Tilápia no Mercado Americano: A Força da Aquicultura

Tilápia – Que saber como está o mercado americano de importações de Tilápia? Bem, abaixo segue um resumo do que aconteceu em 2011 e previsões para 2012 segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA.

Tilápia versus o Declínio dos Estoques de Pescados Capturados nos Mares, Lagos e Rios

Com o declínio sempre crescente dos estoques de pescados capturados nos mares, lagos e rios, os produtos aquícolas em suas diversas formas são as únicas opções concretas para preencher a lacuna entre a crescente demanda mundial por produtos do mar e a limitação dos recursos pesqueiros.

Durante a última década, as importações por parte dos EUA de produtos originados da aquicultura têm passado de uma parcela relativamente pequena de pescados para se tornar uma força e fonte dominante em vários produtos de frutos dos mares. Entenda que nos EUA frutos dos mares são todos os pescados quer dos mares ou do continente.

Grande parte deste crescimento foi impulsionado pelo aumento da percentagem de pescados consumido pelos americanos fora de casa. Devido a esta ligação com o mercado de alimentação fora de casa, o consumo de muitos produtos do mar importados estão ligados ao estado da economia dos EUA.

Outros fatores que afetam as exigências são a força do dólar em relação a outras moedas e os preços dos produtos proteicos concorrentes como carne bovina, aves, e suínos

A maioria das importações de produtos aquícolas são esperados ter um mercado em expansão em 2012. Alguns especialistas preveem que a economia dos EUA tenha um fortalecimento gradual durante o ano, e os preços de alguns produtos concorrentes, (carne bovina e aves) estão tendo preços bastantes elevados.

Um fator que pode atrapalhar todo este crescimento é a previsão da continuada fraqueza do dólar americano frente a outras moedas. No entanto, como os produtos aquícolas são normalmente originários de um grande número de países, a fraqueza do dólar não não deve ter um impacto negativo significativo.

As importações em 2011 de tilápias estão entre as mais valiosas e são em sua totalidade provenientes da produção de origens aquícolas. Em 2011, o valor das importações de Salmão do Atlântico, camarão e tilápia foram de aproximadamente US $ 7,5 bilhões de dólares.

Tilápia – Volume das Importações Caíram 10 por cento em 2011 nos EUA

Tilápia - Importações pelos EUA
Tilápia - Importações pelos EUA

Importações norte-americanas de tilápia diminuíram para 193.9 milhões de quilos em 2011, queda de 10 por cento comparada ao ano anterior.

As importações haviam crescido continuamente desde 1993, o primeiro ano que as importações de tilápia foram reportadas separadamente dos outros pescados. Em 1993, apenas 11,2 milhões de quilos de tilápia foram importados pelos EUA

 Enquanto o volume de importações de tilápia diminuiu em 10 porcento em 2011, o valor foi de US US $ 838 milhões, isto é apenas 0,5 por cento menor que em 2010, pois os valores unitários por quilo aumentaram para US $ 1,97/kg, um aumento de 11 por cento comparado com o ano de 2010.

O valor unitário das importações de tilápia aumentou nos últimos 3 anos, ao mesmo tempo que as incertezas na economia interna dos EUA têm persistido.

Para todos que como nosso grupo acreditam na força da aquicultura, as importações de tilápia, que eram relativamente insignificantes em apenas 10 anos atrás, estão agora em pé de igualdade, em termos de valor, com as exportações americanas de salmão fresco e congelado,

Salmão e um dos maiores produtos de exportação da indústria de pescados dos EUA. Em 2010, o National Marine Fisheries Service informou que as exportações americanas de salmão fresco e congelado foram avaliados em US $592 milhões dólares.

A queda nos embarques de tilápia para os Estados Unidos em 2011 veio em todas as três categorias de produtos importados, mas a maioria da queda foi devido às importações de filés de tilápia congelados.

Entre 2001 e 2010, as importações totais de tilápia cresceram em 158 milhões de quilos, com 90 por cento desse aumento vindo de importações de filés congelados. No entanto, em 2011, a quantidade de filés congelados importados caiu 12 por cento.

Desde que filé é apenas uma pequena percentagem do peso total de um peixe (28% a 32%), os 193.9 milhões de quilos de tilápia exportados para os Estados Unidos precisaram de aproximadamente 453 milhões de quilos de peixe vivo (inteiro).

As importações de peixe inteiro congelado já foram a maior categoria em volume das importações de tilápia, mas nos últimos anos, filés congelados tornaram-se, de longe, o maior segmento das importações.

O declínio das importações de peixe inteiro congelado coincidiram com as demandas crescentes no supermercado e restaurante mercados para os produtos filetados.

Tilápia – As importações Americanas por Categorias

Em 2011, as importações de filés congelados representaram 69 por cento da quantidade de todas as importações de tilápia e 73 por cento do valor. Como a maioria dos filés congelados são importados de produtores asiáticos, isto adiciona ao já grande montante de pescados vindos da Ásia, especialmente da China.

Em 2011, a China forneceu 75 por cento de todos os produtos importados de tilápia para os Estados Unidos, sendo o maior fornecedor tanto de tilápia congelada inteira como de filés congelados. Desde 2000, os embarques de filés congelados de tilápia da China aumentaram de 1.8 milhões de quilos para 144.2 milhões de quilos.

O declínio de embarques da China em 2011, (14 milhões de quilos a menos) foi responsável pela maioria do declínio das importações de tilápia em geral.

Filés chineses congelados de tilápia tiveram um preço médio de US $ 4,40 por quilo em 2011, um aumento de 16 por cento comparado ao ano anterior. Em 2012, as importações americanas de tilápia da China devem crescer, especialmente porque a demanda por filés em supermercados e restaurantes devem continua crescendo.

O volume de filés frescos importados de tilápia também diminuiu em 2011, mas a partir de um nível muito menor. O volume total importado foi de 20.8 milhões de quilos, queda de 12 por cento comparada com 2010, principalmente devido às exportações menores a partir de Costa Rica.

O valor do segmento de filé fresco vinha aumentando, mas com a menor quantidade, o valor dos embarques em 2011 caiu para US $ 148 milhões, queda de US $ 18 milhões (11 por cento) a partir de 2010.

Tal como acontece com as importações de tilápia em geral, os valores unitários médios subiram enquanto as quantidades caíram. Em 2011, o valor médio unitário de filés fresco de tilápia fresca foi US $7,14 dólares por quilo, 13,2 centavos de dólar por quilo superior ao ano anterior e praticamente igual a média em 2009.

As importações de filés fresco de tilápia são dominados por vários países da América Central e do Sul. Em 2011, os embarques de Honduras, Costa Rica, Colômbia, Equador foram responsáveis por 95 por cento de todas as importações nesta categoria. E o Brasil com todo este potencial aquícola por que não está nesta?

Um reforço na economia dos EUA pode beneficiar as importações de produtos frescos de tilápia, mas os produtores dos países exportadores serão confrontados com uma forte concorrência de ambos os filés de tilápia congelados provenientes de países asiáticos e a presença cada vez maior e marcante dos filés de Pangasius.

Segundo estimativas do Departamento de Comércio dos EUA, em 2012, a quantidade de importações de tilápia deverá expandir-se, beneficiando de uma forte economia nos EUA, que por sua vez, deverá aumentar a demanda nos supermercados e restaurante.

A taxa de aumento das importações de tilápia provavelmente será moderada pela relativa fraqueza do dólar dos EUA contra uma série de moedas estrangeiras.

O valor unitário médio de importação não deverá crescer tão forte quanto em 2011, pois a concorrência entre os produtores e de outras espécies de peixes é esperado compensar a tendência de aumento dos preços médios.

Fonte: Aquaculture Outlook – ERS/USDA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *