Tocha – Água é a primeira coisa que muitas pessoas usam para apagar ou extinguir um incêndio. Contudo, uma nova tecnologia tornou possível acionar uma tocha de solda que cria uma chama alimentada por água.
SafeFlame, um projeto de pesquisas Europeu, gera fogo de H2O, dividindo o elemento em gases hidrogênio e oxigênio, incendiando os materiais combustíveis através da eletricidade.
Os investigadores do projeto descreveram a SafeTorch como “um sistema de eletrolisador,” de acordo com notícias recentes. A equipe de pesquisa descobriu métodos de tornar a tecnologia mais acessível e possível de ser usada em várias indústrias em larga escala.
Eles afirmaram: “Temos feito muitas pesquisas sobre catalisadores, tentando reduzir a quantidade de platina e investigando materiais muito mais baratos que podem ser usados nas células. E esta pesquisa resultou em uma grande redução no custo dos sistemas dos eletrolisadores”.
O grande benefício é que a tecnologia SafeTorch pode ser muito mais seguro do que as tradicionais tochas alimentadas por acetileno ou propano, como mostra o site do projeto:
- O oxigênio e hidrogênio são gerados separadamente, e sua mistura é controlada para entregar uma chama estequiométrica, oxidante ou redutora precisa – uma inovação que oferece benefícios exclusivos em aplicações de solda.
- O comprimento da chama e o fluxo de calor transmitidos para a peça de trabalho podem ser ajustados instantaneamente controlando a entrada de poder do electrolisador – isto fornece uma solução mais flexível amigável.
- A abordagem da SafeFlame elimina a necessidade de quaisquer gases armazenados, removendo riscos de explosão e melhora o processo de portabilidade.
Veja como funciona:
Além de ser muito menos perigosa na possibilidade de um incêndio acidental, SafeFlame produz um brilho suave, que é mais fácil para os olhos do manipulador e deixa a água apenas como um produto de queima.
“Um dos principais benefícios desta tocha no sistema, é que ela sempre permanece fria porque a chama, também está sendo produzida do lado de fora da tocha,” afirmam os pesquisadores. “Então é fria ao toque, e como vou usá-lo, a tocha nunca fica quente. E quando você desligar a chama no final da operação, a tocha também permanecerá fria, então você pode colocá-la em qualquer lugar que você quiser.”
Como pode ser visto no vídeo abaixo, protótipos da SafeFlame estão, atualmente, sendo testados por soldadores profissionais e poderá está no mercado brevemente.