O longo-esperado Boeing 787 Dreamliner completou sua viagem inaugural transpacífica e posou no Japão, onde passará por testes esta semana com a All Nippon Airways, em preparação para seu primeiro lançamento comercial.
O Dreamliner chegou ao Aeroporto Haneda de Tóquio na manhã de domingo, sob aplausos. Dois caminhões de bombeiros dispararam arcos comemorativos de água quando o jato se aproximava do hangar.
O 787 tem capacidade para 210-330 passageiros, dependendo da variante. A Boeing afirma que é o avião mais eficiente de combustível da empresa e o primeiro avião do mundo que utiliza fibras carbono e outros materiais compósitos na maioria de seus componentes.
A aeronave consome 20% menos combustível que o similar Boeing 767. Alguns das suas características incluem super avançados quatro painéis, alta redução de ruídos em naceles no seu motor, e um contorno mais suave do nariz.
Problemas de desenvolvimento tinham atrasado a introdução do nova geração de jatos da Boeing no serviço de passageiros por três anos. Mais de 800 destes avançados jatos foram ordenados até agora por mais de 50 companhias aéreas. Boeing espera entregar o primeiro 787 a ANA em agosto ou setembro deste ano.