Planeta Terra 2050: 25% da Electricidade Mundial Produzida a Partir de Energia Solar
Como dissemos antes, Solar Power é energia grátis caindo dos céus sobre nossas cabeças todo dia. Em outras palavras, 970 trilhões de kWh de energia caindo dos céus (vinda do sol) ininterruptamente e continuadamente sobre a Terra.
Tão somente uma hora dessa energia solar é suficiente para suprir todas as necessidades energéticas atuais do nosso planeta por um ano.
Um Quarto da Eletricidade Mundial a Partir da Energia Solar
Estudo liberado ontem pela Agência Internacional de Energia estima que em 2050, o mundo poderia estar recebendo um quarto de sua eletricidade a partir da Energia solar.
As duas principais tecnologias fotovoltaica e energia solar concentrada, segundo a agência, podem gerar 9.000 TWs – terawatt horas – de energia dentro de três décadas.
Especialistas desta Agência afirmaram que pesquisas que combinem estas duas tecnologias poderiam aumentar a segurança energética do planeta, enquanto reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 6 bilhões de toneladas métricas por ano até 2050. Esse é o peso equivalente de quase 2,7 bilhões de carros de passeios compactos.
Energia Solar Concentrada em suas diversas formas, como informamos aqui no MyBeloJardim em posts passados, concentra a radiação solar em uma área pequena e geralmente é aplicado em plantas de grande escala sob céu claro e sol forte. Ideal para regiões ensolaradas, tais como América do Norte, Norte de África e parte da Índia e Brasil.
Sistemas Fotovoltaicos Solares geram eletricidade através da conversão de luz solar utilizando matrizes de células em paineis à base de quartzo o qual é processado em polisilício, uma das principais materiais utilizados na maioria dos painéis solares.
Esperamos que as tecnologias em desenvolvimento por cientistas em todo o mundo façam com que energia solar em suas diversas formas possam no futuro próximo competir com usinas elétricas a base de carvão e nucleares.
Estudo Foi Solicitado pelo Países Membros do G8
O estudo liberado anteriormente foi solicitado pelo países membros do G8, e faz parte de uma série de 19 tecnologias energéticas e cobre os aspectos de ciência, financiamento e políticas necessárias para tornar a energia solar parte integrante da infra-estrutura energética global.
A agência recomenda que os governos estabeleçam metas de longo prazo e políticas em torno da tecnologia para incentivar os investimentos e instalações. Incentivos e regimes de financiamento, tais como oportunidades de financiamento para projetos rurais de países em desenvolvimento, também ajuda.
Atualmente, apenas quatro países podem produzir mais de 1 gigawatt nos sistemas fotovoltaicos instalados: Alemanha, Espanha, Japão e os USA. Mas países como a Austrália, China, França, e Índia estão investindo massivamente nesta área. O Brasil tem tudo para ser uma potência em PV.
Em muitas regiões do mundo, a energia solar é esperado ser do mesmo preço que a electricidade proveniente de fontes existentes – um preço conhecido como paridade de grade.
Nos Estados Unidos em locais como o deserto do Arizona, Califórnia, Nevada e New México grandes projetos de produção em larga escala estão em operaçao ou em construção. Energia solar em suas diversas modalidades não podem ser ignoradas pelos países em desenvolvimento como o Brasil e da África.
Quando a turma do Sul vai despertar para este imenso potencial à nossa disposição?
a resposta é que falta de comandantes das nossas politicas que tenham uma visão do futuro, quem quer e tem dinheiro faz…