Óleo de Peixe – Estudos Sugerem Benefícios para a Cognição-Saúde do Cérebro e Combate do Envelhecimento.
Óleo de Peixe – Em estudo recente, pesquisadores da doença de Alzheimer do Rhode Island Hospital e Centro de Transtornos da Memória encontraram associações positivas entre os suplementos de óleo de peixe e funcionamento cognitivo, bem como diferenças na estrutura cerebral entre usuários e não usuários de suplementos de óleo de peixe – mas apenas para aqueles que testaram negativo para um fator de risco genético para a doença de Alzheimer.
Suas descobertas, parte de Neuroimagem da doença de Alzheimer Initiative (ADNI), sugerem possíveis benefícios dos suplementos de óleo de peixe sobre a saúde do cérebro e do envelhecimento.
O óleo de peixes como da cavala, sardinha, atum ou salmão contém Ácidos graxos em forma de ômega 3 e outros elementos produzidos pelos peixes, que são basicamente compostos de ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA).
Esses ácidos graxos são clinicamente recomendados, uma vez que ajudam na construção de células e nossos corpos não podem produzir estes ácidos naturalmente.
O estudo comparou o funcionamento cognitivo e atrofia do cérebro de pacientes que relataram usar rotineiramente estes suplementos para aqueles que não estavam usando suplementos de óleo de peixe.
Os pesquisadores descobriram que o uso de suplementos de óleo de peixe foi associada com melhor funcionamento cognitivo.
No entanto, esta associação foi significativa apenas naqueles indivíduos que tinham uma função cognitiva basal normal e em indivíduos que testaram negativo para um fator de risco genético para a doença de Alzheimer como é conhecido o APOE4.
Isto é consistente com pesquisas anteriores publicados em jornais científicos sobre o aumento da saúde do cérebro e combate ao envelhecimento usando suplementos de óleo de peixe, disseram outros pesquisadores.
Óleo de Peixe – Menor Encolhimento do Volume do Cérebro
Os pesquisadores também descobriram que havia uma clara associação entre a ingestão regular dos suplementos de óleo de peixe e do volume do cérebro. Consentâneas com os resultados cognitivos, estas observações foram significativas apenas para aqueles que foram APOE4 negativos.
“Na análise de imagem para toda a população estudada, encontramos uma associação positiva significativa entre o uso de suplementos de óleo peixe e os volumes do cérebro médio em duas áreas críticas utilizados na memória e pensamento (córtex cerebral e hipocampo), bem como volumes menores em comparação a ventricular cerebral em não-usuários em um determinado momento no estudo “, disse um dos pesquisadores
“Em outras palavras, o uso óleo de peixe foi associado com o menor encolhimento do cérebro em pacientes tomando estes suplementos durante o estudo ADNI comparado com aqueles que não ingeriam regularmente o óleo de peixe.”
Esta é mais uma confirmação dos benefícios de tomar regularmente óleo de peixe rico em Omega3, como temos mostrado no nosso site em outros posts.
Fonte: http://www.rhodeislandhospital.org/rih/news/article.php?p=1180