Blue light i

O Que É A Luz Azul Explicada?

Entendendo Os Efeitos Da Luz Azul Em Seus Olhos

(1) Moura Enterprises, AquaUniversityTucson, AZ 85742, EUA;  (2)  Profound Commerce, Inc. Austin, TX 78746

Blue light i

Você costuma sentir seus olhos cansados, avermelhados, comichando? Pode ser que você esteja se expondo demais à Luz Azul vinda de seus eletrônicos. Vamos ver neste post, como a Luz Azul (LA) afeta seus olhos e como evitar o excesso dessa exposição ocular.

O Que É A Luz Azul?

Luz Azul é um tipo de luz que tem um comprimento de onda curto, o que significa que é de alta energia. Também é conhecida como luz visível de alta energia (HEV) e pode ser vista na extremidade azul do espectro. A LA é produzida por muitas fontes, incluindo:

  • O sol
  • Dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones
  • Luzes fluorescentes em sua casa ou escritório

Seu tablet, smartphone, laptop e  TV de tela plana compartilham uma coisa: cada um deles emite luz azul.

É uma das várias cores no espectro de luz visível. As outras são:

  1. Vermelho
  2. Laranja
  3. Amarelo
  4. Verde
  5. Azul
  6. Anil
  7. Violeta

Você pode conhecê-los pela sigla ROY G BIV. Juntos, elas fazem a luz branca que você vê quando o sol – a principal fonte de luz azul – está brilhando. Lâmpadas fluorescentes e LED (diodo emissor de luz) também emitem luz azul.

A quantidade de exposição à LA das telas empalidece em comparação com a do sol. Os impactos a longo prazo nos seus olhos da exposição à tela de dispositivos digitais são uma questão de preocupação. Quando se trata de tempo excessivo de tela e telas colocadas muito perto dos olhos, isso é particularmente verdadeiro.

80% dos adultos americanos usam aparelhos digitais por mais de duas horas por dia, de acordo com o Vision Council. Quase 67% das pessoas usam dois ou mais dispositivos simultaneamente. Os sintomas de fadiga ocular digital são vistos em 59% das pessoas.

Como a LA é difícil para nossos olhos filtrarem, quase toda ela viaja através da córnea e da lente na frente do olho e, eventualmente, atinge a retina, onde é transformada em outras formas de luz que o cérebro pode processar.

De Onde Vem A LA?

A LA vem do sol e de outras fontes naturais, bem como artificiais. O sol produz LAà medida que brilha através da atmosfera. É por isso que às vezes você pode ver um molde azulado para o céu durante o nascer ou pôr do sol. O céu também produz alguma LA, mas apenas quando não há nuvens bloqueando seus raios. Quando há nuvens na frente deles, elas refletem mais vermelhos e laranjas do que azuis de volta para nós na superfície da Terra – e é por isso que vemos essas cores! Outras fontes de LA natural incluem:

  • Vaga-lumes (que produzem bioluminescência)
  • Lâmpadas fluorescentes (que contêm fósforos)

Blue light i

Como A LA Afeta Os Olhos?

A LA é um tipo de luz visível de alta energia (HEV) que tem um comprimento de onda mais curto do que o verde ou o vermelho. A luz azul pode ser produzida pelo sol, bem como fontes artificiais, como luzes LED e telas de computador.

A exposição à luz azul tem sido associada a danos nos olhos e outros problemas de saúde, como degeneração macular, que causa perda de visão em adultos mais velhos. Além de ser prejudicial à sua visão, a exposição à luz azul também pode perturbar o seu ritmo circadiano – o ciclo natural de 24 horas que ajuda a regular os padrões de sono e os níveis de energia ao longo do dia.

Seu ritmo circadiano, também conhecido como seu ciclo de vigília e sono, é ajudado pela luz azul. No entanto, ficar acordado até tarde para assistir TV ou navegar nas mídias sociais pode ter o impacto oposto. A produção do hormônio melatonina é retardada ou impedida pela estimulação da luz azul do seu cérebro. É mais difícil dormir profundamente como resultado.

No espectro de luz visível, cada cor tem um comprimento de onda e um nível de energia únicos. Em comparação com outras cores, a luz azul tem comprimentos de onda mais curtos e mais energia. De acordo com certos estudos, a luz azul de ondas curtas com comprimentos de onda entre 415 e 455 nanômetros está associada a danos oculares. Em smartphones, TVs e tablets, os LEDs produzem a maior parte de sua luz em comprimentos de onda entre 400 e 490 nanômetros.

A luz solar de alta energia, como raios UV e azuis, pode aumentar sua chance de desenvolver doenças oculares quando exposta em doses excessivas. A questão de saber se a luz azul das telas digitais é prejudicial foi levantada como resultado. Mais estudos são necessários.

Blue light i

Em conclusão, a luz azul é um tipo de luz que pode afetar negativamente seus olhos. Vem do sol e de outras fontes, como telas de computador e celulares. A melhor maneira de evitar danos oculares causados pela luz azul é reduzir sua exposição a ela usando óculos de sol quando estiver fora, desligando eletrônicos à noite e fazendo pausas a cada hora enquanto trabalha neles.

A luz azul tem muitos benefícios para o nosso corpo, bem como para os nossos olhos; no entanto, se não tivermos cuidado com o quanto nos expomos,  isso pode levar a sérios problemas mais tarde na vida, como degeneração macular ou catarata, que são comuns entre os adultos mais velhos, mas também podem afetar as pessoas mais jovens se não forem cuidadosas o suficiente sobre seus hábitos em relação às telas ao longo de suas vidas.

Referências

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *