Tilápia: Vírus Misterioso Ameaçando o Peixe da Multiplicação no Mar da Galileia

Tilápia – Um vírus desconhecido está matando a população de tilápia no Mar da Galileia, os especialistas dizem que o impacto futuro no lago ecossistema é ainda desconhecido

Tilápia – Segundo notícias publicadas no Jornal Israelense Ynetmews, um vírus desconhecido está ameaçando a população de peixes de São Pedro (tilápia) no Lago Kineret (Mar da Galileia).

O vírus, que ainda está sendo identificado pelos especialistas, está causando cegueira nos peixes tornando-os completamente cegos, portanto, inibindo sua capacidade de achar comida e levando-os a morrer de fome.

De acordo com um relatório de um perito, a doença misteriosa vem assolando a população de Tilápia no Mar da Galileia por uma década, mas algum fator desconhecido recentemente causou que ela seja hoje uma epidemia.

Especialistas em doenças de peixes não têm certeza da causa, mas dizem que a enfermidade não parou a pesca ou a comercialização de peixes de São Pedro no lago. Algumas preocupações também têm sido levantadas quanto ao efeito do vírus “no lago ecossistema que ainda é desconhecido.

Peixe de São Pedro, que deriva o seu nome para o relato no Novo Testamento da alimentação da multidão (Mateus 14:13-21, Marcos 6:31-44, Lucas 9:10-17 e João 6:5-15) é considerado o peixe da multiplicação feita por Jesus.

Tilápia –  Restaurantes do Mar da Galileia Servem Mais de 300.000 Refeições do Peixe da Multiplicação

Tilapia - Prato Servido nas Margens do Mar da Galileia
Tilapia – Prato Servido nas Margens do Mar da Galileia

Restaurantes nas margens do Mar da Galileia servem mais de 300.000 refeições de peixe da multiplicação aos peregrinos que visitam a Terra Santa a cada ano.

 O vírus, ao que parece, começou recentemente a se espalhar, e agora está afetando também fazendas de cultivo de Tilápias nos viveiros de peixes no Vale de Hula, onde a tilápia rio Jordão, carpa prateada, carpa e tainha e são cultivadas.

De acordo com um relatório recente, 12-15% dos peixes no lago já contraíram a doença.

Como o vírus ainda não foi identificado, é também desconhecido o efeito – se houver – que o mesmo possa ter sobre os seres humanos. Tudo o que é conhecido neste ponto é que é um vírus causa necrose dos nervos.

O Ministério da Agricultura encarregou uma equipe de especialistas para pesquisar a doença, e eles estão – em conjunto com outros países – atualmente conduzindo testes e experimentos destinados a identificar completamente o vírus letal e desenvolver tanto uma cura como uma vacina.

Até que se chegue lá é esperar que esta doença fique restrita ao Mar da Galileia e imediações e que não se propague para outras regiões ou países.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *