Conteúdo
Como a Gratidão e Comemoração Podem Transformar Nossas Vidas e nos Aproximar De Deus
Prof. Aécio D’Silva, Ph.D.
AquaUniversity
Comemorar e Agradecer – A gratidão e comemoração a Deus são mais do que apenas sentimentos ou atitudes. São práticas espirituais poderosas que podem mudar sua vida e aproximá-lo do Criador. Quando você comemora e agradece a Deus por cada realização, avanço ou vitória em sua vida, não importa quão pequeno ou grande pareça ser, você está reconhecendo Sua presença, Sua provisão e Seu propósito em sua vida. Nesta postagem de inteligência colaborativa do MyBeloJardim, veremos juntos os benefícios de comemorar avanços e ter gratidão, as formas de praticar e os desafios de aplicar estas ações.
Você já parou um momento para refletir sobre as bênçãos em sua vida e expressar gratidão a Deus por tudo que Ele fez? Quando cultivamos intencionalmente um espírito de gratidão, somos capazes de ver a mão de Deus trabalhando em todas as coisas e experimentar uma maior sensação de paz e alegria. A Bíblia nos diz para “dar graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18, NVI). Mas por que comemoração gratidão são tão importantes e como podemos praticá-las no dia a dia?
Comemorar e Agradecer – Os benefícios da gratidão
A gratidão traz muitos benefícios para nosso bem-estar espiritual, mental e físico. Aqui estão alguns deles:
A gratidão fortalece nossa fé:
A gratidão nos ajuda a reconhecer e lembrar a bondade e a fidelidade de Deus em nossas vidas. Isso nos lembra de Seu amor, Sua graça e Suas promessas. Também nos ajuda a confiar mais Nele e a depender mais Nele. Quando agradecemos a Deus pelo que Ele fez, também expressamos nossa confiança no que Ele fará. Como diz o salmista: “Eu te darei graças, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. ” (Salmos 9:1-2, NVI).
A gratidão melhora nosso humor:
A gratidão nos ajuda a focar nos aspectos positivos de nossas vidas, e não nos negativos. Ajuda-nos a valorizar o que temos, e não o que nos falta. Também nos ajuda a lidar com o estresse, as adversidades e os desafios. Quando comemoramos e agradecemos a Deus pelo que Ele fez, também expressamos nossa alegria e satisfação Nele. Como diz o Apóstolo Paulo: “Alegrai-vos sempre, orai continuamente, dai graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para vós em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18, NVI).
A gratidão melhora nossos relacionamentos:
A gratidão nos ajuda a ser mais gentis, generosos e compassivos com os outros. Ajuda-nos a reconhecer e apreciar as contribuições e dádivas de outras pessoas. Também nos ajuda a expressar nosso amor e apreço a Deus e aos outros. Quando agradecemos a Deus pelo que Ele fez, também expressamos a nossa gratidão àqueles que nos ajudaram ao longo do caminho. Como diz o apóstolo Paulo: “Agradeço ao meu Deus sempre que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações por todos vocês, sempre oro com alegria por causa de sua parceria no evangelho desde o primeiro dia até agora” (Filipenses 1:3 -5, NVI).
Comemorar e Agradecer – As maneiras de praticar a gratidão
A gratidão não é algo que acontece automática ou ocasionalmente. É algo que precisamos praticar intencionalmente e regularmente. Aqui estão algumas maneiras de praticar a gratidão em nossas vidas diárias:
Ore com gratidão e louvor:
A oração de gratidão e louvor é uma das melhores maneiras de expressar nossa gratidão a Deus. Podemos agradecê-Lo e louvá-Lo por quem Ele é, pelo que fez e pelo que fará. Também podemos agradecer-Lhe pelas pessoas, pelas oportunidades e pelos recursos que Ele nos deu. Também podemos pedir a Ele que nos ajude a ser mais gratos e que nos mostre as bênçãos para comemorar em nossas vidas. Como diz o salmista: “Entrai pelas suas portas com ações de graças e pelos seus átrios com louvor; dai-lhe graças e louvai o seu nome. Porque o Senhor é bom e o seu amor dura para sempre; a sua fidelidade dura de geração em geração” (Salmos 100:4- 5, NVI).
Diário com gratidão:
Ter diário é outra maneira de expressar nossa gratidão a Deus. Podemos escrever as coisas pelas quais somos gratos, as coisas que aprendemos, comemoramos e as coisas que vivenciamos. Também podemos escrever nossas orações, nossos louvores, nossas reflexões e avanços. O diário pode nos ajudar a lembrar e registrar a bondade e a fidelidade de Deus em nossas vidas. Como diz o salmista: “Lembrar-me-ei dos feitos do Senhor; sim, lembrar-me-ei dos teus milagres de outrora. Considerarei todas as tuas obras e meditarei em todos os teus feitos poderosos” (Salmo 77:11-12, NVI). .
Comemore com gratidão:
Celebrar é outra forma de expressar nossa gratidão a Deus. Podemos comemorar os marcos, as conquistas e os avanços em nossas vidas. Também podemos comemorar os aniversários, datas comemorativas e ocasiões especiais de nossos entes queridos. Celebrar pode nos ajudar a compartilhar e difundir a bondade e a fidelidade de Deus em nossas vidas. Como diz o salmista: “Deem graças ao Senhor pelo seu amor infalível e pelos seus feitos maravilhosos para com a humanidade, pois ele sacia o sedento e sacia de coisas boas o faminto” (Salmo 107:8-9, NVI).
Comemorar e Agradecer – Os desafios da gratidão
A gratidão nem sempre é fácil ou natural. Às vezes, podemos enfrentar desafios ou obstáculos que tornam difícil sermos gratos. Aqui estão alguns deles:
O desafio da comparação:
A comparação é inimiga da gratidão. Quando nos comparamos com os outros, podemos nos sentir insatisfeitos, com inveja ou ressentidos. Podemos nos concentrar naquilo que não temos, em vez de naquilo que temos. Podemos esquecer que Deus tem um plano e propósito únicos para cada um de nós, e que Ele nos dá o que precisamos, não o que queremos. Para superar o desafio da comparação, precisamos lembrar que Deus nos ama e nos valoriza, e que Ele nos abençoou de muitas maneiras. Como diz o apóstolo Paulo: “Aprendi a estar contente em quaisquer circunstâncias. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter abundância. Aprendi o segredo de estar contente em toda e qualquer situação”. , quer esteja bem alimentado, quer tenha fome, quer viva na abundância ou na necessidade. Posso fazer tudo isso naquele que me dá forças” (Filipenses 4:11-13, NVI).
O desafio da complacência:
A complacência é inimiga da gratidão. Quando consideramos as coisas como certas, podemos perder o sentimento de admiração, admiração e comemoração. Podemos ficar indiferentes, entediados ou ingratos. Podemos esquecer que todo presente bom e perfeito vem de Deus e que Ele merece nosso louvor e ação de graças. Para superar o desafio da complacência, precisamos lembrar que Deus é a fonte de todas as nossas bênçãos e que Ele é digno de toda a nossa gratidão e comemoração. Como diz o salmista: “Toda dádiva boa e perfeita vem do alto, descendo do Pai das luzes celestiais, que não muda como sombras inconstantes” (Tiago 1:17, NVI).
O desafio da adversidade:
A adversidade é inimiga da gratidão. Quando enfrentamos dificuldades, provações ou sofrimentos, podemos nos sentir desanimados, irritados ou amargurados. Podemos questionar a bondade, a fidelidade ou o amor de Deus. Podemos duvidar de Sua presença, Sua provisão, ou Seu propósito em nossas vidas. Para superar o desafio da adversidade, precisamos lembrar que Deus está conosco, por nós e em nós, e que Ele coopera todas as coisas para o nosso bem e para a Sua glória. Como diz o apóstolo Paulo: “E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28, NVI).
Em resumo, a gratidão e comemoração são práticas espirituais poderosas que podem mudar a sua vida e aproximar você de Deus. Quando você comemora e agradece a Deus por cada realização, avanço ou provisão em sua vida, não importa quão pequeno ou grande pareça ser, você está reconhecendo Sua presença, Sua provisão e Seu propósito em sua vida. A gratidão e comemoração trazem muitos benefícios para nosso bem-estar espiritual, mental e físico. A gratidão e comemoração podem ser praticadas de diferentes maneiras, como oração, registro no diário e celebração. A gratidão também pode enfrentar diferentes desafios, como comparação, complacência e adversidade. Mas com a ajuda de Deus, podemos superar estes desafios e cultivar um espírito de gratidão em todas as circunstâncias. A gratidão não é apenas um sentimento ou uma atitude, mas um estilo de vida e uma escolha. Vamos escolher ser gratos hoje e todos os dias e experimentar o poder de comemorar e agradecer a Deus por cada realização, avanço ou provisão em nossa vida.
Espero que você tenha gostado de ler e aprender com este post. Espero que tenha inspirado você a praticar a gratidão em sua vida diária e a experimentar o poder de comemorar e agradecer a Deus por cada realização, avanço ou provisão em sua vida. Deixe seus comentários abaixo. Comemoro e agradeço seus comments! !
Referências:
[1]: Thank God for What He Has Done: Acknowledging His Presence and … https://church.org/thank-god-for-what-he-has-done-acknowledging-his-presence-and-provision-in-our-lives/
[2]: Billy Graham: How to Be Thankful in All Things. https://billygraham.org/story/how-to-be-thankful-in-all-things/
[3]Powerful Prayers of Thanks and Gratitude to God – Bible Study Tools. https://www.biblestudytools.com/bible-study/topical-studies/prayers-of-thanks-and-gratitude-to-god.html