Dinheiro-Plástico – O Canadá começou recentemente a emitir notas de $100 em um substrato de polipropileno, e tem planos para substituir todas as suas notas de papel para plástico nos próximos dois anos.
Além de dificultar os falsificadores, o dinheiro-plástico também tem vantagens sobre pontos de vistas de custos e ambientais. As notas são esperados ter uma vida útil de pelo menos, 2,5 vezes mais, em média, do que seus equivalentes em papel.
Uma vez que menos notas de dinheiro-plástico de reposição serão necessárias ao longo da vida da série, a série de polímero reduziria o impacto ambiental do processo de fabricação e de transporte de novas notas para as instituições financeiras, como também o retorno de notas usadas para o Banco Central.
As notas da série de polímero (dinheiro-plástico) são as primeiras a ter uma faixa de folha holográfica. As imagens sobre a folha, que são colocadas em uma grande janela vertical, são grandes, brilhantes e complexas, e os detalhes e cores podem ser vistos claramente de ambos os lados da nota.
Uma segunda janela menor contém uma área que, quando vista contra uma fonte de luz de um único ponto, mostra um círculo de números correspondentes ao valor da nota.
Recursos de segurança tradicionais, como linha-fina de impressão (que produz imagens ainda mais nítidas em polímero que no papel) e o processo para a impressão em tinta com relevo dar às novas notas uma única aparência e sensibilidade.
Dinheiro-Plástico – Características Inovadoras
As novas notas também ter características inovadoras projetadas para ser “vistas” apenas por equipamentos manipuladores garantindo que estas máquinas possam autenticar seguramente as notas.
A série de polímero também mantém as características contidas nas atuais notas de papel canadense que ajudam os cegos e pessoas com deficiências visuais identificarem as notas.
Estas características são: numerais grandes contra fundos contrastantes, esquemas de cores dominantes, códigos que podem ser lidos por um leitor eletrônico fornecido aos cegos, e um sistema de pontos em relevo em um padrão diferente para cada valor.
Finalmente, sendo dinheiro-plástico quando alguém cair na chuva, se molhar ou levar um banho acidental não vai ter problema algum com suas reservas monetárias. A questão é até quando dinheiro-papel e agora plástico vai valer alguma coisa com as coisas como vão.
Na realidade muitos acham que vamos ter de levar ouro, prata, platinum ou iridium nos bolsos nos bolsos daqui uns dias porque ninguém vai aceitar mais nem mesmo cartão de crédito. Quem viver verá.