Projeto em Arizona Vai Usar Poluição das Chaminés de Fábricas para Produzir Bio-Eletricidade e Bio-Combustíveis a Partir do Cultivo de Algas

Projeto Inovador

Arizona Public Service, o maior produtor e distribuidor de eletricidade do estado do Arizona nos USA estar investindo pesado para desenvolver um projecto super inovador. A tecnologia vai transformar as emissões de dióxido de carbono (CO2) das chaminés de uma usina que produz eletricidade a base de carvão mineral em bio-combustíveis e energia elétrica usando algas. O projeto também pesquisará os potenciais benefícios de transformar o carvão em gás antes de queimá-lo para gerar energia.

Poluição Poder Ser Usada Para Produzir Energia
Poluição Poder Ser Usada Para Produzir Energia

O Conceito de Criação de Dois Produtos – Bio-eletricidade e Bio-combustível

O conceito de criação de dois produtos – bio-eletricidade e bio-combustível – a partir do mesmo processo é conhecido como co-geração. Neste caso, a co-geração também ajuda a reduzir a poluição ambiental.

Usina Termo-Eléctrica Movida A Carvão-Mineral
Usina Termo-Eléctrica Movida A Carvão-Mineral

É uma ideia que vem ganhando terreno como uma forma de fazer carvão menos poluentes ao mesmo tempo encontrar uma fonte de receitas adicional para as empresas pagarem o controle da poluição em si. Projeto semelhante já se encontra em estágio piloto no estado de Oregon.

Conhecido Efeito da Poluição nas Cidades

Poluição do ar causado por industrias e carros é um problema mundial e faz muitas cidades e regiões metropolitanas terem níveis altíssimos de poluentes atmosféricos. Quem visitou o Mexico sabe muito bem o que significa ter praticamente o ano todo uma neblina poluente praticamente o ano todo na cidade.

Típico dia de Poluição na Cidade do México (Mexico City). Imagine quem Sofre de Problemas Respiratórios como Fica Nesta Situação?
Típico dia de Poluição na Cidade do México (Mexico City). Imagine quem Sofre de Problemas Respiratórios como Fica Nesta Situação?

Cidades como Phoenix, Los Angeles, São Paulo, Mexico City, Pequim, Bangkok e Luanda, entre muitas outras, atingem frequentemente níveis elevadíssimos de poluição atmosférica devido a combinação de fatores climáticos e industriais. Estas cidades têm problemas de qualidade do ar causados pelas emissões de poluentes na atmosfera.

A situação é tão crítica que muitas pessoas e organizações acham que deve ser banido o uso de carvão mineral nas industrias, mas dado que os Estados Unidos e o Mundo tem enormes reservas deste combustível sólido, o uso de carvão vai estar entre nós por muito tempo.

Usando Poluição para Produzir Energia

Assim, usando as emissões destas e outras industrias para produzir bio-eletricidade e bio-combustíveis além de reduzir drasticamente a poluição causada por suas emissões, será uma possibilidade imensa de transformar milhões de toneladas de CO2 em equivalentes a barris de petróleo e mega watts.

Contudo como vai ser a transformação industrial de algas nestes dois produtos: bio-eletricidade e bio-combustíveis?

 

Modelo de uma Fazenda de Produção de Algas
Modelo de uma Fazenda de Produção de Algas Usando Poluição das Indústrias Como Fonte de CO2

Algas – A Perfeita Matéria-Prima para Green-Bio-Combustíveis

Como se sabe alga é considerado quase que uma perfeita matéria-prima para green-bio-combustíveis. Um hectare de cultivo de algas pode produzir 5,000-10,000 litros/ano de óleo,  enquanto óleo de palmeira (Palm oil) chega no máximo a 780 l/ano.

Algas-para-green-bio-combustíveis é um dos projetos que temos dedicado atenção juntamente com uma equipe de cientistas. Pesquisamos tanto métodos (transesterificação, baixa gaseificação ou plasmalysis-plasma tech, etc), como produção e/ou reciclagem de materias-primas (algas, pinhão-manso,  lixo de várias origens, etc) para  transformar em green-químicos e green-bio-combustíveis. Bem falaremos disto em próximos artigos. Até lá.

3 comments

  1. Boa tarde,

    muito bom vosso site e comentários.

    como posso fazer para obter os contactos deste projecto? pois estamos a fazer um semelhante aqui em Portugal, com cerca de 340 km de tubo.

    Antonio Costa

  2. Mais um artigo a frente do nosso tempo e carregado de mudanças, inovações, transformações para o nosso mundo; nós aqui de belo jardim queremos esta fonte energética também aqui, sei que temos que caminhar muito e é um trabalho duro mas, só assim é que tem o gosto da vitória, com a graça de DEUS, AMÉM.
    MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO EXCELENTE ARTIGO.

  3. Que projeto e conhecimentos transformadores, com tecnologias que podem ajudar tanto nosso planeta, nosso pais, nosso estado, nossa cidade e melhorar nossa qualidade de vida. Quantos pessoas, animais. a natureza sofrem por problemas de poluição. Como seria bom que bom que nossos governantes abrissem seus olhos e investissem mais no meio ambiente através destas técnicas inovadoras que BeloJardinense-Xucuruense estar nos Estados Unidos ajudando a desenvolver para o benéficio de todo mundo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *