aumento global foi de 29 por cento. O ozônio foi rastreado de países, incluindo a Índia, China, Vietnam, Laos e Camboja. O aumento de ozônio foi mais forte quando os ventos se originaram a partir do sudeste asiático.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *