Sustentabilidade – Como mostramos em artigos anteriores o acesso e uso de água doce está causando desafios imensos a sustentabilidade em nossa planeta. Litigações, batalhas jurídicas e mesmo guerras não são incomuns quando o assunto é a nossa água de cada dia.
Nos Estados Unidos especificamente 4 estados sulistas – Geórgia x Alabama e Flórida por uma lado e Geórgia x Tennessee por outro – estão em luta ferrenha para ter ou negar acesso a água um dos outros. A Georgia está literalmente ameaçando invadir o Tennessee e tomar uma faixa de quase dois quilômetros na fronteira entre os dois estados para ter acesso ao famoso rio Tennessee. Mas a coisa não para por ai como veremos em seguida.
Sustentabilidade – A Guerra Tri-Estados Sobre Uso da Água nos EUA
Por vários anos Geórgia, Alabama e Flórida estão em disputa legal sobre a futura repartição de água em duas grandes bacias hidrográficas que cruzam suas fronteiras.
Geórgia quer ter água suficiente para permitir que a região metropolitana de Atlanta continue crescer, enquanto o Alabama e Flórida — os utilizadores a jusante — querem que bastante água flui para o seu próprio bem-estar econômico.
Atlanta tem uma fonte finita de água para sua área metropolitana. Ao contrário de muitas grandes áreas metropolitanas, metro Atlanta não está localizada em um grande corpo de água.
Lago Lanier no rio Chattahoochee é a fonte principal de abastecimento de água para a região metropolitana de Atlanta. Contudo, o uso da água deste lago e rio é também disputado por Alabama e Flórida.
Como uma população de 5.48 milhões de habitantes e um consumo percapita de água em Atlanta de 350 litros por dia por pessoa, na verdade, se não implementar intensamente ações de sustentabilidade para usar mais eficientemente a água, Atlanta vai simplesmente não ter água pra suprir seu sempre crescente consumo até ao ano 2030.
A disputa envolve várias agências federais, tribunais e mediadores, e seu resultado é uma das mais importantes questões ambientais de disputa sobre água nos Estados Unidos.
Cada Estado tem suas próprias preocupações sobre a alocação adequada da água:
Geórgia como o usuário a montante, quer ter água suficiente para continuar a crescer, particularmente visando o crescimento da grande Atlanta.
Alabama um usuário a jusante, está preocupado que a crescente sede de água da sempre crescente Atlanta e que isto limitará severamente seu próprio uso da água para geração de energia, pesca e outros usos.
Outro utilizador a jusante o estado da Florida quer suficiente água doce para abastecer a Baía de Apalachicola e sustentar a sua indústria de mariscos de vários milhões de dólares.
Mas a guerra por água da Geórgia não se limita ao Alabama e a Flórida, O estado tem uma história de não jogar limpo com seus vizinhos e está iniciando em outra briga com o Tennessee.
Sustentabilidade – A Nova Guerra de Disputa de Água Entre Geórgia e o Tennessee
Uma nova disputa por terras nas fronteiras entre os estados americanos da Geórgia e Tennessee, causado pela ambição da Geórgia pela água do rio Tennessee, mostra mais uma vez como acesso a água é um assunto explosivo que pode causar guerras entre cidades, estados e mesmo nações.
Na realidade, os residentes do estado da Geórgia estão sedentos pelo água do rio Tennessee. E os legisladores georgianos estão dispostos a tentar aumentar a fronteira e tomar uma faixa de terra do Tennessee para obter a água preciosa.
Legisladores em Atlanta, no início desta nova sessão legislativa em 2013, rapidamente renovaram os esforços para explorar o acesso de água do rio Tennessee contestando a fronteira do estado com seu vizinho do Norte. A Câmara dos deputados da Geórgia votou 171-2 no mês passado para aprovar uma resolução que estende uma fina faixa de terra na fronteira atingindo o rio Tennessee.
É claro que a população, autoridades e os legisladores do Tennessee reagiram e tomaram medidas semelhantes negando qualquer possibilidades dos georgianos usarem as águas do rio Tennessee.
Além dista, a coisa se complica ainda mais, porque os habitantes da área em disputa não querem de modo e jeito algum fazer parte da Geórgia, Os moradores do Tennessee não pagam imposto de renda estadual enquanto a os da Geórgia são mordidos severamente pelo leão.
A disputa é baseado numa história dos georgianos que afirmam categoricamente que em 1818 quando foi marcada as fronteiras entres os dois estados, erradamente a Geórgia perdeu quase 2 quilômetros na linha da fronteira que daria pleno acesso ao rio Tennessee.
Esta guerra entre estes dois estados sulistas vai dar muito que render. A água preciosa vai continuar sendo um assunto que vai resultar em muitas beligerâncias entres os habitantes da terra.
Sustentabilidade – A Demanda de Água Vai Cada Vez Aumentar
Bem, vejam onde estamos chegando pela disputa de água. Os dois casos americanos mostram como a questão de disponibilidade de água potável vai cada vez criar novos conflitos e disputas.
Como um relatório recente de um banco americanco mostrou, a demanda por água vai aumentar intensamente nos próximos anos e temos de estar preparados para isso. É por isso que mais do que nunca é necessário implementar medidas sustentáveis inteligentes e inovadoras utilizando novas formas de tecnologia para manejar e controlar o consumo de água.
Temos de aumentar a eficiência, qualidade, confiabilidade e sustentabilidade da água sendo entregue a cada cliente. Os clientes por sua vez têm de usar a água sem desperdícios. O maior melhoramente e avanço seria evitar as perdas nas tubulações que recebem e distribuem água.
Embora não seja do conhecimento comum, as perdas nas tubulações são as principais causas de desperdício de água hoje nos EUA, no Brasil e quase qualquer país deste planeta. O que se perde nas redes de distribuição são valores astronômicos e dariam para abastecer um consumo bem maior.
Na verdade, nos Estados Unidos as companhias de tratamento e distribuição de água coletivamente perdem cerca de 7 bilhões de galões de água potável tratada por dia, suficiente para encher a 10.000 piscinas de natação olímpica.
Á água potável nos EUA é distribuída através de um vasto sistema de 1,3 milhões de km de tubulações usadas para entregar aos clientes de água do país. Esta tubulação, como acontece em muitos países, tem mais de sessenta anos de uso e precisa ser reposta.
Sendo assim, cidades inteligentes devem investir na manutenção e atualização das tubulações e de outras infraestruturas de água como uma açao crítica e imediata. Uma medida de sustentabilidade inteligente é a introdução de tecnologia de detecção de vazamento que só nos Estados Unidos tem o potencial de poupança até US $4,6 bilhões de dólares por ano.
Se quisermos que a bendita água continue fluindo nas nossas torneiras em nossas cidades, nossos líderes têm de investir na forma de ações de sustentabilidade inteligente como única opção de termos água no futuro.
Você que está lendo este artigo pode ser um iniciador destes medidas, usando sua criatividade e simplificação para tomar medidas de controle de desperdício em sua casa. Toda vez que deixar a torneira ligada para nada lembre que este é um bem escasso e que precisa ser usado com sustentabilidade.
Temos de aplicar ações e sermos proativos para que nossa água de cada dia, um bem super precioso, possa continuar jorrando nas nossas casas. Todos que estão tendo racionamentos em suas residencias e cidades sabem o que isto isto significa.
Para que você tenha o conhecimento e ganhar esta batalha pela sustentabilidade a nível pessoal, estou lançando brevemente mais um livro – 12 Princípios de Liderança Pessoal Sustentável – que vai tratar de técnicas de sustentabilidade pessoal que quando aplicadas vão fazer de você um Líder Sustentável em todos os sentidos.