Os green-biocombustíveis, bioplásticos e outros alga-químicos produzidos a partir de algas (marinhas e de agua-doce) juntamente com outras fontes de energias renováveis irão desempenhar um papel vital para complementar e até substituir a era do petróleo.
Afinal, o petróleo fóssil é nada menos do que as algas que foram submetidos a um longo período de transformação química à elevada temperatura e pressão. As algas são a matéria primas do petróleo.

Entretanto, como veremos a seguir, nosso biomassa aquática verde (algas) é sem dúvida umas das matérias-primas de maior potencialidade para produzir green-biocombustíveis em larga escala e nos livrar de adição ao óleo fóssil.
De todas as biomassas usadas para produzir bio-combustíveis, como cana-de-açúcar, pinhão-manso, soja, camelina, girassol, algas despontam como uma das mais concretas alternativas para realmente termos uma alternativa de energia renovável,
Algas podem ser a solução permanente para livrar nossa atual dependência de combustíveis vindo do petróleo. Mas que solução as algas realmente representam? Veremos no próximo artigo:”Algas São Matérias Primas Quase Que Ideais Para Produção de Green-Bio-Combustíveis e Bioplásticos – Parte II”