Oração – Colaboração de Fabiano da Fonseca Moura – TQLSystems Instrutor e CEO, ZeroPointBusinnes, LLC
Você já ficou frustado(a) com as respostas recebidas às suas orações? Então, vamos ver o que aconteceu na minha vida nestes últimos 14 anos….
Sendo um especialista em marketing, sei que não há nada tão poderoso como um testemunho pessoal. Dito isto … aqui segue um instantâneo de minha jornada pessoal quando encarei de frente a questão da resposta de Deus a oração.
Depois que meu irmão Gabriel Moura – Gabemoura – com 20 anos e 3 mesesde idade tive um acidente de snowboarding e morte cerebral indo para os céus, eu entrei em uma fase estranha da vida em que eu decidi que deixaria de orar.
Parte disso foi devido à oração sem resposta para curar meu irmão Gabemoura e em parte devido à minha própria realidade e percepção do que oração realmente é.
Alguns dos que estavam lá no hospital comigo durante os 2 dias de testes, antes dos equipamentos que mantinham ele vivo foram desligados, sabiam que eu estava bastante confiante de que Deus faria um grande milagre mesmo nas nossas críticas circunstância e que faria uma cura na vida dele.
Para ser honesto, após cair a ficha, eu fiquei completamente pra baixo e esmagado pelo que percebi ser a falta de ação e vontade da parte de Deus. Eu passei a maior parte destes 14 anos ordenando minha própria mente e vida e aqui está o que eu encontrei nesta jornada que quero compartilhar com vocês.
Oração – Deus Respondendo Nossos Pedidos
O que percebi é que Deus sempre responde nossas orações, mas nem sempre na maneira, tempo e velocidade que esperamos. Estou convencido de que cada oração é respondida por Deus em uma de três seguintes maneiras :
- Sim
- Não
- Mais tarde
Agora vejo claramente que ele não respondeu a minha oração com um “Não”. Embora eu nunca vá entender o porquê, eu realmente acredito que ELE nos ama com amor incondicional e tem apenas o nosso melhor interesse em mente. Isto é super difícil de aceitar, ainda mais difícil de entender, no entanto é a verdade.
Aqui estão algumas razões que minha mente estabeleceu para eu não orar:
- Deus não responde as orações
- Ele não está preocupado com as pequenas coisas
- Ele já sabe tudo, então não precisa ouvir nada de mim especificamente
- Se eu orar e Ele não responde, eu já fico preparando para a decepção
- Ele vai fazer o que Ele quer de qualquer maneira
- Eu não preciso orar
- E outra e qualquer outra bobagem que eu possa ter pensado para me manter longe e não me comunicar com o meu pai “celestial”
Há muitas outras razões, como você pode imaginar, neste longo período de cerca de 14 anos. Não foi até muito recentemente que resolvi me indagar internamente e rever alguns princípios básicos que me ajudaram a trilhar novamente nas questões sobre oração.
Creio que uma das principais coisas que me ajudaram a perceber a verdade sobre esta questão foi quando me tornei pai e minha filha começou a falar e verbalizar suas necessidades, desejos e vontades.
A partir deste momento, percebi que eu sempre vou responder às suas solicitações. Afinal, eu sou seu pai e ela é o sol do meu dia por isso vou fazer o que está em meu poder para fazê-la feliz.
Isto inclui, por vezes, responder “Sim”, às vezes responder “Não” e às vezes responder “mais tarde”. Mas de qualquer forma, eu sempre vou respondê-la. como ela tem atualmente 3 anos, não há nenhuma maneira dela ter a capacidade de entender as minhas razões para qualquer resposta que dou, no entanto eu morreria para prover, proteger e servir minha filha da melhor maneira que posso.
Eu sou um homem e pai imperfeitos. Por esta razão, eu às vezes dou as minhas respostas erradas. Meu tempo é muito limitado pelo tempo, espaço e velocidade e por isso às vezes as minhas respostas serão prejudicadas pelas minhas limitações humanas. Ainda que tente ter sempre respostas perfeitas e sempre estar disponível, eu sou apenas humano e devo aceitar que às vezes eu vou falhar.
Eu sou tão grato que Deus sempre respondeu, responde e responderá às minhas orações com Sim, Não ou mais tarde, mas Ele tem absolutamente zero limitações de recursos como tempo, dinheiro localização, etc …
Tornando-se pai e marido ajudou-me a ver o contexto da oração e por que é importante ainda perguntar, ainda procurar e ainda trazer as minhas necessidades diante de Deus exatamente como eu gostaria que minhas filhas continuassem trazendo as suas necessidades, vontades e desejos para mim , confiando que vou dar a resposta.
Eu posso dizer muito mais sobre esse assunto, mas o fundo da questão é que, apesar de eu não falar com ELE, Deus sempre andou comigo, esperando pacientemente até o dia que eu ficasse mais velho e amadurecido para poder perceber muitas coisas. ELE não contou isto contra mim, mas eu sinto que perdi um tempo precioso que nunca vai voltar, por minha única decisão e pensar desta maneira.
Antes que você pense que eu estou mexendo com você, deixe-me esclarecer que não tenho qualquer “frase de para-choques ” ou palavras prontas para voltar a um lugar de paz com Deus.
Para ilustrar este ponto, aqui está como eu comecei a minha jornada de volta …
– “Deus, eu sei que eu deveria TE amar, mas eu não fiz como devia, Sei que deveria me preocupar com o que meu Deus pensa, mas eu não fiz isto. Sei que tenho estado muito longe de você, mas eu não me importava.
“Sei que Deus me ama, mas eu não sinto isso. Eu sei que Deus responde as orações, mas eu não acredito nisso. Eu sei que preciso de você, mas eu tenho agido e vivido como se eu não precisasse. Por favor, me ajude a ganhar de volta o que eu perdi. eu não quero guardar e ter em meu coração confusão, amargura e descontentamento quando penso em meu Deus.”
“Eu sei que isso é problema meu e não do meu Deus, mas por favor me ajuda a voltar para onde eu preciso estar, sentir as coisas que eu preciso sentir, e fazer as coisas que eu preciso fazer mesmo que todo meu corpo e mente estejam lutando contra isso. “
Muito difícil e, francamente, assustador estar dizendo estas palavras para o ser mais poderoso e criador de todo o universo. Ele poderia ter me esmagado bem para baixo e teria toda justificativa para fazer, mas eu sou muito grato por sua graça, paciência, misericórdia e amar-me incondicionalmente.
Desde que comecei a orar novamente, eu já não tenho sentimentos e pensamentos como os listados acima. Meu coração e mente, com ajuda de Deus, estão fazendo o caminho de volta para um lugar de confiança e contentamento em saber que posso não concordar ou entender as respostas, mas ele sempre vai dar uma resposta
Recentemente, ouvi estas 10 perguntas importantes que estão ajudando-me a orar com as corretas atitudes e mentalidade e gostaria de compartilhá-los com você, quem sabe pode ser de ajuda para outras pessoas além de você.
Estas perguntas não são fáceis, mas elas me fazem alinhar com o verdadeiro propósito da oração e comunhão com o meu criador. Agora vejo que para muitos e muitos anos, estas são as coisas que eu não estava considerando:
Eu observei a oração mais apaixonada, dramática e difícil de JESUS como um modelo de orar. No Jardim de Getsémani, onde ELE orou tanto que suou gotas de sangue em agonia antes de finalmente aceitar o seu destino de ser torturado e morto em nosso lugar.
- Oro para obter de Deus ou para ter Deus?
- Oro para mover de Deus ou que Deus mova-me?
- Oro para tirar nossa dor ou através dela?
- Eu corajosamente digo na minha oração com “Que Tua vontade seja feita”?
- Oro para sair de uma santa ou não tão santa depressão?
- Oro com fé, sabendo que Deus não é o autor do pecado, mas tem a autoridade sobre o pecado?
- Peço aos meus amigos que orem por mim mesmo sabendo que eles podem não orar?
- Oro para ouvir e aceitar a vontade de Deus para minha vida?
- Aceito que na sua infinita sabedoria Deus responderá minha oração: Sim, Não, ou Mais tarde?
- Eu sei e entendo que conhecer a vontade de Deus é mais fácil do que andar na sua vontade?
Meu testemunho é que hoje eu estou orando novamente como deveria e, embora eu ainda não tenho todas as respostas (só algumas) e apesar de eu esperar que os julgamentos e tribulações virão em minha vida, estou começando a amar como deveria, confiar como Eu posso, e andar como eu sou chamado para andar
A minha pergunta é … o que está prendendo ou amarrando você de orar?
Temas Relacionados: