Nanotecnologia: Desenvolvido Material 100 Vezes mais Leve que Isopor

Nanotecnologia - O Ultralight
Nanotecnologia – O Ultralight (crédito: Dan Little, UC Irvine)

Nanotecnologia – Novo metal, que é 99,9 por cento ar, é tão leve que pode se colocado em cima de um flor de dente-de-leão sem danificá-la como pode ser visto na foto.

O material mais leve do mundo – com uma densidade de 0,9 mg / cc – cerca de 100 vezes mais leve que o isopor – foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores de universidades e laboratórios americanos.

O novo material usa finos filmes de níquel-fósforo e redefine os limites de materiais leves por causa de sua única “micro-lattice” arquitetura celular.

Os pesquisadores foram capazes de fazer um material que consiste de 99,99 por cento de ar através da concepção do 0,01 por cento sólido em nanoescala.

“O desafio ou truque é fabricar uma rede interligada de tubos ocos com uma espessura de parede mil vezes mais finos que um fio de cabelo humano”, afirmou um dos pesquisadores.

A arquitetura do material permite um comportamento mecânico sem precedentes para um metal, incluindo a recuperação completa da compressão superior a 50 por cento de tensão e absorção de energia extremamente alta.

Nanotecnologia – Materiais Ficam mais Fortes à Nanoescala

“Materiais de fato ficam mais fortes quando as dimensões são reduzidas à nanoescala”, explicou um dos cientistas do projeto. “Combine isso com a possibilidade de adaptar a arquitetura da rede micro e você tem um material celular único.”

Nanotecnologia - Ultralight "micro-lattice" Arquitetura Celular
Nanotecnologia – Ultralight “micro-lattice” Arquitetura Celular

Desenvolvido para a Agência de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa americano, o novo material poderá ser usado em eletrodos de bateria e acústica, vibração, ou absorção de choque de energia.

Produtos avançados como estes podem ser o gênesis de uma nova era de metais que podem redefinir tudo que conhecemos hoje em leveza e resistência de equipamentos e materiais usados tanto no nosso dia-a-dia como em áreas de precisão extrema como os utilizados na indústrias eletrônica e aeroespacial.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *