Professora Dulce Ramos – Era o ano de 1962, em uma sala de aula no Ginásio Professor Donino na cidade de Belo jardim – PE -Brasil. Nesta sala havia 34 adolescentes que todas terças e quintas feiras absolviam, viviam e sentiam aquela sala de ensino transformar-se numa imensa nave-maquina-do-tempo, navegando o mundo inteiro, percorrendo fronteiras infinitas da imaginação, guiados pelas palavras seguras e contundentes da Professora Dulce Ramos.
Eu era um daqueles adolescentes, que vibrava, pulsava de expectativa, curiosidade, emoção dentro daquela nave. Eu viajava para o passado, presente e futuro vencendo as barreiras do tempo e espaço nas palavras mágicas da Professora Dulce Ramos.
Dentro daquela sala, o espaço físico era quebrado, entrávamos em outro mundo-dimensão e viajávamos nas dobras do tempo tal qual um astronauta a desbravar e conhecer civilizações que nasceram cresceram e desapareceram. Ficávamos todos vidrados nas palavras visionárias da Prof. Dulce.
Professora Dulce Ramos – Sob seu Comando, Viajei o Mundo Inteiro na Magia das suas Aulas
Sob seu comando, eu visitei os homens das cavernas. Conheci a idade da pedra lascada, a idade do ferro, vi o hominídeo se transformar no homos erectus, sua luta, sua obstinação para sobreviver as intempéries do tempo, a interpretar o raio e o trovão como sinais que havia DEUS.
Como era gratificante e emocionante ouvir aquela navegadora mestra absoluta do ensino nos levar aos mais longínquos rincões da historia e do tempo. Não havia limites onde pudéssemos ir. Eu visitei a civilização babilônica, Nabucodonosor com seus jardins suspensos.
Visitei as construções das pirâmides sendo os grandes túmulos dos Faraós. Visitei a civilização helênica, me sentia presente em cada passo da história. Dulce você me levou a ver Sócrates tomar o cálice de cicuta e falar para o seu aluno Platão, “tu partes para tua vida e eu para minha morte, dos dois não sei qual o melhor”.
Vi o menor bilhete da historia ser escrito no desfiladeiro das termopilas,“SE”. Vi frases ditas por grandes guerreiros “MELHOR COMBATEREMOS A SOMBRA”. Vi Pirro pronunciar “mais uma vitória desta e estaremos perdidos”.
Estava presente na aldeia de Alba Longa quando Rômulo e Remo nasceram junto com o império romano. Visitei as estepes serem varridas pelo flagelo dos Deuses “Atila”. Estava juntos das pirâmides quando Napoleão falou para os seus comandados, “soldados quarenta séculos vos contemplam”.
Quantas coisas mais conhecemos e vimos nas asas firmes das suas palavras e saber. Você não só ensinava, você vivia e fazia todos nos vivermos o conhecimento transmitido. Você nos liderava para sairmos do nosso conforto a fim de explorar o desconhecido na segurança da sua superior intelectualidade.
Querida Professora Dulce Ramos eu viajei o mundo inteiro na magia das suas aulas, e para um adolescente que amava com entusiasmo todas estas descobertas do conhecimento humano, eu sentia como um tripulante da Enterprise do capitão Kirk, em busca de novos mundos indo ate onde o conhecimento nos deixava chegar.
Sendo que o comandante desta nave não era o capitão Kirk, era você Professora Dulce Ramos de Queiroz, que com sua desenvoltura, talento, inteligencia privilegiada e dom de divino de educar nos embebedava destes conhecimentos nas suas aulas-viagem.
Dulce Ramos, saiba com certeza, você marcou minha vida de maneira intensa e maravilhosa. Tornei-me um apaixonado pela historia e geografia . E hoje posso dizer como Raul Seixas, “Eu Nasci a Dez mil Anos Atrás”, pois todos aqueles conhecimentos transmitidos por você, são ate hoje o apanágio, que fazem parte do meu alforje de saber e estão comigo onde quer que vou.
Professora Dulce Ramos Queiroz, muito obrigado por tudo que me transmitiu. Saiba com certeza que você fez do saber uma mágica de enlevo e inspiração, a energizar quem se aproximava de você.
DEUS que te abençoe ricamente com paz, saúde e prosperidade são os desejos sincero deste seu eterno-aluno-tripulante, Rosiel Moura da Silva.
Rosiel,
Acredito que seu mano Aécio fez uma excelente indicação. Este seu depoimento
Creio que vc Rosiel percorreu os “corredodores, salas de aulas, auditorio, biblioteca e arredores” do Ginásio Professor Donino” para relembrar e adormecer de inspiração na figura mito da Professoa Dulce Ramos. Essa pessoa emblemática deveria estar sempre pulverizando os espaços educacionais com sua sabedoria ímpar.
Adorei,muito interressante e original
As vezes viajo nas minhas aulas também
Admin
Grato por seu comentario, é muito bom poder contribuir para que a nossa terra possa estar reconhecida, em varias partes do mundo.
Oswaldiene
Grande artista, grato por seu comentario, vi em primeira mão as suas telas e achei impressionante, vitoria
Chadia
Grato por seu comentario, e realamente me sinto honrado em poder somar coisas boas com a galera do my belo jardim.
Andre
Fico grato por seu comentario e como voce menciona, é realmente magistral a experiencia de ter partcipado de uma aula com a professora Dulce.
Ailza
Seu comentario é bem oportuno, mais voce como eu sabemos que todas as palavras para são poucas para enaltecer o trabalho da professora Dulce Ramos.
Cara
Marcia muito grato por seu comentario, voce como professora sabe como é importante a tarefa de ensinar.
É Rosiel, como professora que sou, admiro sua capacidade de reconhecer em Professora Dulce tantas qualidades admiráveis, são pessoas como você capazes de tal reconhecimento, que não nos deixam desistir de lutar por uma educação de qualidade em nosso país, apesar de tudo e de todos.
Olá Rosiel!
Seja bem vindo ao nosso mybelojardim e parabéns por escrever tão bem. Você foi muito feliz em suas palavras que com muita sabedoria prestou uma belíssima homenagem a professora que fez e faz a diferença em nossa cidade.
Vejo que é uma pessoa de alto nível que veio para somar e para tornar o mybelojardim cada vez mais visto e lido.
Deus o abençoe!
Seja bem vindo Ami Rosiel, é uma satisfação poder compartilharmos de uma mesma experiência, em ter sido aluno dessa incrível professoara. Quando lí seu texto , também pude relembrar de cenas , de viagens a outros lugares no comando desse gênio que se chama Dulce Ramos.Exelente texto, completo e escrito como se fosse uma declaração de amor e gratidão por essa mulher guerreira.
É um prazer imenso recebê-lo no my belo Jardim e pelo seu brilhante texto,pude percerber que ingressou em uma odisséia fantástica, tendo no comando da nave a Prof° Dulce.Sua maneira de detalhar as palavras é pura sinestesia,quando lí, fiquei maravilhada e admirei a sua forma de expressar gratidão e admiração por alguém que sempre teve como ideal amadurecer os conhecimentos de muitos. Pude também me sentir parte dessa viagem. Muito bom mesmo seu texto, parabéns e admiráveis lembraças tem de nossa mestra.Mais um Xucuruennse que nos surpreende!!!!
Seja muito bem vindo Rosiel ao nosso My Belo Jardim. Tua participação só vem acrescentar a este grupo que se renova com a proposta de crescer qualitativamente. Teu texto trouxe-nos um contexto poético e lúdico, despertando para um modo colorido de enxergar a vida e as pessoas, ampliando, assim, as possibilidades presentes na arte da escrita.
Amigo Rosiel
Todos nós aqui do MyBeloJardim.com queremos externar nossa alegria, honra e satisfação de tê -lo conosco. Você é mais um Xucuruense-Belojardinense, ex-aluno da Magnífica Dulce Ramos que orgulha sua terra e sua nação. Hoje como um respeitado e decorado Oficial do Exercito Brasileiro, só nos envaidece tê -lo como colaborador desta nave de TQLSystems que percorre Mundos Inteiros nas asas-cibernéticas dos seus leitores.
Nosso site tem hoje uma penetração e trafego como poucos na sua areá de atuação. Estamos atingido todos os continentes da terra. Temos leitores assíduos em países do mais variados e diversificados níveis e culturas inclusive que não falam português.
Sua contribuição só faz elevar o nível e qualidade total deste canal de promoção de Desenvolvimento Integrado Sustentável. Bem Vindo, Rosiel é uma honra te-lo conosco.