Refrigerantes Diet, Light ou Zero – Muitos de vocês já devem ter ouvido o argumento que Diet Coke é melhor do que a Coca-Cola normal. A concepção geral que se tem sobre refrigerantes ligth, diet ou zero como um todo é que devem ser melhores para você, sua saúde ou controle de peso, devido terem teores de açúcar inferiores e para alguns até mesmo melhor sabor. Será mesmo?
Você ficaria surpreendido em saber que Diet Coke, Diet Pepsi, Guaraná Light, Refrigerantes ligth, diet ou zero e Coca-Cola regular são tão ruins para seus dentes e saúde como cocaína e metanfetamina? Bem isto é o que estudos têm demonstrado.
Refrigerantes ligth, diet ou zero – como cocaína e metanfetamina – são altamente ácidos o que desgasta o esmalte dentário e faz com que seus preciosos dentes se tornem extremamente suscetíveis a cáries e tudo que vem no pacote, segundo estudo divulgado recentemente.
Veja bem, se para os dentes são tão nefastos, imagine o estrago que fazem dentro do seu corpo quando ingeridos. Os quimicos colocados nos refrigerantes diet, light ou zero são inimigos fortes de sua saúde segundo especialistas no assunto.
Com base em pesquisas realizada pela Associação Dental de Minnesota, a Missouri Dental Association e o Departamento de Biologia da Universidade de Cincinnati, o pH de uma bebida de Coca-Cola normal está em 2,63, que é altamente ácido. E o pH da Coca-Cola Diet tão divulgado? Quase tão ruim, é 3,39.
Nossas bocas são ligeiramente ácidas perto da neutralidade, para quem ainda não viu ou já se esqueceu da escala de pH vamos refrescar a mente. A escala de pH varia de 0 a 14. Podemos medir o pH de um líquido utilizando a água como o pH neutro, que é 7.00.
A partir daí, os números mais baixos de pH são mais ácidos, e números de pH mais altos como produtos de limpeza domésticos são mais básicos.
O esmalte dos dentes é uma proteção relativamente segura até que ingerimos comida ou bebidas ácidas com pH abaixo de 5,2, quando a proteção começa a se dissolver.
Assim bebendo refrigerantes ligth, diet ou zero para não engordar ou salvar seus dentes dos horrores dos refrigerantes normais, realmente não está fazendo uma diferença enorme em seus dentes e em tudo.
Segundo resultados de pesquisas publicados em 2007 no jornal científico General Dentistry, Cocas como coca-cola, por exemplo, têm potencial erosivo 10 vezes maior do que sucos de frutas,.
Este estudo encontrou que os dentes imersos em Coca-Cola, Pepsi, RC Cola, Squirt, Surge, 7 Up e Diet 7 Up por pouco tempo perderam mais de cinco por cento do seu peso, devido à erosão do esmalte.
Os refrigerantes mais ácidos estudado na época foram RC Cola, que tem um pH de 2,387 e Cherry Coke que tem um nível de pH de 2,522 e Coca-Cola que tem um nível de pH de 2,525.
Para você ter uma ideia desta acidez e fazer uma comparação, o ácido da solução de bateria tem um nível de pH do 1, suco de limão é 2, vinagre é 3, leite 6,50 e a água pura tem um nível de pH de 7,0. O sangue tem nível de pH de 7,50, sabão 10, amônia 11,50 e água sanitária 13.
Thomas P. Connelly, um dentista de cosmético baseada em Nova York, diz que os consumidores de refrigerantes light, diet ou zero tendem a beber mais da bebida do que aqueles que consomem refrigerantes regulares, que muitas vezes é um fator de suas rápidas erosões dentárias.
“Com muitas pessoas convencidas erradamente de que as bebidas sem açúcar irão impedi-las de ganhar peso, esquecem que os componentes de refrigerantes lights, diet ou zero podem rapidamente torná-las viciadas causando danos sérios aos seus dentes, como acontece com usuários de drogas.”
“Não sei quantas vezes eu já ouvi, ‘Eu sou viciado em Coca-cola diet, light ou zero’ de pacientes,” afirmam dentista nos EUA. “Mesmo que tenham açúcar, quase prefiro ver pessoas beberem regular refrigerantes, porque estou convencido que o que aparece regularmente em um ou dois é menos prejudiciais do que três ou quatro da versão diet (novamente, as pessoas que bebem refrigerante diet tendem a beber muito mais). Mas sinceramente, o melhor para a sáude é que as pessoas não bebam refrigerantes de modo nenhum.”
Na realidade, refrigerantes qualquer que sejam, quando consumidos sem controle, são como uma sentença ou mandato de morte para seus dentes. Imagine que cada lata tem em média 40-45 gramas de açúcar e alta acidez.
Não só você está bombardeando os dentes com alto conteúdo de açúcar, cada vez que você tomar um gole, mas o ácido carbônico presente em cada marca e tipo de refrigerante ataca o esmalte do dente desgastando-o muito mais rápido do que se beber água ou leite.
Ao longo do tempo, isso pode causar danos que vão exigir remoção de caries, os não maravilhosos tratamentos de canais radiculares, coroas dentárias, implantes dentários, próteses ou outros procedimentos de odontologia estética para corrigir.
Refrigerantes Diet, Light ou Zero – Algumas Dicas para Sua Saúde
- Escovação logo após consumir uma lata de refrigerante não é uma ótima ideia, usando uma escova de dentes imediatamente após consumir alimentos ácidos ou bebidas realmente podem aumentar a possibilidade de erosão de esmalte.
- Evitar escovar por 60 minutos depois de consumir o refrigerante, lavar a boca com água ou beber algum leite para neutralizar o ácido carbônico pode ajudar a saúde e a longevidade dos seus dentes.
- Sua melhor aposta é usar creme dental de flúor para escovar os dentes 30 minutos antes de consumir alimentos ou bebidas ácidas.
- Também não seria uma má ideia substituir bebida por água. Isto também pode ajudar com outros possíveis problemas de saúde como desidratação grave que pode eventualmente ocorrer com apenas beber refrigerante.
Contudo, tenha sempre em mente toda vez que for tomar refrigerantes diet que os mesmos estão na mesma lista de inimigos dos seus dentes e saúde como cocaína e metanfetamina!