Quando se trata do uso terapêutico de Água Oxigenada (Peróxido de Hidrogênio) parece haver somente dois pontos de vista. Os defensores a consideram um dos maiores milagres de cura de todos os tempos.
Os que se opõem dizem que a sua ingestão ou uso interno é extremamente perigoso, e somente um tolo poderia pensar de se engajar em tal comportamento. Antes de qualquer condenação ou endossar a famosa H2O2 , vamos dá uma olhada de perto na real do que estamos lidando.
Se qualquer substância é digna de você dá uma olhada, esta certamente é Água Oxigenada. O peróxido de hidrogênio deve realmente ser chamado de dióxido de hidrogênio. Sua fórmula química é H2O2. Ele contém mais um átomo de oxigênio que a água (H2O).
Atualmente todos estão conscientes da importancia da camada de ozônio que envolve a Terra. O ozônio é composto por três átomos de oxigênio (03). Esta camada protetora de ozônio é criado quando a luz ultravioleta do sol divide uma molécula de oxigênio atmosférico (02) em dois simples átomos de oxigênio instável.
Estas moléculas simples se combinam com outros para formar o ozônio (03). O ozônio não é muito estável. Na verdade, ele vai rapidamente doar um átomo extra de oxigênio para cair a água da chuva e formar peróxido de hidrogênio (H2O2).
Tenha um pouco de paciência com toda esta química meia complicada mas estes conceitos vão permitir você entender com maiores detalhes a famosa Água Oxigenada.
Acho que a primeira coisa que você deve estar curioso(a) é porque a água oxigenada faz espuma quando colocada em um corte ou ferida.
Bem, a água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio (H2O2), é um produto que você pode comprar em supermercados, farmácias. Mas o que você compra, na verdade, é uma solução de 3%, o que significa que o vasilhame contém 97% de água e 3% de peróxido de hidrogênio.
Embora a maioria das pessoas usem este produto como um antisséptico, existem muitos que defendem outros usos do H2O2 que discutiremos neste e em futuros artigos.
A razão da água oxigenada formar aquela espuma é pelo fato do sangue e as células conterem uma enzima chamada catalase. Como um corte ou um arranhão contem sangue e células danificadas, existe grande quantidade de catalase ao redor dessa região.
Quando a catalase entra em contato com o peróxido de hidrogênio, acaba transformando esse peróxido de hidrogênio (H2O2) em água (H2O) e gás oxigênio (O2).
A catalase faz isso de maneira extremamente eficiente, com até 200 mil reações por segundo. E as bolhas que você vê na espuma são bolhas de oxigênio puro, sendo criadas por ela agindo como antisséptico.
Vamos Começar Pelos Benefícios da H2O2 nas Plantas
Você mutias vezes deve perguntar porque a água da chuva é tão eficaz para o crescimento das plantas. Você já prestou atenção como tudo germina e cresce rapidamente após uma chuva?
É o peróxido de hidrogênio na água da chuva que a torna muito mais eficaz do que a água da torneira quando aguamos as plantas. Com o aumento dos níveis de poluição atmosférica, no entanto, uma maior quantidade de H2O2 reage com toxinas contidas no ar e nunca alcança o solo.
Para compensar isso, muitos agricultores tentam aumentar o rendimento das culturas pulverizando-as com água oxigenada diluída (135 a 430 ml de 35% de H2O2 , misturados em 20 litros de água por hectare).
Você pode conseguir o mesmo efeito benéfico com as plantas de sua casa, adicionando 27 ml de peróxido de hidrogênio a 3% (ou 16 gotas da solução de 35%) para cada litro de água que você dá as suas plantas.
Também pode ser feito em um excelente e seguro inseticida. Basta pulverizar suas plantas com 220 ml de água oxigenada a 3% de H2O2 misturada com 220 ml de açúcar branco em um galão (3,75 litros de água.)
Básicas Características do Peróxido de Hidrogênio
O peróxido de hidrogênio é inodoro e incolor, e não tem gosto. Quando armazenado nas condições adequadas, é um composto muito estável. Quando mantido na ausência de luz e livre de contaminantes pode ser mantido por muitos anos.
Isto pode ser retardada ainda mais, armazenando o líquido num freezer. O H2O2 Ferve a 152 º C e congela a menos 2 graus C.
Quando expostos a outros compostos, peróxido de hidrogênio catalisa prontamente. O átomo extra de oxigênio é liberado deixando H20 (água). Na natureza oxigênio (02) consiste de dois átomos – uma combinação muito estável.
Um único átomo de oxigênio, entretanto, é muito reativo e é referido como um radical livre. Ao longo dos últimos anos, temos lido continuamente que esses radicais livres são responsáveis por todos os tipos de doenças e até mesmo envelhecimento precoce.
O que muitos autores parecem esquecer, no entanto, é que nossos corpos criam e usam os radicais livres para destruir bactérias patogênicas, vírus e fungos.
De fato, as células (glóbulos brancos) responsáveis por combater as infecções e invasores no organismo fazem peróxido de hidrogênio e usam o mesmo para oxidar qualquer suspeito de agressor de nossa saúde.
Como vimos, o borbulhar intenso que você vê quando a água oxigenada entra em contato com um corte ou ferida carregada de bactéria é o oxigênio que está sendo liberado e tomando conta das bactérias.
A capacidade de nossas células para produzir peróxido de hidrogênio é essencial para a vida. H202 não é um subproduto indesejável ou toxina, mas sim um requisito básico para uma boa saúde.
Recentes pesquisas indicam que precisamos de peróxido de hidrogênio para uma infinidade de outras reações químicas que ocorrem por todo nosso corpo. Por exemplo, hoje sabemos que a vitamina C ajuda a combater infecções através da produção de peróxido de hidrogênio, que por sua vez estimula a produção de prostaglandinas.
Também lactobacilos encontrados no cólon e vagina produzem peróxido de hidrogênio. Isso destrói bactérias e vírus, prevenindo doenças do cólon, vaginite, infecções da bexiga e uma série de outras doenças comuns.
Quando os lactobacilos no cólon ou do trato vaginal tem sido superados pelos vírus prejudiciais, leveduras ou bactérias, uma ducha eficaz ou solução enema pode ser feita usando três colheres de sopa de H202 3% em um 1 litro de água destilada.
Tenha em mente, contudo, que uma boa flora bacteriana deve sempre ser restabelecida nessas áreas para conseguir resultados duradouros.
Estamos apenas começando a aprender exatamente como funciona o H202. Foi relatado um trabalho já em 1920. A revista médica Inglês, The Lancet, em seguida, informou que a infusão intravenosa foi usada com sucesso para tratar a pneumonia na epidemia na II Guerra Mundial.
Em 1940, o padre Richard Wilhelm, o pioneiro na promoção do uso de peróxido, informou sobre o composto que é usado extensivamente para tratar de tudo desde bactérias relacionadas com a doença mental a doenças de pele e poliomielite.
Pai Willhelm é o fundador de “Educational Concern for Hydrogen Peroxide” (ECHO, uma organização sem fins lucrativos dedicada a educar o público sobre o uso seguro e os benefícios terapêuticos de peróxido de hidrogênio).
Muito do interesse em peróxido de hidrogênio diminuiu na década de 1940 quando os medicamentos de prescrição entraram em cena. Desde este tempo tem havido pouco interesse econômico na investigação de peróxido.
Afinal, é um produto super barato e não-patenteável. Ainda assim, nos últimos 25 anos, mais de 7.700 artigos relacionados com peróxido de hidrogênio têm sido escrito nos jornais médicos e científicos.
Milhares de pessoas estão envolvidas na sua utilização terapêutica e têm aparecido em publicações alternativas de saúde. O número de condições ajudadas por peróxido de hidrogênio é espantoso.
Os perigos relatados e efeitos colaterais são poucos e muitas vezes conflitantes.
Contudo, um alerta para todos vocês. Qualquer uso da Água Oxigenada fora dos usos externos habituais, deve ser feito com o acompanhamento médico de especialistas que tenham conhecimento e experiência em prescrever Peróxido de Hidrogênio.
Não é aconselhável para ninguém se automedicar internamente com H2O2 sem uma correta orientação médica responsável.
Se você tem alguma experiencia ou informação adicional do uso de água oxigenada, porque não compartilha conosco para divulgarmos para milhares que visitam nosso site rotineiramente.
Agora que Você já ouviu falar do que a nossa tão conhecida Água Oxygenada é capaz! Este vídeo pode surpreender você ainda mais!!!