Cuba: Empresa Privada Nascendo e Sendo Estimulada como Boia Salva-Vidas de Sua Abalada Economia
Cuba: Como mostramos em post anterior mais de 300 mil cubanos e cubanos estão tentando pular fora do barco gaiola comunista (indo a pique) e nadam para agarrar legalmente às boias salva-vidas do capitalismo.
A exemplo da China Comunista que percebeu o que o capitalismo pode fazer por sua economia e se transformou na maior nação capitalista do mundo, Cuba tenta iniciar e seguir o mesmo caminho.
Empresa privada, que antes era uma palavra maldita, condenada, colocando na cadeia quem defendesse ou praticasse e difamada nos enfadosos e intermináveis discursos de Fidel Castro, passa a ser agora a nova ordem na economia cubana.
Dirigentes cubanos agora defendem abertamente que o Capitalismo ou liberdade de comprar eletrodomésticos, abrir microempresas e criar empregos não estatais é a solução e que os cubanos têm de tomar outros rumos na vida não dependendo mais 100% do estado babá.
Comunismo, Socialismo e Capitalismo
Vários internautas pediram que explicasse para eles a diferença entre o comunismo e capitalismo solicitando que colocássemos algumas elucidações para entender o que é um e outro.
De forma direta e sucintamente vamos descrever usando um exemplo clássico das duas vaquinhas como os três básicos sistemas políticos e econômicos – Comunismo, Socialismo e Capitalismo – funcionam.
Imagine um pequeno ou micro produtor que tenha duas vaquinhas em sua mini-propriedade, produza seu leitinho e produtos agrícolas para seu próprio consumo vendendo as sobras na feira semanal da comunidade.
O que acontece se um quando uns dos três sistemas rege seu país.
Comunismo: Chega todas as vezes por força, revolução e ditaduras sangrentas. Confisca as duas vaquinhas e tudo que o agricultor possui e decreta que daqui por diante que o estado é dono de tudo, sua babá.
O estado todo poderoso vai providenciar tudo que o agricultor precisa, sendo que tudo que ele produzir vai direto para o regime e o agricultor e sua família não podem vender nada na feira nem ir e vir.
Inspetores ou polícia secreta vão acompanhar, coordenar e dirigir tudo.
Isto é, ele não pode mais comprar bens, vender sua produção ou expressar sua opinião política, religiosa ou econômica. Nao terá mais liberdade de expressão ou pensamento. O estado passa a ditar sue destino.
Terá sempre de fazer o que o congresso do partido central decidir sem direito de discordar ou divergir. Um líder carismático está a frente do regime que não pode ser votado pela população e a sua vontade é a palavra final e absoluta.
Na implantação violenta deste movimento, estima-se que os sistemas e regimes comunistas já mataram e assinaram mais de 100 milhões de pessoas na Rússia, China, Cuba e outros países desde sua introdução em 1918.
Só a revolução cultural chinesa matou mais de 30 milhões de pessoas. Em Cuba é estimado que mais de 73.000 cubanos e cubanos foram mortos pela esquadrão de Fidel Castro. Nenhum outro regime, religião ou sistema político na historia da humanidade assassinou tanta gente como o comunismo.
Socialismo: Chega de forma normalmente democrática, confisca uma das vaquinhas do produtor e diz que de tudo que ele produzir, entre 50% a 75% vai direto para o governo distribuir com aqueles que não têm emprego ou não querem trabalhar ou produzir nada. Quanto mais filhos uma família tiver, mas bolsa e estímulos ela terá.
Capitalismo: o pequeno agricultor microempresário continua fazendo o que ele sabe fazer, vende uma das suas vaquinha e compra um touro. E dai em diante ele descobre o que é o sistema multiplicativo de bens e consumo e os benefícios e riscos da livre iniciativa de ser dono do seu próprio destino tendo o direito de ter sucesso ou aprender com seus fracassos e tentar novamente.
Ainda tem alguma dúvida porque o Comunismo não deu certo em Cuba nem em nenhum país do Mundo?
Links Relacionados: