Tilápia – Enquanto a Produção Mundial de Tilápia Deve Atingir 3,6 milhões de Toneladas em 2012, O Brasil com Todo este Potencial Aquícola Importou Praticamente US $1 bilhão de dólares em pescados de Janeiro a Outubro deste ano.
Este disco ou agora apps precisa mudar. O Brasil com todo este potencial não pode continuar nesta posição vergonhosa no cenário mundial de produção e consumo de pescados.
Esta condição poder ser revertida e a curto e médio prazo. O Brasil precisa fomentar agressivamente o cultivo de Tilápias e de outros peixes nativos.
Temos recursos aquícolas como nenhum país do mundo. Temos programas no papel que precisam atingir os produtores. Estados como São Paulo já criaram legislação que estimulam e facilitam a aquacultura sustentável. O exemplo deve ser seguido por outros.
Na região Nordestina, o rio São Francisco é o retrato vivo das enormes potencialidades aquícolas brasileira. Como temos demonstrando e fomentando há muito, o Velho Chico pode produzir milhares de centenas de toneladas de pescados via aquacultura somente no trecho de Itacuruba em Pernambuco a Paulo Afonso na Bahia sem falar em toda extenção e reservatórios da Chesf no rio de integração nacional.
Por outro lado, atualmente com as avançada tecnologias dos Sistemas AquaBioPonics havendo decisão, suporte e determinação podemos produzir peixes e vegetais praticamente em qualquer lugar do país. Por exemplo, estamos produzindo tilápia e verduras em escolas dentro de salas de aulas e bibliotecas na cidade de Tucson no Arizona.
Tilápia – Atingindo Mercados numa Velocidade como Nenhum Peixe Deste Mundo
Na realidade, no cenário mundial, Tilápia tem atingindo mercados numa velocidade como nenhum peixe deste mundo. E o Brasil tem condição de ser o maior ou um dos dos maiores produtores e exportadores mundiais deste peixe galileu.
Os números indicam que a produção global de Tilápia deve atingir 3,6 milhões de Toneladas em 2012 e 3,7 milhões de Toneladas em 2013, se aproximando de 3,9 milhões em 2014.
A China é de longe o maior produtor mundial de tilápia, seguido pelo Egito, Indonésia e Tailândia. Mas enquanto a China nivelou a produção, o Egito e Indonésia deverão crescer significativamente a partir de 2012 a 2013, dizem os especialistas
Falando em Tilápia, Como Está a Situação do Nosso Conhecido Panga?
Os top 20 exportadores de pangasius de Vietnã atingiram a cifra de US $898 milhões de dólares em receita total de janeiro a outubro de 2012, de um valor total de US $1,455 milhões para todas as exportações de pescado para este período, de acordo com a Associação de Exportadores e Produtores de Pescado do Vietnã (VASEP).
A União Europeia (UE) foi o primeiro importador do Pangasius vietnamita com US $40,6 milhões e os Estados Unidos importaram US $27,4 milhões.
México importou USD $10,9 milhões em pangasius e Brasil, vejam só, importou US $ 10,8 milhões no período de Janeiro a Outubro de 2012, praticamente empatando com o país asteca.
No quadro de recessão mundial que vivemos, todos os especialista do assunto perguntam o que está acontecendo com o Brasil para persistir nesta condição tão deprimente criando empregos e prosperidade em outros países quando poderia estar fazendo tudo isto na solo e água nacionais.
O Brasil riquíssimo e abençoado por Deus em recursos aquáticos pode e precisa sair desta situação embaraçosa e usar sustentavelmente todo seu potencial aquícola para produzir empregos, empresas, riquezas, prosperidade e pescados de alta qualidade para o bem do seu povo e abastecer boa parte do planeta com Tilápia e outros peixes nativos.