AquaBioPonics

Micro AquaBioPonics: Você Pode Produzir seu Próprio Alimento Orgânico. Por que Não?

Micro AquaBioPonics – MSABP –  é um sistema em pequena escala de produção integrada de alimentos em circulação fechada que pode ser implementado em praticamente qualquer região deste Planeta.

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre variados aspectos do MSABP tais como importações de pescados, fome no mundo, segurança alimentar e os diversos usos que se tem dado aos Micro AquaBioPonics.

O importante é que MSABP permite você produzir seu próprio alimento orgânico de alta qualidade – peixes, verduras e frutas –  em sua casa, garagem, quintal, sítio, salas de aulas, bibliotecas ou onde seja possível instalar o micro sistema.

Micro AquaBioPonics vs as Importações e Pescados Brasileiras

Quando comparamos esta habilidade produtiva com a realidade do Brasil estar importando anualmente mais de U$D 1,2 bilhões de dólares anualmente em pescados, não dá para entender.

Dados da SECEX/MDICE mostram que somente até agosto de 2013 a nação brasileira importou U$D 321.4 milhões de dólares somente em filés de peixes congelados. Destes montantes, U$D 108.2 milhões foram da China e U$D 70.6 milhões de Pangasius do Vietnã .

Especialistas em pescados em várias partes do mundo demonstram pasmo e perplexidade indagando-os como isto pode ser possível e imaginável. Brasil, um país com uns dos maiores potencias aquícolas do Planeta, com imensos recursos aquáticos e tecnologias aquícolas brasileiras ou desenvolvidas por brasileiros reconhecidas internacionalmente, ter  chegado a tão embaraçosa situação.

Micro AquaBioPonics – Fonte Limpa, Saudável e Segura de Produzir Alimentos

Micro AquaBioPonics Tipo III em Ação - Tilapia e Vegetais

Micro AquaBioPonics Tipo III em Ação – Tilapia e Vegetais

Na realidade, não existem mais justificativas ou razões porque você não possa aprender a produzir seu próprio alimento livre de fertilizantes artificiais e agrotóxicos. AquaBioPonics é uma fonte limpa, saudável e segura de produzir alimentos frescos, orgânicos.

Contudo, os benéficios e versatilidades dos MSABP vão muito além de simplesmente produzir alimenos de alto qualidade. Micro AquaBioPonics estão sendo usados em escolas e salas de aula como um instrumento super eficiente de ensino em qualquer nível convencional ou técnico-profissializante.

Micro AquaBioPonics um Forte Aliado na Promoção de Segurança Alimentar

Dados do Banco Mundial e ONU mostram que hoje em dia quase um bilhão de pessoas vão dormir todos os dias, quando conseguem dormir, com fome. Mostram também que cada cinco segundos uma criança morre de fome no Planeta Terra.

Micro AquaBioPonics pode dar uma grande contribuição no ataque desse grande desafio que a humanidade enfrenta. E o mais importante, você não precisa ser um especialista em produção de alimentos para implantar AquaBioPonics em sua casa, escola, comunidades.

O que precisa é ter o treinamento certo, que na maioria das vezes, temos dado online através da AquaUniversity, permitindo que pessoas nas mais distantes regiões deste planeta possam receber conhecimento AquaBioPonics sustentável para produzir seu próprio alimento.

Uma vez o sistema seja implantado com o devido treinamento, você verá que os peixes, vegetais e frutas produzidas nos MSABP são 100% naturais sem qualquer tipo de aditivos químicos. É tudo orgânico e com base no que a natureza e seus ciclos de design inteligentes veem fazendo tão eficientemente.

Micro AquaBioPonics – Ciclo Contínuo Sustentável com Zero Emissões

Os MSABP simulam a natureza em um ambiente controlado, zero emissões,  onde o nitrogênio liberado pelos peixes alimenta os vegetais. As plantas filtram os nutrientes e devolve a água livre de amônia de volta para os peixes num ciclo contínuo sustentável.

Isto é possível graças à bilhões de microrganismos benéficos presentes na cama hidropônica reciclando os resíduos liberados pelos peixes. Os resíduos dos peixes veem em forma de amônia que é transformado em nitritos e nitratos que em seguida são os alimentos das  plantas.

MSABP é um sistema simples, amigo do meio ambiente e autossustentável tendo como inputs tão somente o alimento dados aos peixes e a eletricidade (pode ser solar) que move a bomba que circula a água.

Outro ponto importante é que Micro AquaBioPonics ocupa pouco espaço produzindo alimentos estratégicos frequentemente muito mais rapidamente que a agricultura terrestre.

Muitos experimentos e trabalhos práticos aplicados em muitas partes do mundo demostram que vegetais cultivados em sistemas integrados de produção de alimentos como os AquaBioPonics crescem até oito vezes mais rápido usando mais de 4 vezes a densidade tradicional.

Embora AquaBioPonics não seja o único sistema integrado de produzir alimentos em circulação fechada, MSABP pode ser um instrumento importante no combate a fome, desnutrição, uso indiscriminado de agrotóxicos e falta de segurança alimentar. É também uma fonte segura de implementar geração de empregos, substituição de importações e fomento de pequenos negócios familiares.

O Brasil precisa sair desta situação vergonhosa de importações de U$D bilhões de dólares de pescados e desenvolver agressivamente seu potencial aquícola. Micro AquaBioPonics, é claro, não podem sozinhos resolver esta calamidade, mas podem ser uma das alternativas para ajudar combater este grande constrangimento nacional, se implementados corretamente e em grande escala. Por que não???

Comments are closed.