Um nanomaterial eletricamente ajustável que muda a sua consistência de sólida-rígida para maleável ao toque de um botão foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Técnica de Hamburgo e do Centro Helmholtz Geesthacht na Alemanha.
Os pesquisadores colocaram ouro ou platina em uma solução ácida. A proporção que o metal ficou corroído, dutos minutos e furos se formaram, criando uma rede de canais de poros. Os poros foram impregnados com um líquido, ou uma simples solução salina ou ácido diluído.
Um material híbrido de metal e líquido foi criado de certo modo que quando comandado por um sinal elétrico altera suas propriedades de rígido para maleável, literalmente, com o toque de um botão, disseram os pesquisadores.
Como íons estão dissolvidos no líquido, as superfícies do metal foram eletricamente carregadas: as propriedades mecânicas do componente metálicos foram alterados pela aplicação de um potencial elétrico no componente líquido.
Isto produziu um fortalecimento ou enfraquecimento das ligações atômicas na superfície do metal quando elétrons extras foram adicionados (ou retirados) da superfície dos átomos.
Os pesquisadores descobriram que a resistência do material pode ser aumentada quando necessária. Alternativamente, o material poderia ser mudado para maleável se moldando a situações de pressão e estresses ficando em um estado mais tolerante ao dano, de maior absorção de energia, e bem adaptável a mudanças de formas.
Material com esta capacidade de alterar seu arranjamento atômico por impulso elétrico mudando sua resistência ou dureza podem ter imensas utilizações em vários e diversificados áreas industriais técnicas-científicas.