Como tínhamos anunciado em posts passados que o Brasil poderia passar de 1 bilhão de dólares de importações de pescado em 2010. Agora é oficial. O Brasil importou um recorde jamais visto de mais de $ 1 bilhão de dólares em peixes, crustáceos, moluscos, etc e suas preparações no ano passado.
Precisamento foi USD $1.001.432.125 ( 1 bilhão, 1 milhão, quatrocentos e trinta e dois mil e cento e vinte e cinco dólares) comparados com USD $714.980.714 importados em 2009.
Um aumento de 28,6 porcento quando comparado com 2009 segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foram 280 mil toneladas de pescado importadas.
Enquanto isto as importações atingiram tão somente USD $216.417.272 ou seja, quase 5 vezes menos do que se importou.
Um país continental como o Brasil com um potencial aquícola imenso chegar a uma situação como esta é de deixar todos perguntando onde estão as lideranças da Aquicultura e Pesca, as Associações Profissionais, Empresários, Entidades Classistas e outros que não se levantam e lutam pelo setor?
Enquanto país como o Vietnã exportou somente em Pangasius USD $ 1,4 bilhões de dólares em 2010 inclusive para o Brasil e planeja atingir USD $ 1,55 bilhões em 2011 , o setor de pescados brasileiro continua perdendo empregos, renda e competividade não tendo previsão de quando este quadro será modificado.
É hora das lideranças da Pesca e Aquacultura nacionais se unirem em uma campanha concentrada para reverter este panorama importador da balança comercial de pescados brasileira!
Temas Relacionados:
- Indústria do Pangasius
- Planeta Tilápia