Dicas para Sua Saúde

Animais Peçonhentos: Quando Veneno Mortal Pode Salvar Vidas

Gila Monster e Escorpião Salvando Vidas?

Gila Monster (clique para ampliar)

Você não vai querer que um escorpião pique você todo dia? Contudo o veneno extraído deste arthropods-arachnids poderia salvar sua vida.

O veneno de uma Tarântula assusta todos nós, mas sob o ponto de vista médico é impressionante seu poder de curar. A saliva do Gila Monter (veja foto), um largato de picada mortal, pode ser uma benção para diabéticos.

Contudo fique frio e não vá sair por ai intencionalmente sendo picado, mordido ou coletando veneno de animais peçohentos e aplicando como remédio. Nada disto. Tudo que vamos informar aqui é feito em laboratório com tecnologias de ponta e sobre todos os cuidados técnico-científicos.

Os animais que falamos acima são apenas alguns exemplos de uma área fascinante de pesquisa recente com o veneno das criaturas perigosas que vivem ao nosso redor.

A picado de um destes, poderia matar-nos instantaneamente, mas quando é feita a sintetizacão destas violentas toxinas em laboratório, o veneno poderia ser usados para salvar nossas vidas.

Uma universidade americana anunciou recentemente o mais recente avanço nesta área, demonstrando como o veneno do escorpião pode ser útil no tratamento de câncer no cérebro.

Os pesquisadores descobriram que chlorotoxin, um aminoácido encontrado no escorpião “Deathstalker”, pode retardar a propagação do câncer através do bloqueio de células malignas nos canais estreitos do cérebro.

Mas o Chlorotoxin é apenas o último de uma longa Linha de Estudos Científicos Disponíveis:

* Apiterapia – A utilização dos produtos da abelha melífera – tem sido utilizado no tratamento de pacientes com esclerose múltipla. Picada controlada do ferão da abelha ao redor da coluna trouxe de volta a sensação e a resposta imune, onde entorpecimento e dessensibilização tinha paralisado todo o sistema.

* Byetta, uma droga para diabéticos, é sintetizada a partir de uma enzima encontrada na saliva do Glia Monter. O veneno mortal liberado na saliva do largato pode produzir insulina no pâncreas em resposta ao aumento de açúcar no sangue durante uma digestão lenta. O Gila e considerado um animal sagrado para os Indios do sudoeste americano.

* De acordo com biofísicos de outra universidade, o veneno da tarântula contém a proteína GSMTx4 que pode substituir a morfina para aliviar a dor causada por distrofia muscular.

* E o veneno de cobras? Todo cuidado é pouco com estes tipos de venenos. Pesquisas sobre o veneno de cobras estão sendo desenvolvidos por mais 30 anos na Texas A&M University. O estudo é para descobrir medicamentos importantes das toxinas do veneno de cobras como cascavéis, nas até agora é só pesquisa.

BotoxMania

Bem os microorgamismos não estão ficando atrás nos usos de venenos. Que tal a toxina botulínica – Botulinium toxin A – que  é um bactérium por trás de uma das neurotoxinas mais mortais existentes no planeta.

Todavia, sabemos, que a mesma é transoformada nas famosas injecções de botox que faz os famosos de Hollywood e muitos outros ficarem bonitas & bonitos.

Botox , essencialmente, paralisa os músculos faciais, evitando o aparecimento de rugas, mas é temida como arma biológica em potencial – em doses muito maiores, é claro, que os médicos nunca iriam administrar.

Em 2006, o Botox encontrou seu concorrente no creme facial Syn-ake. Este cosmético contém um composto sintético que imita um produto químico encontrado na veneno da vibora do templo, e funciona de forma semelhante ao botox, inibindo os músculos.

Víboras, Toxinas e Venenos, Onde Vamos Chegar!

Tenha calma! Todas estas toxinas são produzidas ou sintetizados em laboratórios de química e bioquímica avançados  através da tecnologia do DNA recombinante.

No caso da chlorotoxin do escorpião, os pesquisadores descobriram que pode atingir as células-alvo de certos tumores cancerosos do cérebro, chamado de gliomas. Isto significa que é bom para a terapia de gene (o processo de substituição de genes defeituosos ou ausentes) – e menos destruidoras das células benignas.

Os pesquisadores afirmaram que chlorotoxin é muito eficiente por sua interação com a MMP-2, uma enzima comum nos seres humanos, nomeadamente relacionados com a resposta do organismo às infecções. Cânceres altamente invasivos freqüentemente aumentam a prevalência MMP-2.

Na realidade noventa e oito por cento dos tumores cerebrais têm um receptor MMP-2 . Segundo os cientistas, os mecanismos não são completamente compreendidos, mas um tumor cerebral tem centenas de tipos de câncer, e chlorotoxin pode atingir um monte deles.

Recentes estudos demostraran que as aplicações podem ir além de câncer no cérebro.  Foi descoberto que chlorotoxin do escorpião pode também atingir cânceres de próstata e melanoma.

Mande este Artigo para Alguém que Precisa destas Informações

Se você conhece alguem que tem algum tipo de doença discutido aqui, porque não envia este artigo para esta pessoa e pede para ela ou ele discutir com o médico sobre o assunto, pelo menos para atualização do que está acontecendo neste área de medicina avançada. Use o “Share the knowledge” botão (antepenúltimo) de e-mail.

Artigos relacionados sobre Saude:

1 comment to Animais Peçonhentos: Quando Veneno Mortal Pode Salvar Vidas

  • Veronique

    Thank you this made for very intresting reading. I really like your site, the theme is extremely cool. I have came here a number of times but never left a commented, just wanted to let you know… Keep up the brilliant work!