Cápsula Endoscópica: Revolucionária Tecnologia Desenvolvida na Tel Aviv University, Israel

Desenvolvida  “Cápsula Endoscópica” que Pode Navegar no Trato Disgestivo

Cápsula Endoscópica:  Revolucionária Tecnologia Desenvolvida na Tel Aviv University, Israel
Cápsula Endoscópica: Revolucionária Tecnologia Desenvolvida na Tel Aviv University, Israel

Cápsula Endoscópica – Ilustração (foto ao lado) de uma cápsula endoscópica, impulsionado por caudas de natação magnética (1). A carga da cápsula é uma microcâmera (5) e ferramenta para biópsia (4). A fonte de energia são baterias não-magnéticas (2). Há também produtos eletrônicos de comando e controle e comunicação (7), uma antena (3) para o transceptor RF, e caixa (8). (Crédito:. Gábor Kosa et al)

Cápsula Endoscópica  – Em uma cena parecida com as do filme Fantastic Voyage, Dr. Gabor Kosa da Tel Aviv University, Israel desenvolveu uma “cápsula endoscópica” wireless que pode ser remotamente guiada através do trato digestivo para detectar problemas como tumores ocultos ou feridas, ou permitir que tratamentos como biópsias além de aplicação de drogas diretamente nos locais das enfermidades.

No entanto, diferentemente do filme, ao invés de pessoas miniaturizados (a tecnologia não está ainda neste nível), o dispositivo ou “cápsula endoscópica” é controlada remotamente por um campo magnético de uma máquina de ressonância magnética (MRI) e sinais eletrônicos.

Cápsula Endoscópica – Nadando como Peixe no Trato Digestivo

Para tornar possível que a cápsula “nade” (como-peixe), ela tem  “caudas” de plástico flexível com 20 mm de comprimento e 5 mm de largura as quais são vibradas (propulsionadas) pelo campo magnético do MRI através de bobinas de cobre, atingindo uma velocidade de alguns milímetros por segundo.

Equipamentos eletrônicos e microssensores são embutidosna cápsula para permitir que o operador da cápsula possa guiar o movimento do dispositivo super inovador.

Isto é, a partir de agora, a famosa endoscopia pode ser feita com esta tecnologia não evasiva, permitindo que o paciente possa ter um tratamento e recuperação muito mais seguros e rápidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *