Cidade Mais Inteligente – Uma Cidade Mais Inteligente e Sustentável (Smart City) otimiza em todos os níveis a geração de empregos, renda, criatividade, preservação do meio ambiente, atração inteligente de investimentos e empreendorismo sustentáveis
Mas o que é ou o que faz Uma Cidade Mais Inteligente e Sustentável?
Inicialmente, para melhor entendermos o que é uma Cidade Mais Inteligente precisamos compreender os conceitos de sistemas e visão sistêmica.
Um sistema é um todo formado por partes interligadas com objetivos comuns onde tudo está conectado e ligado e que tudo afeta tudo. Por outro lado, Visão Sistêmica é vermos tudo como uma sistema.
É preciso também entender que existem causas ou fatores que resultam em perda de eficiência ou mesmo paralisação ou perda completa de um sistema. A correta indentificação, tomada de ações preventivas e elaboração de planos de contingências para prever e corrigir estas causas são vitais para a saúde operacional dos sistemas.
Definindo de modo geral e abrangente, uma Cidade Mais Inteligente e Sustentável é uma municipalidade ou sistema urbano criado a partir de uma combinação de conceitos e tecnologias sistêmicas sustentáveis que visam a melhoria da eficiência energética, conservação cuidadosa de todos os recursos, aumento da qualidade de vida dos habitantes, enfase na criação de empregos, estímulos ao empreendedorismo, atração de empresas-investimentos que resultam em mudanças positivas-criativas no estilo de vida dos seus moradores.
Cidade Mais Inteligente e Inclusão Sustentável
Um cuidado todo especial e estratégico dado em Cidades Mais Inteligentes e Sustentáveis é a atenção ao papel da inclusão social sustentável no desenvolvimento urbano. Na realidade uma cidade mais inteligente e sustentável é uma cidade cuja comunidade aprendeu a aprender, adaptar e inovar participadamente e constantemente.
Isto inclui uma forte ênfase no objetivo de alcançar a inclusão social de vários residentes urbanos em serviços públicos com ênfase na participação dos cidadãos no co-gestão.
Logo, Sustentabilidade é estratégica e super importante componente de Cidades Mais inteligentes. A mudança para a sustentabilidade social pode ser vista na integração de técnicas de e-participação, como consulta on-line e deliberação sobre alterações no serviço proposto para apoiar a participação dos usuários como cidadãos na democratização das decisões tomadas sobre futuras mudanças e inovações.
Sustentabilidade ambiental é também extremamente importante num mundo onde os recursos são escassos e onde cidades estão cada vez mais baseando seu desenvolvimento, geração de empregos, renda e riqueza no turismo e recursos naturais.
A utilização inteligente e sustentável deve ser componente essencial na aplicação e exploração destes recursos para garantir a utilização segura e renovável do patrimônio natural da uma Cidade Mais Inteligente.
O manejo sábio do equilíbrio de medidas inteligentes que favoreçam o crescimento, por um lado e a proteção dos elos fracos, por outro lado, é uma pedra angular para a aplicação vitoriosa do conceito de Cidade Mais Inteligente e Sustentável.
As pessoas precisam ser capazes de usar a tecnologia para beneficiar-se dela. Quando questões sociais e relacionais não são devidamente tidos em conta, polarização social pode surgir como resultado causando sérias deficiências no sistema.
Cidade Mais Inteligente e Plano Diretor Inteligente Sustentável – PDIS
Há muitas questões a serem consideradas na mudança, transformação, transição e operação de uma cidade convencional para uma mais inteligente e sustentável principalmente pelo o uso intensivo de tecnologias de computação.
O objetivo é fazer com que os componentes críticos da infraestrutura e serviços de uma cidade – que incluem a administração do município, educação, saúde, segurança pública, instalações, transporte, e serviços – funcionem e operem mais inteligentes, sustentáveis, interligados e eficientes.
É essencial otimizar e utilizar a completa combinação das mais recentes tecnologias e sistemas/soluções em todos os domínios, incluindo entre outros energia renovável, transformação resíduos em energia, mobilidade, educação, segurança, saúde, lazer, telecomunicações, água, saneamento, tráfego e gestão de todos tipos de lixos e resíduos. Tudo isto é detalhado no seu Plano Diretor Inteligente Sustentável ou abreviado – PDIS.
Nosso grupo desenvolveu toda uma metodologia para a elaboração de PDIS. Reunimos nesta metodologia know-how de tecnologias sustentáveis para tirar o máximo partido de conhecimentos avançados existentes para proporcionar uma otimização total e inteligente de cada área da cidade.
Nossos sistemas/soluções atingem todos os ângulos e desafios que envolvem uma Cidade Mais Inteligente e Sustentável incluindo a melhoria da qualidade de vida através da introdução de energias renovável, promoção da conservação de energia, bem como a industrialização segura e a criação de empregos e renda com sustentabilidade.
Séries Sustentabilidade Inteligente – Por: Dr. Aécio D’Silva, CEO, Moura Technologies & AIE-L
Mais informação;