Controle Mental de Objetos Voadores: Em artigo publicado recentemente no Journal of Neural Engineering, pesquisadores da Universidade de Minnesota demonstraram que as ondas de cérebro podem controlar o movimento de um quadrocopter, fazendo o robô ir acima, para baixo, para frente, para trás e para os lados.
Usando apenas uma capuz de plástico sobre o crânio com eletrodos que capturam as atividade do cérebro – não um chip extravagante ou invasivo implantado no cérebro – os pesquisadores demonstraram como funciona (como você vai ver no vídeo abaixo) o controle mental e esperam que a ideia possa um dia ser usada para pessoas que não têm a capacidade de falar ou controlar seus membros.
Esta calota craniana de controle mental não invasiva captura as ondas cerebrais para o ponto onde elas possam detectar determinadas ações que precisam ser executadas através de uma interface cérebro-computador.
“Ela pode até mesmo ajudar pacientes com doenças como acidente vascular cerebral ou doença de Alzheimer. Estamos estudando alguns pacientes com AVC para ver se esta tecnologia vai ajudar a revitalizar os circuitos do cérebro para contornar áreas danificadas,” disse Karl LaFleur, um dos autores do estudo.
“Toda a minha carreira tenho promovido interfaces cérebro-computador de 3-d que não sejam invasivas ou BCI,” afirma um cientista no site da Universidade. “Pesquisadores em outras Universidades utilizam um chip implantado no córtex motor do cérebro para controlar a movimentação de um cursor [através de uma tela] ou um braço robótico.”
“Mas aqui temos a prova que a BCI não invasiva usando uma capa de EEG no couro cabeludo pode fazer o controle mental de objetos sem usar um chip invasivo.”
Não é a primeira vez que tecnologia de pensamento-controlado foi demonstrada. Já vimos outros pesquisadores controlarem o voo de drones com sua mente e até mesmo uma tecnologia semelhante permitiu uma mulher paralisada alimentar-se pela primeira vez.
Ao contrário de outras tecnologias, o Professor disse que sua equipe é a primeiro a usar a ressonância magnética funcional e EEG para saber exatamente onde os sinais do cérebro são gerados e interpretados, com uma interface de computador, quais ações os sinais estão comandando. Um avanço imenso em neurocomputing e controle mental de objetos.
Controle Mental de Objetos Voadores – Veja como Funciona:
Fonte: http://iopscience.iop.org/1741-2552/10/4/046003/article/