Projeto Inovador
Arizona Public Service, o maior produtor e distribuidor de eletricidade do estado do Arizona nos USA estar investindo pesado para desenvolver um projecto super inovador. A tecnologia vai transformar as emissões de dióxido de carbono (CO2) das chaminés de uma usina que produz eletricidade a base de carvão mineral em bio-combustíveis e energia elétrica usando algas. O projeto também pesquisará os potenciais benefícios de transformar o carvão em gás antes de queimá-lo para gerar energia.
O Conceito de Criação de Dois Produtos – Bio-eletricidade e Bio-combustível
O conceito de criação de dois produtos – bio-eletricidade e bio-combustível – a partir do mesmo processo é conhecido como co-geração. Neste caso, a co-geração também ajuda a reduzir a poluição ambiental.
É uma ideia que vem ganhando terreno como uma forma de fazer carvão menos poluentes ao mesmo tempo encontrar uma fonte de receitas adicional para as empresas pagarem o controle da poluição em si. Projeto semelhante já se encontra em estágio piloto no estado de Oregon.
Conhecido Efeito da Poluição nas Cidades
Poluição do ar causado por industrias e carros é um problema mundial e faz muitas cidades e regiões metropolitanas terem níveis altíssimos de poluentes atmosféricos. Quem visitou o Mexico sabe muito bem o que significa ter praticamente o ano todo uma neblina poluente praticamente o ano todo na cidade.
Cidades como Phoenix, Los Angeles, São Paulo, Mexico City, Pequim, Bangkok e Luanda, entre muitas outras, atingem frequentemente níveis elevadíssimos de poluição atmosférica devido a combinação de fatores climáticos e industriais. Estas cidades têm problemas de qualidade do ar causados pelas emissões de poluentes na atmosfera.
A situação é tão crítica que muitas pessoas e organizações acham que deve ser banido o uso de carvão mineral nas industrias, mas dado que os Estados Unidos e o Mundo tem enormes reservas deste combustível sólido, o uso de carvão vai estar entre nós por muito tempo.
Usando Poluição para Produzir Energia
Assim, usando as emissões destas e outras industrias para produzir bio-eletricidade e bio-combustíveis além de reduzir drasticamente a poluição causada por suas emissões, será uma possibilidade imensa de transformar milhões de toneladas de CO2 em equivalentes a barris de petróleo e mega watts.
Contudo como vai ser a transformação industrial de algas nestes dois produtos: bio-eletricidade e bio-combustíveis?
Algas – A Perfeita Matéria-Prima para Green-Bio-Combustíveis
Como se sabe alga é considerado quase que uma perfeita matéria-prima para green-bio-combustíveis. Um hectare de cultivo de algas pode produzir 5,000-10,000 litros/ano de óleo, enquanto óleo de palmeira (Palm oil) chega no máximo a 780 l/ano.
Algas-para-green-bio-combustíveis é um dos projetos que temos dedicado atenção juntamente com uma equipe de cientistas. Pesquisamos tanto métodos (transesterificação, baixa gaseificação ou plasmalysis-plasma tech, etc), como produção e/ou reciclagem de materias-primas (algas, pinhão-manso, lixo de várias origens, etc) para transformar em green-químicos e green-bio-combustíveis. Bem falaremos disto em próximos artigos. Até lá.
Boa tarde,
muito bom vosso site e comentários.
como posso fazer para obter os contactos deste projecto? pois estamos a fazer um semelhante aqui em Portugal, com cerca de 340 km de tubo.
Antonio Costa
Mais um artigo a frente do nosso tempo e carregado de mudanças, inovações, transformações para o nosso mundo; nós aqui de belo jardim queremos esta fonte energética também aqui, sei que temos que caminhar muito e é um trabalho duro mas, só assim é que tem o gosto da vitória, com a graça de DEUS, AMÉM.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO EXCELENTE ARTIGO.
Que projeto e conhecimentos transformadores, com tecnologias que podem ajudar tanto nosso planeta, nosso pais, nosso estado, nossa cidade e melhorar nossa qualidade de vida. Quantos pessoas, animais. a natureza sofrem por problemas de poluição. Como seria bom que bom que nossos governantes abrissem seus olhos e investissem mais no meio ambiente através destas técnicas inovadoras que BeloJardinense-Xucuruense estar nos Estados Unidos ajudando a desenvolver para o benéficio de todo mundo!