Marcadores Escolares – Você pode pensar que marcadores escolares usados por seus filhos nas escolas são algo que depois de usados são inúteis que vão poluir nosso tão maltratado meio ambiente. Está enganado. Os tipos de plásticos que são utilizados na fabricação dos marcadores escolares são perfeitos para ser convertidos em combustível.
A empresa Crayola está lançando um programa em algumas escolas dos Estados Unidos que coleta os marcadores escolares usados pela meninada e transforma em biodiesel e outros combustíveis líquidos.
A companhia produtora de marcadores escolares e uma empresa de biotecnologia que detêm a tecnologia de transformar plástico em combustível líquido lançaram silenciosamente um programa em abril deste ano para ter uma noção do nível de interesse. Após 3 meses de imenso sucesso do programa estão se preparando para estendê-lo à outras escolas dos EUA neste outono.
Mais de 300 escolas na região onde se iniciou o programa se inscreveram para participar do programa de marcadores escolares, disse o porta-voz da empresa, acrescentando que até agora, cerca de 17.000 marcadores escolares foram recolhidos.
Este é um exemplo onde criatividade com sustentabilidade se combinam para ao mesmo tempo retirar um forte poluente do sistema e produzir um produto amigo do meio ambiente que só vai trazer benefícios para todos com forte compromisso com sustentabilidade.
Atualmente cada ano, 30 milhões de toneladas de plástico que podem ser convertidos em combustível são despejados em aterros sanitários nos Estados Unidos. Agora imagine o que acontece no Brasil e em outros países emergentes.
O programa será aberto para escolas primárias em todo os Estados Unidos. A empresa também reciclará os resíduos (restos) plásticos gerado quando da fabricação dos marcadores escolares para a empresa.
De acordo com o site do Crayola, escolas que decidem participar do programa vão educar os alunos, professores e pais sobre o programa, configurar uma estação de coleta para marcadores usados e contagem e embalar os marcadores em caixas. FedEx Ground pegará os marcadores, às custas do Crayola e vai entregá-los à empresa processadora.